11.4.25

Britânico Ambience estreia no Porto Santo em 2026

Imagem sócia Sofia Pereira


Com a indústria de cruzeiros a ir procurando constantemente por novos destinos e experiências para oferecer aos seus clientes, em especial, aos passageiros mais regulares, o mercado britânico tem recentemente voltado olhos para a ilha do Porto Santo como alternativa e novo porto de escala dos seus itinerários.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Fernando Gomes

Depois de a 08 de Abril de 2024, o Spirit of Adventure ter estreado a SAGA Cruises no Porto Santo - pode recordar esta escala através do nosso artigo à data, carregando aqui -, alguns dos operadores britânicos começam a olhar com bons olhos uma passagem turística pela ilha dourada. Com o navio da SAGA a ter efetuado a sua escala com todo o sucesso, é agora ocasião para a Ambassador Cruise Line agendar a sua escala na Vila Baleira, de certa forma, vai sendo este um "regresso" do mercado britânico ao Porto Santo, dado que a grande maioria das escalas ao longo dos últimos anos foram provenientes do mercado alemão, através de companhias tradicionais como a Hapag-Lloyd e Phoenix Reisen.

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócio Ruben Câmara

Assim sendo, o Ambience, da Ambassador, possui agendada a sua estreia no Porto Santo para o dia 04 de Junho de 2026, em cruzeiro de 15 dias entitulado "Maravilhas das Ilhas Canárias e Madeira", será proveniente de Lisboa e rumará ao Funchal ao final da tarde.  O mercado britânico é, desde sempre, um dos maiores mercados turísticos da Região Autónoma da Madeira, o mesmo se reflete nos cruzeiros. No que concerne ao Porto Santo, as companhias de cruzeiro desta origem, com navios tipicamente maiores, não tem tendência de escalas. No entanto, o maior navio de cruzeiros a alguma vez escalar o Porto Santo foi precisamente do mercado britânico, mais precisamente o conhecido Oriana, atual Piano Land em operação na Ásia, que efetuou uma escala na Vila Baleira a 01 de maio de 2000. Cinco dias depois, o Arcadia de 1997 também ali escalou sendo estas as únicas escalas da história da P&O, maior operador da Região em termos de escalas durante 2024 e uma das maiores companhias em operação no mercado britânico, no Porto Santo. 

10.4.25

MSC Splendida e Le Bellot no Funchal em cruzeiros reposicionais

Imagem sócio Ruben Câmara

Escalam hoje o porto do Funchal os navios de cruzeiro MSC Splendida e Le Bellot, ambos em cruzeiros reposicionais.

Imagem sócio Fernando Gomes
Imagem sócio Ruben Câmara


Imagem sócio Marco Nóbrega


Imagem sócio Marco Nóbrega

Imagem sócio David Pereira


Imagem sócio Olavo Luís

Chegou primeiro o MSC Splendida, pelas 08:15 proveniente de Fuerteventura com 3 203 passageiros e 1 264 tripulantes a bordo, encontra-se em pleno cruzeiro reposicional desde o Brasil para a Europa, tendo pasado entretanto por Santos, onde se iniciou este cruzeiro, seguido de Rio de Janeiro, Maceío, Tenerife, Lanzarote e Fuerteventura. Segue-se Ibiza, para onde ruma pelas 18:00, Tarragona e Marselha, onde terminará o itinerário, ficando posicionado no Mediterrâneo. 

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Ruben Câmara

Pelas 12:30 deu entrada o luxuoso Le Bellot da Ponant, proveniente de La Palma encontra-se em cruzeiro de Las Palmas a Casablanca, para onde rumará amanhã pelas 14:00. A bordo, viajam 146 passageiros e 117 tripulantes. O Le Bellot encontra-se também em reposição, com destino final ao Reino Unido, a partir de onde operará vários itinerários este verão, além de cruzeiros pela Islândia a partir de Reykjavik.

