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Imagem sócio Francisco Loreto |
O navio de cruzeiros Carnival Celebration estreia hoje no porto do Funchal, assinalando o regresso da Carnival ao Funchal após 13 anos de ausência.
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Imagem sócio José Pêssego |
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Imagem sócia Sofia Pereira
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No entanto, atracou primeiro o navio de cruzeiros Oosterdam, da Holland America Line. Dedicado ao segmento premium, passou cabos pouco passavam das 05:00 proveniente de Lisboa. O Funchal é o último porto de escala deste itinerário que se iniciou a 22 de outubro último em Trieste, Itália, e passou por Dubrovnik, Sarande, Katakolon, Nápoles, Civitavecchia, Livorno, Villefranche-sur-Mer, Toulon, Palma de Mallorca, Valencia, Barcelona, Cartagena, Málaga, Cádiz e Lisboa antes de cá chegar. A sua saída está agendada para as 19:00 tendo como destino Miami, na Flórida.
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Imagem sócio Fernando Gomes
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Imagem sócio Luis Fernandes |
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Imagem sócio Marcial Fernandes
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Meia hora depois foi altura de receber o novíssimo Carnival Celebration, que com cerca de 184,000 toneladas de arqueação bruta hoje supera o anterior recorde de tonelagem, que pertencia ao Iona, por algumas dezenas de toneladas, tornando-se assim no maior navio de cruzeiros a alguma vez visitar o porto do Funchal. Proveniente de Vigo, a sua saída está agendada para as 16:00 com destino a Tenerife, antes de rumar também ele para Miami.
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Imagem sócio Mário Camacho |
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Imagem sócio Ruben Câmara |
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Imagem sócio Marco Jarimba |
Com 6,600 pessoas a bordo, o Carnival Celebration encontra-se na sua viagem inaugural, que partiu de Southampton e visitou La Coruña e Vigo, sendo o porto do Funchal o seu quarto porto da carreira. O navio assinala o regresso da Carnival Cruise Line à Madeira, após as últimas escalas datarem de 2008 e 2009, com navios como o Carnival Freedom, Liberty e Splendor. O Carnival Celebration é o segundo navio desta classe na Carnival - após o Mardi Gras - e, à popa trás pintura alusiva aos 50 anos da companhia. A Carnival vai ainda receber um terceiro, o Carnival Jubilee, para 2023, sendo que esta linhagem de navios espalha-se também pela Costa, AIDA e P&O, tendo estas como integrantes o AIDANova, AIDACosma, Iona, Costa Smeralda e Costa Toscana e, em breve, o Arvia, todos eles movidos a Gás Natural Liquefeito.
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Imagem sócia Iria Aguiar |
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Imagem sócio Mário Camacho |
O principal destaque é sem dúvida o Bolt, a primeira montanha russa num navio de cruzeiros - é na verdade a segunda pois está replicada no Mardi Gras, irmão ligeiramente mais velho -. A título de curiosidade, esta classe, na Carnival, reutiliza nomes de navios que marcaram gerações na empresa - o Mardi Gras original, foi o primeiro navio da empresa, e no caso do nosso visitante de hoje, o Carnival Celebration original - que conhecemos como Grand Celebration - foi um dos primeiros navios construídos de raiz para a Carnival. Com 344 metros de comprimento, é também um dos navios mais compridos a atracar à Pontinha, ultrapassado apenas pelo Queen Mary 2, Anthem of the Seas e Odyssey of the Seas. Para os mais casuais, o tamanho na indústria dos cruzeiros é medido pela tonelagem, e é este recorde que hoje é superado, como anteriormente mencionado.
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Imagem sócia Iria Aguiar |
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Imagem sócio Ruben Câmara |
As novidades não se ficam por aí pois o Carnival Celebration é publicitado como possuindo seis diferentes zonas, para fácil orientação do passageiro a bordo. Desde a Celebration Central (grande átrio central do navio) à Ultimate Playground (parque de diversões à popa), não faltam atividades e áreas para conhecer neste imponente navio de cruzeiros. Com o regresso da Carnival à Madeira, não será exemplo único esta escala, pois para 2023 e 2024 estão já agendados navios como o Carnival Pride, Carnival Glory ou Carnival Horizon, todos eles em viagens muito semelhantes àquela que hoje nos trouxe o recordista Carnival Celebration.
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Imagem sócia Sofia Pereira |
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Imagem sócio David Pereira Imagem José Carlos Rodrigues
imagem:João Vasconcelos |
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