30.6.24

Mário Ruivo do IPMA efetuou curta escala matinal no Funchal

Imagem sócio Mário Camacho

Escalou hoje o porto do Funchal o navio de investigação científica Mário Ruivo, do IPMA, após escala em fundeadouro recentemente, hoje a regressar após trabalhos a sul de Canárias, para atraque à Pontinha.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Atracou pelas 07:30 proveniente então do Alto Mar e após curto abastecimento e alguns embarques, seguiu rumo pelas 11:15 com destino à capital portuguesa, Lisboa. 

29.6.24

Mais de 6 mil passageiros britânicos esperados para o mês de Julho no Funchal

Imagem sócia Iria Aguiar

Em virtude da sazonalidade característica da época de verão, também conhecida como época baixa na indústria dos cruzeiros, para o mercado da Madeira e Canárias, o porto do Funchal tem agendadas três escalas para o mês de Julho, um número, no entanto, em tudo muito por dentro do que costuma ser hábito nestas alturas do ano.

Imagem sócio Olavo Luís

O mês será inaugurado pelo imponente Britannia da P&O Cruises no próximo dia 9, P&O que é responsável por duas das três escalas do mês. Derivado da classe Royal da Princess, são aguardados pelas 07:00 em mais um cruzeiro às Ilhas Atlânticas, este com a particularidade de se registar uma saída um pouco mais tardia do que habitual, pelas 22:00. 

Imagem sócio Paulo Pereira

Igual momento tardio de saída terá o navio de cruzeiros Bolette da Fred. Olsen, no dia 13, em cruzeiro entitulado "Ilhas Vulcânicas e Tesouros Escondidos de Portugal", um cruzeiro inteiramente português que partirá de Liverpool a 6 de Julho e lá terminará a 19, escalando Praia da Vitória, Ponta Delgada, Funchal, Lisboa e Leixões. O mês será encerrado pelo Ventura, a 24 em cruzeiro idêntico ao Britannia, navio já bem conhecido do verão madeirense, a fazer lembrar outros navios regulares da P&O, de tempos longínquos. No total, os três navios de cruzeiro devem fazer movimentar mais de seis mil passageiros aos quais se juntarão os tripulantes, números, como referíamos, bem dentro do normal da época de verão, que este ano verá um Agosto um pouco mais forte do que é norma, estando agendados oito escalas, uma delas no Porto Santo. Para Julho, são então três navios de cruzeiros com a particularidade de serem todos dedicados ao mercado britânico, que por norma, é o que mais tende a procurar, ano após ano, o calor da Pérola do Atlântico.

28.6.24

Rebecca S escala Caniçal e Porto Santo

Imagem sócio Paulo David

Escala uma vez mais o porto do Caniçal o porta-contentores Rebecca S, em viagem que vai incluir a habitual escala quinzenal no Porto Santo. Atracou ontem pelas 07:30 proveniente de Lisboa e a sua saída está agendada para as 04:30 com destino à Vila Baleira, onde estará este Sábado entre as 07:30 e as 20:00.



Grupo Sousa adquire novo porta-contentores, já renomeado Jaime S

Imagem © Carlo Martinelli via ShipSpotting

Chegou pela primeira vez a Lisboa a 14 de Junho proveniente de Gibraltar a mais recente aquisição do Grupo Sousa/GS Lines, o porta-contentores Jaime S, que a 19 de Junho viu a bandeira ser alterada para pavilhão português. 

Imagem © Carlo Martinelli via ShipSpotting

Trata-se de um porta-contentores de 129,6 metros de comprimento por 20,8 de boca e calado na ordem dos 7,4 metros, com capacidade para 698 TEU, números bastante similares àqueles do nosso bem conhecido Rebecca S, que partilha o mesmo design geral. O início de construção do novo Jaime S ocorreu a 6 de abril de 2007 nos estaleiros Sainty Yangzhou Shipbuilding - Yangzhou, na China e entrou ao serviço em Julho de 2009 como Ice Moon, com bandeira na Gronelândia. Entretanto passou por alguns operadores estrangeiros, com nome mais recente Orion, cuja designação operou entre 2020 e 2024. O Jaime S está registado no Registo Convencional Português, e ostenta a bandeira portuguesa à popa, com "Portugal" à popa.

Ao que tudo indica, o nome homenageia o pai de Luis Miguel de Sousa, também um dos fundadores da Empresa de Navegação Madeirense. O navio seguiu rumo para Cadiz no dia 23, onde chegou dia 25, para manutenção e trabalhos de pintura tendo dado entrada em estaleiro em San Fernando no Arsenal de La Carraca. Aguarda-se agora, em tempo oportuno, o anúncio oficial do grupo de navegação, um dos maiores em Portugal que continua assim a sua saudável expansão no ramo contentorizado. Não é de conhecimento público, de momento, que linha de carga irá servir esta nova aquisição da GS Lines.

Game Changer e os seus apetrechos ao longo de 250m2 de convés

 

Imagem sócio Ruben Câmara

São vários os "apetrechos" que se podem observar ao longo do convés do mega-iate de apoio Game Changer, que a bordo possui o melhor centro de mergulho do mundo, mas não só. São vários os "brinquedos" que se podem registar, para todos os gostos.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho
Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Desde logo lanchas rápidas e embarcação de recreio, motas de água além claro da sua lancha de nome Scylla, que foi lançada aquando da chegada do navio e tem mantido posição à popa do Game Changer. O navio possui uma área de deck na ordem dos 250 metros quadrados e ocupando este espaço com estas diversas embarcações, pode fazer uso das mesmas lançando-as com o auxílio da sua grua de deck, com capacidade de até 12 toneladas. Além do que é observável pelo exterior, o navio dispõe ainda de um helicóptero para seis pessoas e de um submarino de mergulho profundo capaz de atingir os 3 600 pés abaixo da superfície.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

27.6.24

Seabourn Sojourn encerra escalas de Junho no porto do Funchal

Imagem sócia Sofia Pereira

Escala hoje o porto do Funchal o quinto e último navio de cruzeiros do mês de Junho, na forma do Seabourn Sojourn.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Fernando Gomes


Imagem sócia Sofia Pereira

Atracou ao Cais Norte pelas 07:00 proveniente de Tenerife no âmbito de um cruzeiro de 14 dias de Barcelona para Lisboa, para onde rumará hoje pelas 17:00. A bordo, viajam 424 passageiros e 352 tripulantes que já visitaram, além de Barcelona, de onde partiram a 15 de Junho, os portos de Málaga, Tânger, Casablanca, Arrecife, La Gomera, La Palma e Tenerife.

Imagem sócia Iria Aguiar

25.6.24

Mega-iate de apoio Game Changer chega ao Funchal para estadia de duas semanas

 

Imagem sócio Ruben Câmara

Chegou esta manhã ao porto do Funchal o magnífico mega-iate de luxo e apoio a outros iates, Game Changer, navio da mesma classe do Intrepid, que este ano esteve fundeado na Ponta São Lourenço e Machico conforme na ocasião demos conta neste blogue. O Game Changer foi proveniente de Tenerife e estará entre nós pelo menos até à segunda semana de Julho. À chegada, o navio lançou a sua lancha de bordo, de nome Scylla.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho


Trata-se de um mega-iate de apoio com 72 metros de comprimento construído pela Damen em 2017 com arrastamento de 1,385 toneladas de arqueação bruta. Até 11 convidados podem ser albergados a bordo do Game Changer, servidos por 16 membros da tripulação. O navio pode atingir velocidades na ordem dos 20 nós e capacidade de 340 mil litros de combustível a bordo, sendo propulsionado por quatro motores MTU. Trata-se do terceiro maior mega-iate construído pela Damen e o maior mega-iate deste tipo a alguma vez atracar na Região Autónoma da Madeira.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho
Imagem sócio Ruben Câmara


Imagem sócio Mário Camacho


Absolute Chaos já opera nos mares da Região

 

Imagem sócio Ruben Câmara

Saiu esta manhã da marina da Quinta do Lorde o mega-iate de pesca desportiva Absolute Chaos, como reportado anteriormente, embarcação nova em folha na primeira temporada de pesca da sua carreira.