Semanal Jaime S no Caniçal

Imagem sócio Paulo David

Escala hoje o porto do Caniçal o porta-contentores português Jaime S, em nova escala semanal no âmbito da ligação contentorizada com território continental.

Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Paulo David

Proveniente de Lisboa, atracou há pouco, pelas 14:00 tendo a saída de momento agendada para as 23:59 de amanhã rumo à proveniência. No Terminal Sul, permanece o estreante Norvaag, em operação de descarga.

9.4.25

Marella Explorer e AIDAblu movimentaram Funchal

Imagem sócia Cecília Pereira

Movimentaram hoje o porto do Funchal os navios de cruzeiro Marella Explorer e AIDAblu, dois regularíssimos do mercado das Canárias e Madeira esta temporada. 

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Sobre o AIDAblu já ontem havíamos dado conta, efetuou pernoita e largou amarras pelas 18:00 com destino a Puerto del Rosário, Fuerteventura. Já hoje, pelas 07:00 deu entrada o Marella Explorer com 2 031 passageiros e 763 tripulantes, teve a saída pelas 17:45 com destino a La Palma.

8.4.25

Porto do Caniçal com estreia em dia também com quatro navios

Imagem sócio Paulo David


Escalam hoje o porto do Caniçal quatro navios comerciais, um em estreia, que movimentam bastante aquele porto comercial na extremidade Este da ilha.

Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Paulo David

Chegou primeiro o Funchalense 5, ontem pelas 07:30 foi proveniente de Lisboa em mais uma escala regular no âmbito da ligação contentorizada com território continental, tem a saída agendada para as 17:00 com destino ao Porto Santo. Pela meia-noite, seguiu-se o Ilha da Madeira proveniente de Ponta Delgada, escala no âmbito do triângulo com a Região Autónoma dos Açores e teve a sua saída pelas 14:30 com destino a Lisboa. 

Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Paulo David

Já hoje, atracou pelas 08:00 o Monte Brasil, proveniente de Leixões, tem de momento a saída agendada para as 17:15 de amanhã com destino a Lisboa. Entretanto, aguardava ao largo o navio de carga geral Norvaag, em estreia no porto do Caniçal, com bandeira norueguesa atracou pelas 14:40 proveniente do porto espanhol de Bilbao. Trata-se de um navio com 89,7 metros de comprimento por 13,2 de boca detido pela Askvoll Sandfrakt As, que o opera debaixo da Kopervik Ship Management estando disponível para frete nas mais diversas rotas de carga geral ao longo da Europa, como é o caso.

Imagem sócio Paulo David

Porto do Funchal com casa-cheia

Imagem sócio David Pereira

Quatro navios de passageiros escalam hoje o porto do Funchal, ocupando todos os espaços de amarração disponíveis - aos quais se junta o Lobo Marinho, em dia de folga, para um quinteto.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Ruben Câmara

Sobre o Santa Maria Manuela já ontem havíamos dado conta da sua escala, partirá hoje pelas 17:00 com destino a Lisboa, iniciando aqui mais um cruzeiro à vela para os seus passageiros. A bordo, seguem 15 passageiros e 16 tripulantes. Já hoje, juntou-se ao lugre português primeiro o navio de cruzeiros AIDAblu em nova escala quinzenal, foi proveniente de Las Palmas tendo atracado ao Cais Norte pelas 05:45. A sua saída está anunciada para as 18:00 de amanhã com destino a Puerto del Rosário, Fuerteventura. A bordo, viajam 2 467 passageiros e 641 tripulantes.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócia Iria Aguiar



Pouco depois, pelas 06:30 deu entrada o Viking Sea com 907 passageiros e 464 tripulantes, proveniente de St. Marteen encontra-se em viagem reposicional que o posiciona no verão europeu, tem a saída agendada para as 18:00 com destino a Tânger. 

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócia Iria Aguiar

Já pelas 08:00 atracou o Britannia da P&O Cruises, proveniente de Southampton tem a sua saída agendada para as 17:00 com destino a La Palma. A bordo, navegam 3863 passageiros e 1 377 tripulantes.

7.4.25

Lugre Santa Maria Manuela de regresso ao Funchal

Imagem sócio Fernando Gomes

Atracou hoje pelas 18:30 ao porto do Funchal o navio de cruzeiros à vela Santa Maria Manuela, do grupo Jerónimo Martins, para nova escala que inclui embarques e desembarques no nosso porto.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Proveniente da Reserva Natural das Selvagens, onde esteve praticamente todo o dia 05 de abril, a sua proveniência original é Tenerife, de onde saiu ao nascer do sol de dia 4 em cruzeiro com destino ao Funchal, com exploração da citada reserva. Após as Selvagens, efetuou também breve aproximação à Deserta Grande ao início da tarde de hoje, com lenta navegação e veio a atracar ao cais sul pelas 18:30. A sua partida está agendada para as 17:00 de amanhã, com destino a Lisboa.

Imagem sócio Mário Camacho

Navio de cruzeiros à vela Wind Star ao largo da Costa Sul

Imagem sócio Ruben Câmara

Registos da passagem a muito pano do navio de cruzeiros de luxo à vela Wind Star, nesta que é a sua última travessia atlântica de um futuro mais imediato, dado que na próxima temporada estará posicionado pela primeira vez nas Canárias e Madeira.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Paulo David

Com ponto mais próximo a 3.5 milhas náuticas a sul da Ponta do Garajau, o Wind Star foi visto em travessia desde Bridgetown, Barbados, para Lisboa sem qualquer paragem intermédia, termina na capital este cruzeiro reposicional tendo sido bem visível desde os concelhos da costa sul, sobretudo Funchal, Santa Cruz e Machico. O navio adentrará posteriormente o Mediterrâneo onde estará posicionado a partir de Piraeus para cruzeiros às ilhas gregas, regressando ao atlântico em Novembro para inédita operação regular da Windstar Cruises no nosso mercado, com 11 escalas agendadas para o Funchal entre 15 de novembro e 6 de março, uma a cada dez dias. A passagem de ano será em Tenerife, juntamente com o então novíssimo Star Seeker (ex. World Seeker do grupo Mystic), comprado pela mesma companhia a meia construção e cuja viagem inaugural vai ver em Tenerife a sua primeira escala da carreira, a 31 de dezembro próximo, em viagem de Barcelona às Caraíbas.

Imagem sócio Paulo David

6.4.25

Transatlântico Viking Mars e Queen Victoria movimentaram Domingo no Funchal

Imagem sócio Mário Camacho

Escalaram hoje o porto do Funchal os navios de cruzeiro Queen Victoria e Viking Mars, o primeiro em cruzeiro por Canárias e Madeira, o segundo em transatlântico reposicional rumo à Europa.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócia Cecília Pereira


Imagem sócio Olavo Luís

Imagem sócio David Pereira

Imagem sócio Mário Camacho


Atracou primeiro o Queen Victoria, pelas 06:30 com 1 957 passageiros e 1 000 tripulantes foi proveniente de Lisboa e teve a sua saída pelas 17:30 com destino a La Palma.

Imagem sócio Fernando Gomes


Imagem sócia Sofia Pereira
Imagem sócio Ruben Câmara


Imagem sócio Mário Camacho

Pelas 07:00 seguiu-se o Viking Mars, proveniente de Philipsburg, St. Marteen com 847 passageiros e 458 tripulantes a bordo, teve a sua saída pelas 13:15 com destino ao porto de Barcelona para findar o seu cruzeiro transatlântico. Esta foi a segunda escala deste navio na Região, após estreia em Março de 2024.

Imagem sócio Olavo Luís


Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócia Sofia Pereira