29.11.23

Greve de pilotagem nacional motivou 12 cancelamentos e 5 reagendamentos na Madeira

Imagem sócia Iria Aguiar

Altura de balanço final dos efeitos da Greve Nacional de Pilotagem na Região Autónoma da Madeira, que motivou 12 cancelamentos - maioritariamente por parte de navios transatlânticos - e 5 reagendamentos.

Imagem sócio Francisco Loreto

A Greve viu constrangimentos em todos os portos nacionais, com muitos cancelamentos não só na nossa Região, como nos Açores, Lisboa e até Portimão, que perdeu as escalas que tinha agendadas este mês. Na Madeira, a Administração Portuária da Região Autónoma da Madeira (APRAM) liderou esforços junto das autoridades regionais para tentar minimizar os efeitos da greve, tendo sido possível reagendar cinco escalas, todas elas por parte de navios regulares nas Canárias e Madeira, que com trocas de ordem de portos nos itinerários conseguiram escalar o porto do Funchal de igual modo, só que num dia diferente do que originalmente previsto.

Imagem sócio Ruben Câmara

Recorde-se que a greve possuiu quatro diferentes períodos: 6 a 8 (suspenso a partir de dia 7), 14 e 15, 22 a 24 e 29 a 30. Neste período foram canceladas 12 escalas na Madeira, 10 no Funchal e 2 no Porto Santo: No primeiro período perderam-se três escalas, por parte dos transatlânticos Oosterdam (Funchal) e Seabourn Sojourn (Funchal e Porto Santo), no entanto foi ganha uma escala extra, com o Mein Schiff 1 a visitar o Funchal em vez de Agadir devido a mau tempo naquele porto marroquino, no dia 7, pois entretanto a greve havia sido suspensa. Foi também possível reagendar o AIDAstella, que escalaria no dia 7, mas visitou-nos a 10.

Imagem sócio Mário Camacho

No segundo período, foram cancelados os navios de cruzeiro Corinthian (Funchal - seria escala inaugural), Norwegian Star (Funchal) e SeaDream 1 (Funchal), no entanto foi possível reagendar os navios Azura, Iona e Mein Schiff 1. No terceiro período, foram canceladas as escalas do MSC Divina (Funchal), Marina (Funchal) e Seabourn Ovation (Porto Santo) e finalmente, no último período canceladas as três escalas previstas para hoje e amanhã, por parte dos navios Marella Explorer (Funchal), Seven Seas Grandeur (Funchal - seria escala inaugural) e Enchanted Princess (Funchal), com alteração também da escala do Mein Schiff 1, que originalmente teria saído a 29, no entanto, devido aos constrangimentos naturais da greve, saiu a 28, perto das 23:00.

Imagem sócio David Pereira

O Clube de Entusiastas de Navios por este meio gostaria de realçar o trabalho bastante positivo por parte das autoridades envolvidas pois permitiu fazer-se cumprir cinco escalas que de outra maneira teriam sido perdidas devido a este período de greve nacional. Segundo o que tem sido noticiado na imprensa regional, os cancelamentos somam uma perda de cerca de 20 mil passageiros.

Seven Seas Grandeur ao largo da costa sul após cancelamento de escala devido à greve

Imagem sócio Ruben Câmara

Registos da noite passada já perto da meia-noite, para a passagem ao largo da Costa Sul do Seven Seas Grandeur, navio de ultra-luxo que estrear-se-ia hoje no porto do Funchal, mas cuja escala não pôde ir adiante devido à greve de pilotagem cujos efeitos se fazem sentir a nível nacional. Apesar do cancelamento da escala, o navio optou por manter a rota, efetuando passagem visível na linha das 5 milhas náuticas a sul do Funchal, que foram ficando cada vez mais distantes conforme o navio desaparecia no horizonte. O ponto mais próximo de terra foi a sul do Garajau, com passagem a 3.3 milhas de distância.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

O Seven Seas Grandeur é a mais recente unidade da Regent Seven Seas, considerada a empresa com a frota mais luxuosa do mundo, tendo sido entregue há poucos meses. Nas imagens de um dos nossos sócios, é possível ver o Seven Seas Grandeur a navegar na direção este para oeste, enquanto que para sul rumava o Mein Schiff 1, que havia acabado de sair momentos antes da Pontinha, escala que também teve de ser ajustada devido à greve, pois originalmente sairia hoje mas teve de efetuar a sua saída pelas 23:00.

Doação enriquece património do Clube de Entusiastas de Navios

O Clube de Entusiastas de Navios recebeu este final de mês uma doação de crestas e itens históricos, cedidas pelo Sr. José Manuel Ferreira, no qual agradecemos a tão amável e gentil pessoa, que ajudou a enriquecer o património CEN.  Deu a conhecer histórias do seu passado professional, que conta as histórias deste património marítimo, que fica para as futuras gerações de entusiastas.

     Tive o privilégio de conhecer  pessoalmente Sr. José Manuel Ferreira, que abriu as suas portas ao CEN, para mostrar a magnífica paisagem e lindos jardins, com uma linda vista para o Cristo-Rei, um apaixonado pela natureza e paisagem, que a Ponta do Garajau oferece. Entusiasta adora ver o mar, os navios a passar pelo Cristo-Rei, momentos, que também sempre regista pelas tons e cores entre o mar e os verdes da paisagem.

  Nesta coleção doada pelo Sr. José Manuel Ferreira, conta 15 crestas históricas, encontra-se muitas delas com mais de 50 anos, como a cresta em barro do NRP "Brava",  foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, e entregue à Marinha de Guerra Portuguesa em dezembro de 1956, altura em que faz a sua primeira viagem em direção à Base Naval do Alfeite. Terminou a sua  missão na Armada Portuguesa em Janeiro de 1976.

Além de crestas ofereceu um copo do Voyager of the Seas, um modelo dum navio Viking e uma medalha em bronze da Aporvela, que organiza grandes regatas em Portugal.                                      Imagens sócio Sergio Ferreira 


28.11.23

SeaDream II e Mein Schiff 1 encerram mês de Novembro no Funchal

Imagem sócio Mário Camacho

Encontram-se hoje no porto do Funchal uma dupla de navios de cruzeiros de distintos mercados e em muito distintos cruzeiros, que devido ao quarto e último período de greve nos portos nacionais que amanhã se inicia, são os últimos cruzeiros de Novembro.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Chegou primeiro o Mein Schiff 1 pelas 23:45 de ontem, em mais um cruzeiro pelas Canárias e Madeira. Foi proveniente de Las Palmas onde começou o itinerário e sairá hoje pelas 23:00, com destino a La Palma. A bordo, navegam 3 881 pessoas, das quais 2 863 passageiros.

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Fernando Gomes

Já hoje, pelas 13:00 foi altura de receber o SeaDream II, segunda unidade da frota da SeaDream Yacht Club, acabado de sair dos estaleiros NavalRocha em Lisboa em preparação para a temporada de inverno nas Caraíbas que agora se irá iniciar para este luxuoso super-iate de cruzeiros. Foi proveniente precisamente de Lisboa com pouco mais de 80 passageiros a bordo e tem saída apontada às 22:00 com destino a Philipsburg, St. Marteen. Apesar dos seus já quase 40 anos de carreira, o SeaDream II, bem como o irmão-gémeo SeaDream I encontram-se em altíssimo nível, além de recentemente terem visto grande investimento nas áreas internas, o nosso visitante de hoje, SeaDream II foi distinguido recentemente como o melhor navio de cruzeiros de pequena dimensão do planeta nos prestigiosos 2023 World Cruise Awards - e o SeaDream I como melhor navio para romance.

Imagem sócio Mário Camacho

27.11.23

Casa-cheia com encontro de gémeos da P&O no Funchal

Imagem sócia Sofia Pereira

Encontram-se hoje no porto do Funchal uma tripla de navios de cruzeiro que ocupa na sua totalidade os espaços de amarração disponíveis para fins turísticos no porto do Funchal.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio David Pereira

Imagem sócia Sofia Pereira

Atracou primeiro o Artania pouco passavam das 06:05 com proveniência de Bridgetown, Barbados, e com saída apontada às 22:00 com destino a Leixões. O clássico Artania, já com 39 anos de carreira, encontra-se num grande cruzeiro de 50 dias aos Estados Unidos e Caraíbas, que partiu de Bremerhaven a 14 de Outubro e lá vai terminar a 3 de Dezembro. Até cá chegar, passou por Falmouth, Cork, Praia da Vitória, Nova Iorque, Newport, Baltimore, Norfolk, Charleston, Jacksonville, Fort Lauderdale, Key West, Grand Cayman, Montego Bay, Santo Domingo, San Juan, Virgin Gorda, Gustavia, St. John's, Fort-de-France e Bridgetown, faltando agora tocar dois portos antes do término: Leixões e La Coruña. Não se deixe enganar pela idade do Artania, pois o clássico recebeu recentemente motores totalmente novos e foi equipado com tecnologia Shore2Power, que lhe permite ligar à planta energética das cidades por onde passa, esteja assim o porto local preparado, como parte de um investimento multi-milionário por parte da Phoenix Reisen na sua frota clássica.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócia Sofia Pereira

Pouco depois deu entrada o semanal Azura, como habitual proveniente de Tenerife e com destino a Las Palmas, atracou pelas 06:15 e a sua saída está, como já nos acostumamos, apontada às 21:30.  Esta é a última semana em que o Azura não tem a companhia do seu futuro habitual companheiro, pois todas as segundas-feiras, tornar-se-á comum ver agora o Azura e o AIDAcosma, começando já a partir da próxima semana.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Fernando Gomes

Pelas 06:30 "fechou" a Pontinha o Ventura, irmão-gémeo do Azura. Foi proveniente de Southampton em mais um cruzeiro às Canárias e Madeira, e sairá pelas 17:00, com destino a La Palma. O Ventura e o Azura compõem a classe Grand, que se iniciou com o Grand Princess da Princess Cruises, sendo este par, a versão P&O, ambos muito frequentes no nosso porto. Entre si e no total, os navios de cruzeiro estão a movimentar mais de 9 mil pessoas no porto do Funchal. Lado a lado, é ainda mais fácil identificar as diferenças entre os navios, aparentemente iguais: a principal, estruturalmente, à popa com o nosso semanal Azura a possuir uma cauda de pato que está ausente no Ventura, mano um par de anos mais velho. Também à frente da chaminé, diferenças estruturais em zona de lounge e outros pormenores mais subtis, como a configuração de cabines com varanda na lateral perto à popa.

Imagem sócia Sofia Pereira

26.11.23

Visita institucional ao navio AIDA COSMA, em escala inaugural no porto do Funchal 26.11.2023

 Hoje o porto do Funchal recebeu a escala inaugural do navio AIDA COSMA. Para este efeito, o CEN esteve presente na Cerimónia de troca de crestas com o comandante Tommy Möller , sendo o Clube representado pelo Presidente da Direção, Francisco Loreto. 


Como sempre, os comandantes ficam encantados com a nossa cresta, que contem a foto do navio em escala inaugural no porto do Funchal. A mesma foi da autoria do presidente da Direção, Francisco Loreto, que ofereceu em mãos ao comandante Tommy Möller.

Depois desta cerimónia com as entidades oficiais e demais autoridades, foi realizada uma pequena visita ao navio, que de seguida partilhamos alguma fotos do interior deste navio: