13.11.22

Rhapsody of the Seas e Europa compõem porto do Funchal

Imagem sócia Iria Aguiar

O porto do Funchal recebeu hoje uma dupla de navios de cruzeiro bem distinta, sendo eles o Europa, da Hapag-Lloyd, e o Rhapsody of the Seas, da Royal Caribbean, que pela primeira vez atracou no porto do Funchal (no entanto, não se tratou de uma estreia, tecnicamente falando - já lá vamos).

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Fernando Gomes

Chegou primeiro o Europa, da Hapag-Lloyd, considerado pelo reputado guia de cruzeiros Berlitz como o mais luxuoso navio do mundo durante toda a década inicial do milénio. Atracou ao Cais Norte pouco passavam das 06:30 proveniente de Casablanca, vai passar a noite entre nós pois a sua partida está agendada apenas para as 14:00 de amanhã, com destino a Santa Cruz de La Palma.

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Marcial Fernandes

Pelas 07:30 deu entrada na Pontinha o navio de cruzeiros Rhapsody of the Seas, uma das mais antigas unidades da Royal Caribbean, que pela primeira vez atraca ao porto do Funchal. O navio já nos havia visitado uma vez no passado, no entanto, devido à falta de espaço à ocasião, viu-se obrigado a fundear e, devido a ter verificado condições desfavoráveis, acabou por rumar para Canárias duas horas após largar ferro, sem ter naquele dia desembarcado qualquer passageiro. Assim sendo, a escala de hoje não se tratou de uma estreia, em termos técnicos, mas foi sim a primeira ocasião em que o navio realizou uma escala, propriamente dita, no porto do Funchal.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Proveniente de Málaga, o Rhapsody of the Seas pertence à classe Vision, que além deste, engloba também o Vision of the Seas, Grandeur of the Seas e Enchantment of the Seas. Os navios são todos muito parecidos visualmente falando, sendo o Vision of the Seas praticamente uma cópia exata do Rhapsody of the Seas - inclusive com a mesma adição da "cauda de pato" que ambos receberam em renovação ao longo da carreira. O Grandeur of the Seas mantém ainda o formato de popa original, sem qualquer adição, e o Enchantment of the Seas - que se estreará no porto do Funchal em maio de 2023 - mantém a particularidade de ter sido alongado, sendo o único desta classe modificado nesse sentido. O navio rumou para Bridgetown, Barbados, pelas 18:15, terminando lá este seu cruzeiro transatlântico.

Imagem sócio Mário Camacho

Fazemos referência ainda à saída do veleiro Santa Maria Manuela, que hoje muito bem nos recebeu, com 23 passageiros a bordo que partem numa ódisseia pelo Porto Santo - onde ficarão 3 dias - e Desertas. Estará de regresso ao porto do Funchal dentro de uma semana. Para os próximos dois dias, estão previstos sete navios de cruzeiro no nosso porto, um trio amanhã, e uma quadrilha - com um fundeadouro - na terça-feira.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócia Iria Aguiar

Sem comentários: