31.3.25

AIDAcosma no Funchal pela última vez esta temporada

Imagem sócio José Daniel Fernandes

Escala hoje o porto do Funchal o navio de cruzeiros AIDAcosma nesta que é a sua última escala esta temporada invernal. 

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócia Sofia Pereira
Imagem sócia Cecília Pereira


Com 5 819 passageiros e 1 427 tripulantes a bordo, atracou pelas 07:00 proveniente de Las Palmas, tem a sua saída como sempre agendada para as 22:30 com destino a Tenerife, onde termina o presente cruzeiro. O navio efetuou 20 escalas esta temporada 2024/2025 e estará de volta na próxima temporada invernal, a partir de 10 de novembro.

Cimenteiro Cement Trader nos Socorridos

 

Imagem sócio Mário Camacho

Escala o Terminal Cimenteiro da Cimentos Madeira, nos Socorridos, o clássico cimenteiro Cement Trader, ex. Ponta São Lourenço, em nova escala regular da ligação do cimento a granel para aquele terminal.

Imagem sócio Mário Camacho

Chegou pelas 21:00 do passado dia 29, a uma primeira instância fundeando na baía do Funchal, atracou na manhã seguinte ao terminal cimenteiro, proveniente de Setúbal tem a saída agendada para as 16:00 de amanhã, dia 1 de abril com destino à proveniência.

Embarcações Ribeira Brava, Ilhéu, Dragão e Buteo em estaleiro

 

Imagem sócio Mário Camacho

Registos obtidos no Estaleiro Naval dos Socorridos, propriedade da Tecnovia, dão conta de quatro populares embarcações regionais em estaleiro em simultâneo.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

São os casos do Ribeira Brava, embarcação tradicional regional, do Buteo do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e das embarcações maritimo-turísticas Dragão e Ilhéu, este último operador de passeios maritimoturísticos privados a partir da Marina da Calheta, o primeiro já popular conhecido da Marina do Funchal. São vários os navios que aproveitam o espaço dos Socorridos para manutenção ao longo do ano, além destas referidas embarcações, também registo para várias lanchas rápidas a seco.

Petroleiro Galbot e novíssimo navio holandês Southpaw no Caniçal

Imagem sócio Paulo David

Continua o movimento de navios comerciais no porto do Caniçal, aqui com registos de ontem de novas escalas que se vão estendendo até hoje e compõem assim o porto mais a este da Região.

Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Paulo David

Registo para mais uma escala do petroleiro Galbot proveniente de Sines, atracou ao terminal petroleiro da CLCM ontem pelas 11:45, tendo a sua saída anunciada para as 17:00 de hoje com destino à proveniência. Em porto mantém-se ainda em descarga de cimento a granel o Islas Três, como anteriormente já reportamos neste espaço. Já pelas 16:30 deu entrada o Southpaw, uma draga lançado este ano por estaleiros holandeses que se encontra em viagem de entrega com destino final a Vancouver, no Canadá. Foi proveniente de Gijon e tem partida agendada para a próxima madrugada, pelas 06:00 com destino a St. Marteen. 

Imagem sócio Paulo David

O Southpaw é um navio de utilidade tipo EuroCarrier 2611 projetado para trabalhos de dragagem, anchor handling e atividades de topografia marítima, mede 26 metros de comprimento por 11 de boca, foi lançado no fim do mês de janeiro como NP 620, nome de projeto sendo detido pela Neptune Equipment Bv, de sede em Hardinxveld-Giessendam, nos Países Baixos. A empresa oferece uma frota de pequenos navios para todo o tipo de serviços, desde autoridade marítima a pequenos reboques.

30.3.25

Seabourn Sojourn e Seven Seas Navigator fazem última escala na Madeira em Abril

Imagem sócia Sofia Pereira

A indústria dos cruzeiros é uma indústria em constante evolução, e, com isso, também os navios de cruzeiro vão sendo colocados para venda e são reaproveitados por outras companhias, com busca a oferecer determinados produtos, ou investimento em determinados mercados no planeta.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Olavo Luís

É o caso dos navios de cruzeiro Seabourn Sojourn e Seven Seas Navigator, ambos do segmento de luxo, que foram recentemente vendidos pelas suas companhias, Seabourn e Regent Cruises, para operadores como tonelagem em segunda mão.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Fernando Gomes

Assim sendo, o Seabourn Sojourn fará a sua última escala no porto do Funchal a 3 de abril próximo, tendo agendada também escala no Porto Santo no dia antes. O mesmo deixa em registo 9 escalas no porto do Funchal, a sua estreia em 2010, uma em 2012, outra em 2013, três em 2022 e duas em 2024, além da sua despedida no referido dia. Este ano, a Seabourn anunciou a venda do Seabourn Sojourn ao operador nipónico Mitsui Ocean Cruises, subsídiário da Mitsui O.S.K. Lines, Ltd. (MOL) que já havia adquirido o Seabourn Odyssey, atual Mitsui Ocean Fuji que se estreou pela companhia em Dezembro último.  O seu último cruzeiro pela Seabourn vai findar a 15 de maio de 2026, no entanto, o mesmo não possui qualquer outra escala agendada no Funchal até lá, deixando a Europa para trás de forma definitiva com esta designação já em agosto próximo.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem projeto Crescent Seas - assim pretende o novo operador transformar o navio

Quanto ao Seven Seas Navigator, a sua última escala na Madeira está agendada para 14 de abril próximo. A sua venda foi anunciada nas últimas semanas, igualmente para materializar-se em 2026, deixará a frota mais luxuosa do planeta para passar a ser detido pelo consórcio Crescent Heights sediado em Miami, que vai lançar-se ao mar como Crescent Seas, planeando renomear o navio para apenas Navigator e operar como navio residencial, um de muitos ambiciosos projetos que vão aparecendo na indústria nos últimos anos, uns com mais sucesso que outros. O seu cruzeiro transatlântico que o vai trazer ao Funchal na referida data será o último da carreira com esta designação, dado que vai dedicar-se a cruzeiros pela Europa e Ásia até o fim da operação pela Regent Cruises, não voltando a atravessar o Atlântico como tantas vezes fez ao longo da sua carreira de 26 anos com a companhia.

29.3.25

Vento forte não afastou navios de cruzeiros no Funchal

Imagem sócia Iria Aguiar

Escalam hoje o porto do Funchal os navios de cruzeiro Norwegian Star e Mein Schiff 5, que cumprem escalas com normalidade apesar do aviso de vento forte em vigor este sábado.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócia Cecília Pereira

Chegou primeiro o Mein Schiff 5, ontem pelas 23:00, proveniente de Santa Cruz de Tenerife com 2 539 passageiros e 904 tripulantes a bordo, tem a saída agendada para as 07:00 de amanhã com destino a Puerto del Rosário, Fuerteventura.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Paulo Pereira

Imagem sócio José Daniel Fernandes

Imagem sócio José Daniel Fernandes

Já hoje pelas 09:00 deu entrada o Norwegian Star, em cruzeiro transatlântico desde a América do Sul para a Europa, foi proveniente de Las Palmas com 2 100 passageiros e 963 tripulantes a bordo, tem a saída agendada para as 19:00 com destino a Lisboa.  O cruzeiro atual partiu do Rio de Janeiro tendo a duração de 16 noites e até cá chegar escalou Búzios, Salvador da Baía, Recife, Mindelo, Tenerife e Las Palmas.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio José Daniel Fernandes

Imagem sócio Mário Camacho
Imagem sócio Ruben Câmara


28.3.25

Ilhéu da Mina enfrentou ondulação na costa sul

Imagem sócio Ruben Câmara

São registos desta tarde da draga Ilhéu da Mina a enfrentar as vagas de ondulação na costa sul da ilha em navegação desde a Ponta do Sol para o Caniçal.

Imagem sócio Paulo David


Imagem sócio Ruben Câmara

Três navios de cruzeiro emprestam brilho à baía do Funchal

 

Imagem sócio Paulo Pereira

Escalam hoje o porto do Funchal três navios de cruzeiro, com a particularidade de que nenhum deles é afeto ao serviço semanal, como tem ocorrido no caso de várias das triplas recentes.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócia Sofia Pereira


Chegou primeiro o Sky Princess pelas 06:15, é proveniente de Vigo e tem saída agendada para as 16:30 com destino a Santa Cruz de Tenerife. Encontra-se de regresso à Europa após temporada invernal nas amenas águas caribenhas, encontrando-se em cruzeiro pelas ilhas atlânticas. A bordo, viajam 3 517 passageiros e 1 354 tripulantes.

Imagem sócia Sofia Pereira
Imagem sócia Sofia Pereira


Imagem sócia Cecília Pereira

Pelas 07:15 deu entrada o Spirit of Adventure da Saga Cruises, igualmente em cruzeiro pelo atlântico com grande foco em portos portugueses, que compõem todo o cruzeiro, foi proveniente de Lisboa e tem a saída anunciada para as 17:00 com destino a Ponta Delgada. A bordo, navegam 964 passageiros e 507 tripulantes.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócia Sofia Pereira

Pelas 08:10 deu entrada o Marella Explorer 2 com 1 576 passageiros e 760 tripulantes a bordo, encontra-se em cruzeiro transatlântico, foi proveniente de St. John's e terá saída pelas 18:00 com destino a Alicante, Espanha.

Quatro navios de carga escalam Caniçal

 

Imagem sócio Ruben Câmara


Quatro navios comerciais escalam ontem e hoje o porto do Caniçal, com alinhamento a três no Cais Norte e petroleiro no Terminal da CLCM.

Imagem sócio Paulo David

Em relação ao terminal norte do Caniçal, sobre o Arklow Rover já havíamos dado conta, tem de momento a sua saída agendada para as 23:59 de dia 29 como anteriormente referido com destino a La Pallice. Já hoje, deu entrada pelas 11:25 o cimenteiro Islas Três, mais recente adição à linha de carga regular, foi proveniente do porto de Málaga e rumará igualmente dia 29, pelas 23:59 com destino a Arguineguin, em Las Palmas, findada a sua descarga de cimento a granel. Pela tarde, deu entrada pelas 15:55 o porta-contentores Jaime S da GS Lines, foi proveniente de Lisboa e regressa à origem amanhã pelas 23:59, findadas as suas operações de carga e descarga. 

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara
Imagem sócio Ruben Câmara
Imagem sócio Ruben Câmara

Quanto ao terminal petroleiro da CLCM, amarrou às bóias pelas 08:20 o Gas Alice da portuguesa Stealthgas, foi proveniente de Sines e teve a sua saída pelas 08:30 da manhã com destino à proveniência.