Imagem sócio Ruben Câmara

O Absolute Chaos foi aqui registado em passagem ao largo do Funchal a mais de 20 nós de velocidade com rumo à Calheta, onde se encontra em operação de pesca e preparação para o campeonato do mundo que se realizará, como sempre, a 4 de Julho. A Madeira é reconhecida nesta prática pois na nossa região já foram capturados alguns Blue Marlins premiados nesta competição e que no passado valeram o troféu para equipas baseadas numa das nossas marinas, dado que acaba por atrair grandes embarcações como o Absolute Chaos. A Marina da Calheta em especial, por esta altura, vai estando já muito preenchida por embarcações estrangeiras e locais, tanto privadas como em regime de frete, para participação nesta competição e não só, dado que a Região é bastante popular para a pesca desportiva e inclusivamente oferece possibilidade de praticá-la todo o ano, através de operadores regionais.

24.6.24

Semanais Monte da Guia e Funchalense 5 no Caniçal

Imagem sócio Paulo David

Registos para as escalas dos porta-contentores portugueses Monte da Guia e Funchalense 5, habituais semanais da ligação com o continente que uma vez mais movimentam o Caniçal.

Imagem sócio Paulo David
Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Paulo David

O Funchalense 5 atracou pelas 07:15 proveniente de Lisboa, e tem a saída de momento apontada às 20:00 de amanhã, com destino a Leixões. Já o Monte da Guia deu entrada ao início da tarde de hoje, mais precisamente pelas 14:30, com proveniência de Leixões, e rumará para Lisboa findada as operações de carga e descarga, de momento previstas para a meia-noite de amanhã.

Blue Antares de saída rumo a Marrocos

 

Imagem sócio Paulo David

Registos para a saída do navio de carga geral Blue Antares, que ocorreu ontem pelas 18:00 com destino a Safi, Marrocos.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Paulo David

O navio deixou assim o porto do Caniçal após uma escala que se estendeu por seis dias e dez horas. Recorde-se que se trata de um navio de carga geral com 89,95 metros de comprimento por 14,4 de largura, construído em 2008.

Imagem sócio Paulo David

22.6.24

Novíssimo mega-iate americano de pesca desportiva Absolute Chaos na Quinta do Lorde

 

Imagem sócio Mário Camacho

Chegou ontem ao final da tarde à Quinta do Lorde o magnífico mega-iate de pesca desportiva Absolute Chaos, para estadia na Região que se vai estender durante cerca de três semanas.

Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Trata-se de um mega-iate modelo Viking 90 com 27,41 metros de comprimento, construído em 2023 e entregue em Março de 2024 à histórica Viking Yachts, empresa especializada em pesca desportiva desde 1964. A classe de pesqueiro a que pertence o Absolute Chaos estende-se a 10 unidades, todas de recente construção. Foi proveniente de Las Palmas, onde se abasteceu de combustível após longa travessia desde Palm Beach, tendo atracado à Quinta do Lorde pelas 17:30.

Imagem sócio Mário Camacho

21.6.24

Rebecca S em nova escala semanal no Caniçal

 

Imagem sócio Paulo David

Escalam hoje o porto do Caniçal dois navios comerciais, o Blue Antares e o Rebecca S.

Do primeiro já havíamos dado conta, o segundo chegou na passada quinta-feira pela manhã e encontra-se em mais uma das suas escalas semanais, tendo a saída agendada para as 03:00 com destino a Lisboa.