30.11.22

Amadea e Borealis apadrinham estreia absoluta do Ambience

Imagem sócio Sergio Ferreira

Após pernoitas, permanecem no porto do Funchal o Amadea e o Borealis, como ontem já demos conta.

Imagem sócio Mário Camacho


Imagem sócio Ruben Câmara

O Amadea seguirá rumo pelas 14:00, enquanto que o Borealis fará o mesmo duas horas depois, tal como havíamos referido ontem.

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócio Ruben Câmara

O destaque de hoje vai para a estreia absoluta do Ambience, que estreia também a sua companhia, a Ambassador Cruise Line, inaugurada este ano e que ainda não cá tinha estado. A Ambassador é em quase tudo, muito parecida à nossa bem conhecida e defunta CMV - inclusive em muita da equipa administrativa - mas é bem clara quando na hora de se referir àquela companhia, que faliu com a pandemia: a Ambassador é um novo começo, e em nada se relaciona com a anterior. Apesar de ter já 30 anos de carreira, o Ambience nunca cá tinha estado, nem como Regal Princess, nome de lançamento lá em 1991.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio David Pereira

Estava já condenado à sucata o Ambience, quando a nova Ambassador o viria a adquirir, e fazer dele o seu primeiro navio. O Ambience esteve nas notícias em 2021, mas enquanto Satoshi, devido a uma ideia de transformá-lo em navio a criptomoedas - que não funcionou e a ideia morreu muito antes de sequer chegar ao Panamá, onde devia ficar posicionado -. Estava já vendido a Alang, onde foi desmantelado o seu irmão-gémeo, mas felizmente, de última hora foi resgatado. 

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Os madeirenses podem achá-lo familiar, isto porque o seu já desmantelado irmão-gémeo era o antigo A'Rosa Blu, que foi semanal também como AIDAblu entre 2004 e 2007. No que toca ao Ambience, falamos de um navio com 245 metros de comprimento por 32 de largura e um arrastamento estimado nas 70,285 toneladas de arqueação bruta, com capacidade máxima situada entre os 1596 e os 1915 passageiros, servidos por 660 tripulantes. Originalmente foi construído como Regal Princess, passando depois a designar-se Pacific Dawn da P&O Australia, e estava destinado à falida CMV, antes da bancarrota da mesma, com planos de transformá-lo em Amy Johnson, coisa que nunca aconteceu por motivos óbvios. O navio depois como referido foi vendido para um fundo de investimento de criptomoedas que planeava transformá-lo no primeiro navio de cruzeiros cujo dinheiro a bordo seria inteiramente cripto, devendo operar como hotel e ao mesmo tempo navio de cruzeiros inclusive com residências, com o nome de Satoshi, que, novamente, como referimos acima, não chegou a acontecer. 

Imagem sócio Ruben Câmara


29.11.22

Tripla de navios vai passar a noite no Funchal

Imagem sócio Ruben Câmara

Esta terça-feira há registo para a chegada de nova e renovada tripla de navios de cruzeiro ao porto do Funchal, com um trio que vai passar a noite em conjunto embelezando a nossa bacia portuária.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócia Iria Aguiar


Chegou primeiro o AIDAsol pelas 05:30 proveniente de Las Palmas de Gran Canaria, no seu terceiro cruzeiro semanal da temporada, segundo com visita ao Funchal, onde esta temporada será quinzenal às terças-feiras. A sua saída está agendada para as 05:30 de amanhã. 

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócia Iria Aguiar

Pelas 07:00 deu entrada o Amadea, da alemã Phoenix Reisen, que atracou ao Cais Norte oriundo de Lisboa. A sua partida está agendada para as 14:00 de amanhã, com destino a Santa Cruz de La Palma. 

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Sergio Ferreira

Cerca de meia hora depois atracou ao Cais 3 o Borealis, da Fred. Olsen Cruise Lines, com a mesma proveniência, tem a partida agendada também para amanhã, mas pelas 16:00 com destino a Leixões, sendo o porto do Funchal o único ponto de paragem insular no atlântico, um cruzeiro que demonstra bem a vontade dos britânicos da Fred. Olsen nos visitarem. Em conjunto os três navios de cruzeiro trazem cerca de 2500 passageiros e 1600 tripulantes. Para amanhã está prevista a chegada do estreante absoluto Ambience - que nunca nos visitou nem como Ambience nem com outra designação -, que deverá tomar o lugar do AIDAsol na Pontinha pelas 07:00.

28.11.22

Segunda-feira de porto cheio no Funchal


Imagem sócia Sofia Pereira

Com o início de mais uma semana voltaram à capital madeirense as casas-cheias, com três navios a esgotarem os espaços de amarração disponíveis no nosso porto.

Imagem sócia Cecília Pereira

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Mário Camacho

Chegou primeiro o AIDAnova, tendo atracado à Pontinha por volta das 05:00 com proveniência de Gran Canaria. A sua saída está, como sempre, agendada para as 23:59, com destino a Tenerife.  


Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Mário Camacho

Uma hora depois atracou ao Cais Norte o Seabourn Ovation na sua segunda escala em quatro dias, desta feita, na primeira paragem de um itinerário transatlântico que iniciou em Lisboa ante-ontem. Pelas 22:30, largará amarras com destino a Saint John's, Antigua. O navio aproveitará para fazer também uma série de escalas nas ilhas das Caraíbas antes do término do cruzeiro, passando por Basseterre, St. Kitts, Pointe-a-Pitre, Guadeloupe, Fort-de-France, Martinique antes de chegar a Bridgetown, Barbados no próximo dia 10, terminando aí sim o cruzeiro e ficando ali posicionado até Março.

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Ruben Câmara

Finalmente, pelas 08:00, atracou o MSC Armonia, proveniente de Málaga, escalando o Funchal pela primeira vez desde 2016. Rumou pelas 15:00 com destino a Salvador, Brasil. Originalmente projetado como European Vision da extinta Festival Cruises, foi adquirido pela MSC pouco depois. Media 251,25 metros de comprimento, no entanto em 2014 foi alargado em outros quase 30 metros, tendo sido adicionado uma seção a meio navio aquando do programa "Renaissance" da MSC. Para amanhã está prevista nova casa-cheia no Funchal.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócio Mário Camacho


27.11.22

Mein Schiff Herz efetuou breve visita noturna ao Funchal

Imagem sócia Sofia Pereira

Na sexta-feira passada, esteve brevemente atracado ao porto do Funchal o navio de cruzeiros Mein Schiff Herz, entre as 20:20 e as 20:50.

Imagem sócio Ruben Câmara



O clássico navio da TUI encontra-se às portas de iniciar a sua temporada de inverno por cá, a última pela TUI Cruises antes da sua transferência para a Marella no próximo verão, com a sua primeira chegada oficial agendada para 2 de Dezembro. Entretanto, encontrava-se a rumar desde as Canárias, mais precisamente de Tenerife, para o Arquipélago dos Açores, quando precisou de fazer um desvio de rota para a Madeira. 

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócia Sofia Pereira


O Mein Schiff Herz necessitou de efetuar um desembarque médico de um passageiro que necessitava de atenção hospitalar em terra, aliás, situação absolutamente normal e com protocolos de saúde em vigor para auxiliar os passageiros dos navios de cruzeiro nestas ocasiões. Apesar da surpresa, alguns dos nossos sócios conseguiram fotografar o navio nesta curta escala não programada, pelo que partilhamos os registos. Surpresa ou não, temos satisfação em constatar que existe sempre alguém disponível para fotografar, ajudando a abrilhantar o registo de imagens que divulgam o destino mundo fora.

Azura e MSC Magnifica enchem Pontinha

Imagem sócio Ruben Câmara

Domingo no porto do Funchal com registo para as chegadas de dois navios de cruzeiro já bem conhecidos dos madeirenses que ocupam a Pontinha praticamente na sua totalidade.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócia Cecília Pereira

Pelas 08:00 atracou ao Cais 2 o MSC Magnifica, com proveniência de Tenerife. Pelas 16:00 rumará para Málaga. A bordo navegam 1949 passageiros e 896 tripulantes.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Ruben Câmara

Pelas 11:45 atracou o Azura, igualmente proveniente de Tenerife com 3000 passageiros e 1500 tripulantes a bordo, tendo a saída agendada para as 23:30 rumo a La Palma. Juntando à escala de ontem do MSC Seascape, passaram este fim-de-semana pela Madeira um total de 12,132 pessoas em três navios de cruzeiro.


Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócia Sofia Pereira

Realçar que a escala do Azura originalmente aconteceria à segunda-feira, pois o navio, como já foi constatado no nosso blogue, é um dos semanais daquele dia, no entanto devido à falta de espaço que amanhã se vai verificar, com três navios a encherem o porto do Funchal, foi seguramente em coordenação próxima entre as autoridades portuárias, agente de navegação e P&O Cruises, que o Azura esta semana altera o calendário para escalar o Funchal hoje, que há espaço disponível para o seu atraque. Igualmente na próxima semana, em vez de vir à segunda-feira, escalará na terça-feira pela mesma razão. Com o porto cheio, vai sendo feita assim uma (boa) gestão dos espaços disponíveis de forma a tentar satisfazer da melhor forma todas as companhias e navios que nos procuram como destino de excelência no atlântico.

26.11.22

Novo MSC Seascape estreia no Funchal dias após a entrega

Imagem sócia Sofia Pereira

Estreou hoje no porto do Funchal o navio de cruzeiros MSC Seascape, mais recente unidade da frota MSC Cruzeiros, que acabou de ser entregue no início do mês nos estaleiros de Fincantieri, em Monfalcone, na Itália.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Fernando Gomes

Atracou pelas 07:00 proveniente de Málaga, e rumou pelas 18:00 com destino a Kings Wharf, nas Bermudas, tendo como destino final o porto de Nova Iorque onde acontecerá a sua cerimónia de batismo. No porto do Funchal, o navio efetuou embarques de alguns madeirenses, para o remanescente desta sua viagem pré-inaugural.

Imagem sócio Olavo Luís

Imagem sócio Ruben Câmara

O MSC Seascape é a segunda unidade da classe Seaside EVO (Seashore e Seascape), que, como o nome indica, trata-se da evolução da classe Seaside (Seaside e Seaview). Quando passamos os olhos assim por alto, é possível observar uma chaminé ligeiramente mais magra, mas mais alta e inúmeras novas atrações, incluindo o novo Robotron, que substitui a famosa Zipline da classe original. O Robotron é um braço robótico com uma gôndola acoplada que acomoda 3 passageiros a 53 metros acima do nível do mar, permitindo uma vista de 360 graus enquanto se encontram pendurados. É também possível observar a adição de um novo restaurante de popa, que fechou aquela área que, nas unidades originais, é aberta, bem como a extensão do deck superior.

Imagem sócio Luis Fernandes

Imagem sócia Cecília Pereira

Com 339 metros de comprimento, trata-se do mais comprido navio da MSC, a par dos restantes navios da classe. Arrasta pouco menos de 170 mil toneladas de arqueação bruta e uma capacidade máxima estimada nos 5,877 passageiros. A nível ambiental, o navio apresenta também um sistema avançado de tratamento de águas residuais com padrões de purificação mais elevados do que a maioria das instalações de tratamento de águas residuais em terra.

Imagem sócio David Pereira

Imagem sócia Maria João Fernandes

À despedida, como é hábito, vários sócios do Clube reuniram-se no muro cortina, para despedir-se do navio.

Imagem sócio Marcial Fernandes

Imagem sócio Mário Camacho