31.3.21

Arribada inesperada do cargueiro KLAUS

 

                                                                   Imagem sócio Mário Camacho
Esta arribada inesperada do KLAUS par ficar fundeado a sul do molhe da pontinha, no Porto do Funchal, na ilha da Madeira. Trata-se de um navio de carga geral - vulgo porta-contentores, de bandeira liberiana, lançado em 2010 e que já ostentou uma data de nomes.
                                                        Imagem sócio Rodrigo Freitas
O navio KLAUS  traz uma carga especial e muito delicada, com o transporte de catamarãs à vela abordo, está numa viagem desde a ilha de St. Thomas, nas ilhas Virgens Americanas nas Caraíbas e tem como destino final ao porto La Spezia, Itália. 

                                                              Imagens sócio Rodrigo Freitas
                                                   Imagens sócio Mário Camacho

                                                     Imagens sócio Mário Camacho

30.3.21

Embarcação histórica SCOTIA no Porto Novo


Uma das três embarcações da antiga empresa Costa do Sol, Transportes Marítimos de Passageiros e Turismo, Lda, que em 2009, entrou num processo de insolvência, ficando as lanchas SCOTIA, MAY, TAMISA, ficaram abandonados na Marina do Funchal e varadouro S. Lázaro.  Mais tarde a APRAM iniciou o transporte de várias embarcações para a zona do Porto Novo, em Santa Cruz, devido a obras de remodelação de toda a área portuária e ter espaços livres no varadouro de S. Lázaro para outras embarcações e acessos a clubes naúticos.
A lancha SCOTIA  fez várias viagens turisticas efectuou pela costa sul da ilha da Madeira, também ligações de viagens entre a marina do Funchal e o molhe da pontinha para transporte de passageiros dos navios de cruzeiros.
Actualmente a lancha SCOTIA, encontra-se num espaço APRAM, junto com outras embarcações que os seus proprietários foram notificados para a sua retirada, como podemos ver nas imagens o iate à vela Srº. da Bonança, após depositados neste local, houve mais tarde uma concessão do espaço com uma sucata local. Verificando a lancha SCOTIA, sem os seus equipamentos de navegação, nota-se a falta dos dois hélices na popa da embarcação, pois estava equipada com dois motores Perkins de 115HP, esta embarcação tem 14,31m de comprimento, 3,69 de boca e 1,50m de calado para as suas 26,26TAB. Em breve vamos abordar as outras embarcações históricas no Porto Novo. Imagens sócio Sergio Ferreira. 

 

29.3.21

Trabalhos nos Estaleiros Navais do Caniçal

Voltamos ao Estaleiro Naval do Caniçal, para ver as embarcações de pesca e navios em manutenção/reparações , para voltar em breve as suas actividades, seja profissionais ou lazer.  Desta vez podemos ver muitos navios de pesca de atum, os "atuneiros" em pinturas e manutenção de equipamentos de navegação. Além dos navios de pesca existe em estaleiro alguns iates privados em manutenção, além dos barcos de actividade turisticas como a Nau Santa Maria de Columbo e o Bonita da Madeira, em trabalhos de manutenção e pinturas.
Imagens sócio Sergio Ferreira 

28.3.21

Embarcação SIMONE abandonada no Porto Novo




 Abandonada junto do "calhau" do Porto Novo, em Santa Cruz,  está o que resta da antiga lancha turistica SIMONE da antiga empresa de viagens turisticas  Costa do Sol, Lda.    Esta lancha histórica SIMONE, que efectuava as viagens turísticas pela costa sul da ilha da Madeira, antigamente era uma lancha de apoio a desembarque e embarque de passageiros dos paquetes, que aportavam à baía do Funchal.    
O estado  casco da antiga lancha "Simone" ainda está danificado. Uma das últimas lanchas do serviço de transporte de passageiros entre paquetes que aportavam no Funchal e o Cais da cidade, depois mais tarde adaptada para serviço turistico de viagem ao longo da Costa Sul da Madeira. 

A lancha SIMONE tem 14,20m de comprimento, 3,56m de boca e 1,56m de calado, tinha um motor de 115HP, casco de madeira sendo revestido a fibra no exterior como podemos ver nas imagens, já danificado, sendo que a recuperação desta embarcação será quase impossivel. Imagens sócio Sergio Ferreira.

27.3.21

Lancha ORCA da Policia Maritima em manutenção

A Unidade Auxiliar da Marinha "UAM ORCA" ao serviço da Policia Maritima,  entrou para doca seca em S. Lázaro, no Funchal para manutenção dos motores e limpezas de casco este mês.

   Imagens sócio Sergio Ferreira.

 

Embarcação de apoio Madeira Watersports nos estaleiros dos Socorridos

A embarcação de apoio da empresa Madeira Water Sports, que serve para guardar os equipamentos(JetSki, Kayak e outros equipamentos náuticos), entrou em doca seca dos estaleiros navais dos Socorridos para a sua manutenção.
Esta embarcação conhecida como a "garagem" dos equipamentos náuticos da empresa, tem dois motores e várias rampas na popa e laterais para a saída dos Jet Ski.  Imagens sócio Rodrigo Freitas.


 

26.3.21

Veleiro BUTEO da IFCN-Instituto das Florestas e Conservação da Natureza

O clássico veleiro BUTEO do IFCN-Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, é uma embarcação para apoio ao Parque Natural da Madeira. Construído em 1959, em Sesimbra, tem 21m de comprimento, 5,5m de bocae 2,25m de calado e um motor de 100hp.
 

O veleiro BUTEO está ao serviço dos vigilantes da Natureza do Parque Natural da Madeira, navega muitas vezes, com destino às ilhas Desertas e Selvagens. Também mantém navegação na sua vigilância no Parque Natural parcial do Garajau e o recém criada Área Protegida do Cabo Girão.
   Imagens sócio Sergio Ferreira.