27.2.21

Escala inaugural do cimenteiro "Vastanvik" no Socorridos


Hoje teve no Terminal Marítimo dos Socorridos , escala inaugural do navio cimenteiro Vastanvik, para descarga de cimento em granel para a empresa Cimentos Madeira. Atracou pelas 10h30m,tem a sua saída prevista para fim da tarde de Domingo.

O navio VASTANVIK (IMO: 6600618) é um navio cimenteiro, que foi construído em 1966 ( 55 anos atrás ) e está navegando sob bandeira da Suécia . Sua capacidade de carga é de 3.019 t DWT e seu calado atual é de 5,9 metros. Seu comprimento total (LOA) é de 90,2 metros e sua largura de 13 metros.
Imagens do sócio Rodrigo Freitas 




 

23.2.21

Cimenteiro ISLAS DOS a sul

Hoje tivemos o cimenteiro ISLA DOS em frente ao aeroporto, esperando pela sua vez para atracar no Porto do Caniçal. Por volta das 10 horas desta manhã era já visível ao fundo junto das Ilhas Desertas (Bugio), proveniente do porto espanhol de Huelva e se foi deslocando até neste momento navegando a 1,6 Knots, frente a cidade de Machico. Entra amanhã no Porto do Caniçal, para descarga de cimentos em granel, nos cimentos Europa e depois ruma a Canárias. Imagens sócio Marco Jarimba

 

Movimento portuário de navios no Caniçal


Imagem sócio Sergio Ferreira
O movimento ontem e ainda decorre hoje, no Porto do Caniçal, começou pelas 8h45m ontem, com a chegada do cargueiro FUNCHALENSE 5, do grupo GS Lines, proveniente de Lisboa e ruma hoje pela tarde ao porto da ilha de Porto Santo. Depois com a movimentação para recepção da escala inaugural do petroleiro Elisalex Schulte no Caniçal, nas boías do Terminal Maritimo da Companhia Logística de Combustíveis da Madeira (CLCM).

                                                      Imagens sócio Sergio Ferreira

 O petroleiro Elisalex Schulte chegou ao Caniçal, nas boías do Terminal Maritimo da Companhia Logística de Combustíveis da Madeira (CLCM), pelas 10h30m de ontem.  Iniciou as manobras, ficando amarrado nas boías, proveniente do porto de Algeciras em Espanha e ruma hoje no início da noite com destino à ilha do Porto Santo. 

Imagem sócio Sergio Ferreira
Imagem sócio Rodrigo Freitas
Ao final da tarde de ontem, pelas 17h30m, entrava no porto do Caniçal o cargueiro ILHA DA MADEIRA, da companhia Transinsular/Grupo ETE, proveniente do porto de Leixões e ruma amanhã ao porto de Lisboa. Amanhã entra em porto o navio cimenteiro ISLAS DOS para descarga de cimento para a empresa Cimentos Europa.

                                                   Imagem sócio Rodrigo Freitas

22.2.21

Escala inaugural do petroleiro Elisalex Schulte no Caniçal

   
 Hoje o porto do Caniçal, tem a escala inaugural do petroleiro Elisalex Schulte no Caniçal, nas boías do Terminal Maritimo da Companhia Logística de Combustíveis da Madeira (CLCM).    O petroleiro Elisalex Schulte, chegou ontem à noite, mas devido às condições climatéricas, ficou ao largo. 

Hoje de manhã iniciou as manobras, ficando amarrado nas boías pelas 10h30m,  junto do Porto do Caniçal, proveniente do porto de Algeciras em Espanha e ruma amanhã no início da noite com destino à ilha do Porto Santo.    


O petroleiro  Elisalex Schulte , nesta escala está em regime de fretamento, pertence à companhia germânica Bernhard Schulte GmbH & Co. KG, foi construído em 2011 nos estaleiros Jiangzhou Union Shipbuilding - Rui Chang, na China e está registado em Singapura.    

Amanhã vai estar dois navios no Porto do Porto Santo, com a escala semanal do cargueiro Funchalense 5, do grupo GS Lines para reabastecimento de mercadorias e pelas 22h dá lugar ao petroleiro Elisalex Schulte, para descarga de combustiveis para a ilha.  Outra alteração será o petroleiro Maria Laura, será substituído pelo petroleiro Aethalia (antigo Letízia Effe), em regime de longo fretamento nas escalas no Caniçal. Imagens sócio Sergio Ferreira.


