28.2.22

Tripla de cruzeiros no último dia de Fevereiro

                                                          Imagem sócia Cecília Pereira
Este último dia do mês  de Fevereiro, o Porto do Funchal recebe uma tripla de cruzeiros com  as escalas do semanal AIDAnova da companhia AIDA Cruises, o Viking Star da companhia Viking Cruises e o Queen Elizabeth da companhia Cunard Line.

                                                               Imagem David Pereira

O  QUEEN ELIZABETH que chegou ontem ao Funchal, estava atracado no Cais 2, mas pela madrugada teve a sua saída para o largo pelas 6h e regresso pelas 7h, para o cais 3,  dando o lugar ao gigante da AIDAnova e rumou pelas 17h30m ao porto de Gibraltar.   

                                                       Imagem David Pereira 

O Viking Star chegou pelas 4h30m, proveniente de Mindelo nas ilhas de Cabo Verde, na sua grande viagem posicional desde o hemisfério sul e rumou pelas 18h, com destino ao porto de Cadiz em Espanha. O navio AIDAnova teve sua chegada pelas 6h30m, proveniente de Santa Cruz de Las Palmas e rumou pelas 23h a Santa Cruz de Las Palmas.  

                                                            Imagem sócio Luis Fernandes


27.2.22

Queen Elizabeth escala Funchal para pernoitar

O navio de passageiros Queen Elizabeth da companhia Cunard Line, chegou ao porto do Funchal pelas 8h30m, proveniente de Santa Cruz de Tenerife e vai pernoitar na Madeira. O navio Queen Elizabeth está numa viagem de 14 dias, desde o Reino Unido, nesta escala tem agendada a sua saída amanhã com destino a Gibraltar pelas 17h30m. Imagens sócia Iria Aguiar.
 

26.2.22

Navio MURUETA no Funchal



O navio de carga MURUETA do grupo Navesco,  esteve hoje no Porto do Funchal, proveniente do porto de Linden na Guiana, para uma escala para reabastecimento de combustível e rumou pelas 12h,  com destino ao porto de Ceuta, na Espanha.

O navio MURUETA é um navio de carga geral construído em 2012 (10 anos), nos Astilleros de Murueta, Guernica em Espanha. Imagens sócio Sergio Ferreira 

24.2.22

Marella Explorer na ilha da Madeira

Imagem sócio Sergio Ferreira 
O navio de passageiros  Marella Explorer da companhia Marella Cruises, chegou pelas 9h40m, com a sua proveniência  da ilha La Palma, nas Canárias. A bordo está  1210 passageiros, nesta viagem semanal pelas ilhas da Madeira e Canárias, tem agendada a sua saída pelas 21h, com destino à ilha de Lanzarote.

                                                             Imagem sócio Fernando Gomes 
Hoje o ferry Lobo Marinho fez a sua saída habitual pela 8h, com destino a ilha Dourada, mas esteve um regresso antecipado desde o porto do Porto Santo, pelas 12h30m, rumou com destino ao Funchal, onde chegou pelas 15h, devido agitação maritima previsto com agravamento ao fim do dia.


Imagem sócio Sergio Ferreira 

23.2.22

Escuna TWISTER no Funchal

 

   A escuna holandesa TWISTER chegou hoje ao Funchal, pelas 17h, com a sua proveniência do Puerto de Guincho ilhas  nas Canárias . Clássica escuna de dois mastrosTwister foi originalmente construído com um casco de madeira em 1902, e seu objetivo original era transportar peixes entre barcos de pesca e de volta ao porto e mais tarde doi remodelado com um casco de aço e depois de vários outros proprietários, foi transformado em 1998 num navio de passageiros de luxo. Renovado novamente em 2012,  foi atualizado com todos os novos recursos/equipamentos de segurança e todos os confortos modernos que você poderia desejar de um navio fretado.  Ficou em fundeadouro junto do Lazareto no Funchal.


O iate de luxo FIREBIRD, saiu do fundeadouro do Lazareto, pelas 16h  para atracar no porto do Funchal, para permanecer até dia 28 de Fevereiro. Imagens sócio Sergio Ferreira 

Cancelamento do IONA no Funchal

 

                                                                       Imagem sócio Ruben Camara 
Hoje foi a vez do IONA da companhia P&O Cruises, após tentar uma vez entrada no porto do Funchal, mas devido aos fortes ventos, ainda a assolar a ilha da Madeira, teve de cancelar a sua escala e rumar a sul com direcção à Canárias.  Proveniente de Southtampton, no Reino Unido está numa viagem de 12 dias pela Madeira e Canàrias, rumou após desembarque de piloto com destino a Santa Cruz de Tenerife nas Canárias. 
                                               Imagem sócio Sergio Ferreira 

A sul da ilha da Madeira,  na mesma hora passagem do graneleiro BERGE ATLAS, com 289 m de comprimento, com uma tonelagem bruta : 90092 DWT, construído em 2008 nos estaleiros SAIJO DOCKYARD, SAIJO no JAPÃO, pertence a BERGE BULK NORWAY AS, Oslo, está numa travessia transatlântica desde o sul de França para a Columbia.


22.2.22

Tempestade Eunice afasta alguns cruzeiros, mas não a estreia do Seabourn Encore no Funchal

 

                                                                    Imagem sócio Sergio Ferreira 

Tempestade Eunice afasta os cruzeiros do Funchal, mas não impede estreia do SEABOURN ENCORE, da companhia Seabourn Cruises, no primeiro cruzeiro pós-paragem de operações e a primeira escala inaugural na Madeira.
                                                                     Imagem sócio Sergio Ferreira 

Hoje o MEIN SCHIFF 4 da companhia Tui Cruises, cancelou a escala que tinha prevista sem sequer entrar na linha das 3 milhas, chegou à linha das Desertas e inverteu rumo a Canárias, enquanto que o AIDAMar regressou a Canárias, pouco depois de deixar o porto de Las Palmas, assim que ontem soube que o AIDAnova abortou a manobra de entrada na Pontinha. 


                                                  Imagem sócio Luis Fernandes 

As fortíssimas rajadas de vento que ainda se fazem sentir um pouco por toda a Madeira, consequência da tempestade Eunice, que tem lavrado a Norte, no Oceano Atlântico, tem condicionado assim a operacionalidade do nosso porto (e a operacionalidade dos nossos quotidianos também, tal a força do vento, que até atrapalha a locomoção humana!), mas não impediram a estreia do SEABOURN ENCORE, mais recente navio da Seabourn que se encontra no primeiro cruzeiro pós-paragem de operações, após cerca de dois anos em lay-up, tendo escolhido o porto do Funchal como primeiro porto do pós-pandemia.

                                                                   Imagem sócio Mário Camacho
O navio tinha saída prevista para as 17:00, mas alterou para as 19:30, após solicitar auxílio de rebocador para a saída, tendo o mesmo chegado proveniente do Caniçal, pelas 17:15 e rumou a Santa Cruz de La Palma na ilha de La Palma.   

                                          Imagem sócio Fernando Gomes

21.2.22

AIDAnova cancela escala no Porto do Funchal

 


O navio de cruzeiros AIDAnova da companhia AIDA Cruises, cancelou hoje a escala que tinha no Funchal, devido aos ventos fortes na costa sul da ilha da Madeira,  que o impediu de entrar em porto fo Funchal. Chegou pelas 6h00, fez uma tentativa junto da entrada do porto, permanecendo até às 8h00 à espera de melhores condições. Situação que não melhorou e com aumento de ventos, AIDAnova prosseguiu viagem com destino a Santa Cruz de Tenerife nas Canárias. Imagens sócio Sergio Ferreira.

20.2.22

Saída do Mein Schiff 3 e veleiro Gunilla

 


O navio de cruzeiros MEIN SCHIFF 3 da companhia Tui Cruises, deixando o Porto do Funchal após ter adiado a sua saída para as 17h (previsto pelas 14h), devido às condições meteorológicas, algo que parece não estar a afectar o iate FIREBIRD em fundeadouro. Pelas 16h, teve a saída do veleiro sueco Gunilla com destino aos Açores. Imagens sócio Rubén Camara.

Saída do navio militar BAM Relámpago (P-43)

Saída do navio militar Relámpago (P-43) pelas 9h, do cais norte do Porto do Funchal, com destino a Las Palmas nas ilhas Canárias. O Relámpago é o terceiro navio da classe Meteoro , navio de patrulha offshore criado para a Marinha espanhola e denominado BAM.
                                                                      Imagens sócio Sergio Ferreira

 

19.2.22

"Olhar o mar sem nunca dizer adeus" sócio CEN na ANTENA 1

                                                               Imagem Antena 1 
Foi ontem para o ar a peça jornalística para a Antena 1 Portugal, onde o sócio Mário Camacho como Paula Cabaço, presidente dos Portos da Madeira, deram as suas perspetivas para o recordista ano de 2022, que se prevê no Funchal com navios de cruzeiros.  Deixo aqui o corte da peça "Olhar o mar sem nunca dizer adeus" nas palavras da equipa da Antena 1, na posição de explicar o que é que move um sócio a fotografar diariamente "sempre a mesma coisa" como diz o outro,  também os momentos finais da peça, com os navios de cruzeiro BOREALIS e ALBATROS a fazerem-se ouvir, o primeiro em interação com a super-buzina CEN e com uma pequena buzina de ar.   Poderá ouvir online em 

https://www.rtp.pt/play/p470/e599799/portugal-em-direto  

18.2.22

Navio da Marinha Espanhola RELAMPAGO e Mein Schiff 3 no Funchal

 


Com uma bonita noite de luar chegou ao Funchal, 1h15 mais cedo do que previsto (23h15) o navio de cruzeiros MEIN SCHIFF 3 da companhia Tui Cruises e de surpresa pelas 19h00, o navio da Marinha Espanhola RELAMPAGO,  com o numero de Amura P 43 atracando no Cais Norte, com a sua proveniência de Cadiz. Para que o navio da TUI Cruises ficasse no Cais 2 , o iate FIREBIRD encontra-se fundeado na zona do Lazareto .


                                                 Imagem sócio Ruben Camara 

Iate de luxo FIREBIRD

 

                                                          Imagens sócio Sofia Pereira
O iate de luxo FIREBIRD depois de chegar pelas 15h, ao Funchal, proveniente da ilha de Antigua, atracou para reabastecimento e pelas 18h30m foi para fundeadouro até  dia 22, para depois rumar a  Gibraltar, por volta das 17h. 

                                                                          Imagem sócia Sofia Pereira


Imagens sócio Rodrigo Freitas

17.2.22

Semanal MARELLA EXPLORER


                                                  Imagem sócio Fernando Gomes

Semanal o navio de passageiros MARELLA EXPLORER da companhia britânica Marella Cruises, chegou hoje ao Funchal, pelas 9h30m, proveniente da ilha canária de La Gomera, com 1207 passageiros a bordo e ruma pelas 21h com destino a Lanzarote.

                                                 Imagem sócio Sergio Ferreira


Veleiro sueco GUNILLA no Funchal

O veleiro sueco GUNILLA está no Funchal, numa viagem de treino de vela, atracou pelas 10h45m, proveniente Lisboa e vai ficar em porto vários dias, para a sua saída agendada no dia 20, para rumar aos Açores.    

Este veleiro sueco Gunilla foi lançado em 1940 como um navio de carga de longo curso, com exceção de um curto período nos anos 50, quando o navio atuava como balsa, transportando pessoas e carros para Öland, navegava com a carga até os anos 90. Em 1997, o Gunilla foi totalmente reconstruído e começou a funcionar como um navio de treino de vela. Imagens sócio Sergio Ferreira 


NRP Mondego com novo comandante



Hoje foi dia de cerimónia a bordo do navio patrulha da Marinha Portuguesa, para mudança de comando com o primeiro-tenente Bruno Tristão de Brito é o novo comandante do navio patrulha NRP Mondego, rendendo no cargo o primeiro-tenente Tiago Lopes, esteve a bordo várias entidades oficiais.                   O NRP Mondego permanecerá na Região Autónoma da Madeira até abril. 
Imagens sócio Sergio Ferreira


16.2.22

Iate de luxo à vela PIROPO no Funchal

O iate de luxo à vela PIROPO está hoje no Funchal, agenciado pela Funchal Marítima - Agência de Navegação, Lda. Entrou no Porto do Funchal pelas 8h30m, proveniente de Philipsburg na ilha de Sint Maarten nas Caraíbas, na sua viagem transatlântica e rumou pelas 11h, à marina de Gibraltar. Este iate à vela PIROPO é um veleiro de 55,7 m, construído na Itália pela Perini Navi e entregue em 2008.  Pode acomodar até 12 convidados, com 9 membros da tripulação esperando por todas as suas necessidades, t tem uma arqueação bruta de 499,0 GT e uma boca de 11,52 m. Imagens sócio Sergio Ferreira 




 

15.2.22

Mein Schiff 4, AIDAmar e Artania no Funchal

 

Hoje a cidade do Funchal tem em porto três navios de passageiros com as escalas do Mein Schiff 4 da companhia Tui Cruises, o AIDAmar da companhia AIDA Cruises e o Artania da operadora Phoenix Reisen, todos destinados para o mercado germânico. Como habitual o AIDAmar entrou em porto do Funchal, pelas 5h15m, proveniente da ilha de Gran Canária e pernoita para amanhã rumar de madrugada pelas 5h30m, ao porto da ilha de Lanzarote.

O navio Mein Schiff 4 teve a sua chegada pelas 5h45m, também é proveniente de Santa Cruz de Las Palmas e ruma pelas 19h, com destino ao porto de Arrecife na ilha de Lanzarote. Depois da sua chegada ontem o navio Artania tem agendada a sua saída hoje pelas 17h30m, com destino ao Reino Unido.  Imagens sócio Sergio Ferreira