ARVIA será o novo navio da P&O Cruises


 Foi revelado o novo membro da frota P & O Cruises será chamado de ARVIA   Um marco emocionante no futuro do novo navio de cruzeiro britânico, o próximo navio de classe Excel, foi nomeado o nome de  ARVIA. A primeira peça de aço foi cortada durante uma cerimónia virtual no estaleiro Meyer Werft em Papenburg, Alemanha. O navio Arvia está previsto para se juntar à frota P & O Cruises em dezembro de 2022. Imagens P&O Cruises.

19.2.21

Dúvidas e esclarecimentos sobre registo de navios

Como foram muitos curiosos e sócios do CEN, estiveram na chegada do ferry Lobo Marinho à região, com algumas dúvidas,  sobre o antigo e recente nome de registo PORTUGAL, actualmente no casco do navio, e foi retirado MADEIRA,  nos estaleiros. O Clube de Entusiastas esclarece, que em Abril de 2020, a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, alterou as normas de registo, para uma melhor compreensão dos nomes dos navios e embarcações. 

 Informa que na "CIRCULAR N.º 58 no ponto  3.3.2 Inscrições" os navios ou embarcações às quais sejam aplicáveis regras estabelecidas em convenções internacionais ou na legislação ou regulamentação da União Europeia, são marcadas as seguintes inscrições: a) Nome; b) Palavra «PORTUGAL»; c) Número do sistema de identificação de navios adotado pela Organização Marítima Internacional (IMO); d) Escalas de calados; e) Marca do bordo livre e linhas de carga.  Não poderão conter:  Símbolos: #, $, @, &, ”, *, /, entre outros;  Sinais ortográficos que não sejam de acentuação. Por uma questão de clareza da identificação das embarcações, todas as referências a inscrições ou conjuntos de identificação, bem como toda a documentação, será indicada em letras maiúsculas.                                   Os nomes dados aos navios ou às embarcações devem ser distintos e não suscetíveis de confusão ou erro relativamente àqueles que se encontrem registados, não sendo igualmente permitidas expressões comummente consideradas ofensiva.  Podem consultar as circulares em https://www.dgrm.mm.gov.pt/documents/20143/85762/C_58_PT_+Rev2_Inscri%C3%A7%C3%B5es+das+Embarca%C3%A7%C3%B5es+.pdf/43a3b69d-1892-64ba-522f-164ab3fa849b

 Imagens sócio Sergio Ferreira


18.2.21

Siga os CEN nas redes sociais

Olá a todos!

Se você aprecia navios e gosta de estar a par das novidades sobre a atividade marítima na nossa Região, então deve subscrever as nossas redes sociais, para não perder essas novidades!

Sigas as instruções deste video!

E já está, com estas subscrições, estará sempre a par das nossas notícias e novidades.


17.2.21

Iate de luxo GRACE no Funchal


                                                          Imagem sócio Sergio Ferreira   

O iate de luxo  GRACE de 81 metros, chegou à ilha da Madeira, para uma escala técnica, conforme as directivas segurança  IASaúde e Apram.  Atracou no porto do Funchal, pelas 06h, na sua viagem transatlântica, vindo da ilha da Antigua nas Caraíbas e e pelas 17h, rumou com destino a Lisboa. 

                                                                  Imagem sócio Olavo Luis
                                              Imagem sócio Rubén Camara
                                

Imagem sócio Rodrigo Freitas
O iate de luxo GRACE foi construído em 2014 pelos estaleiros Abeking & Rasmussen em suas instalações de Lemwerder na Alemanha. 
                                                           Imagem sócio Sergio Ferreira

Tem casco de deslocamento feito de aço e uma superestrutura de alumínio, oferece acomodação para 12 hóspedes em quatro cabines duplas idênticas, bem como uma cabine VIP localizada à frente no convés principal e a cabine do proprietário no convés superior, que oferece vistas de 180 graus. Pode ter uma tripulação máxima de 23 elementos.

                                                             Imagem sócio Fernando Gomes
  O iate Grace é capaz de navegar em velocidade cruzeiro a 14 nós e pode atingir uma velocidade máxima de 16,5 nós. 
Imagem sócio Rodrigo Freitas

Imagem sócio Mário Camacho

16.2.21

Olhar FAROL DA PONTA DO PARGO

O farol da Ponta do Pargo entrou em funcionamento em 05 de junho de 1922, tem uma torre tem 14 metros de altura e 312 metros de altitude. Foi equipado com um aparelho lenticular de 2ª ordem (700 mm distância focal), sendo a fonte luminosa um candeeiro de nível constante a petróleo. A rotação da ótica era produzida através da máquina de relojoaria.  
  O candeeiro de nível constante foi substituído em 1937 pela incandescência pelo vapor de petróleo. O farol foi electrificado em 1958 com a montagem de grupos eletrogéneos, ficando como reserva o gás e foi eletrificado com energia da rede pública em 1989.

Inaugurado em 1922, o farol está situado na ponta mais ocidental da ilha, erguendo-se numa arriba a 290 metros de altitude.  A dominar o alto da arriba, a torre mede 14 m de altura e o seu foco está a 312 m de altitude.  Imagens sócio Sergio Ferreira.

 

15.2.21

Embarcação "Bonita da Madeira" entrou em estaleiro

                                                          Imagem sócio Rodrigo Freitas
 A "Bonita da Madeira", aproveita esta paragem devido a pandemia, para uma ida aos estaleiros do Caniçal, em doca seca para manutenção de equipamentos e casco. A embarcação "Bonita da Madeira" é uma encantadora escuna de passeios turísticos, para observação de cetáceos, vistas panorâmicas sobre a costa e viagens à beleza das Ilhas Desertas, uma reserva natural.

                                                                   Imagem sócio Sergio Ferreira
 

14.2.21

Super-iate SYMPHONY passou ao largo e cargueiro MONTE BRASIL no Caniçal

                                                       Imagem sócio Sergio Ferreira 

Hoje o movimento na ilha da Madeira, resumo do porta contentores MONTE BRASIL, chegou pelas 9h, ao porto do Caniçal e passou ao largo da costa sul pelas 12h30m, o super-iate SYMPHONY , com 102 metros de comprimento na sua travessia desde as Caraíbas para Gibraltar.

Imagem sócio Rodrigo Freitas
Imagem sócio Mário Camacho
O super iate SYMPHONY já esteve em porto do Funchal, no passado para reabastecimentos, deste vez passou ao largo, proveniente de St. Maarten nas Caraíbas e ruma com destino a Gibraltar. O porta contentores MONTE BRASIL, está na sua linha entre continente e ilhas portuguesas, proveniente de Ponta Delgada nos Açores com destino ao porto do Caniçal e depois ruma amanhã a tarde ao porto de Lisboa.

                                                           Imagem sócio Rodrigo Freitas


 



13.2.21

Damos as BOAS-VINDAS aos novos SÓCIOS

 


Damos as BOAS-VINDAS aos novos SÓCIOS do nosso Clube de Entusiastas de Navios:

409 - José António Ferreira
410 - Cristina Teixeira de Jesus Loreto
411 - Catarina Sofia Teles Aguiar
412 - Carla Rubina Teles Aguiar
413 - Marcial Leonel Fernandes

Damos também as boas-vindas de REGRESSO ao sócio:

348 - Marco Paulo Jarimba

Convosco, com todos, no rumo certo!

11.2.21

Regresso do LOBO MARINHO e passagem ao largo do navio SKANDI SKANSEN


                                                               Imagem sócio Mário Camacho
O ferry Lobo Marinho da Porto Santo Line, chegou hoje pelas 10h00, ao porto do Funchal, após manutenção anual que este ano foi realizada em doca seca nos estaleiros WestSea em Viana do Castelo. 
                                             Imagem sócio Fernando Gomes

                                                              Imagem sócio Ruben Camara

Entretanto, ao largo da costa sul da Madeira, navega o interessantíssimo navio offshore supply SKANDI SKANSEN, com bandeira britânica, proveniente da Noruega e com destino anunciado a Trinidad e Tobago. 


  O ferry da Porto Santo Line irá agora descansar após 2 dias de mar e seguem-se os protocolos por parte da Autoridade de Saude antes de retomar as viagens inter ilhas .
                                                            Imagem sócio Rodrigo Freitas

Embarcações de Aquicultura em águas salgadas na Marina da Calheta


Na marina da Calheta está três das embarcações de apoio às instalações de aquicultura em águas salgadas e salobras, que são a Neptune, a Marismar e a Elrimar. Existe várias empresas com atividade de Aquicultura na Madeira,  na costa sul da Madeira. . 
A embarcação Neptune está equipada para dar apoio na alimentação dos peixes nas jaulas, como podemos verificar nas imagens abaixo, as embarcações  Marismar e Elrimar para a recolha do peixes e apoio manutenção das jaulas aquáticas.
                                                                 Imagens sócio Sergio Ferreira.