28.2.23

Regulares Norwegian Sun e Mein Schiff 4 de regresso

Imagem sócio Ruben Câmara

Estão hoje no porto do Funchal os navios de cruzeiros Norwegian Sun e Mein Schiff 4, em mais uma das suas escalas regulares pelas Canárias e Madeira.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Chegou primeiro o Mein Schiff 4 ontem pelas 23:15 proveniente de Las Palmas de Gran Canária. A chegada estava agendada para as 05:00 no entanto o navio optou por antecipar a sua chegada, trocando de espaço de amarração com o AIDAnova, que ontem saiu pelas 23:00 como reportamos em artigo anterior. O Mein Schiff 4 tem a sua saída agendada para as 14:00 de amanhã rumo a La Palma. A bordo, viajam 2 468 passageiros e 906 tripulantes.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócia Cecília Pereira

Já esta manhã, pelas 06:00 deu entrada o Norwegian Sun em mais um cruzeiro a partir de Lisboa rumo às Canárias e Madeira. Foi proveniente precisamente da capital portuguesa, e rumará pelas 16:00 com destino a Tenerife. A bordo viajam 1974 passageiros e 916 tripulantes.

Imagem sócia Sofia Pereira

27.2.23

Segunda-feira, dia de AIDAnova e Azura esgotarem a Pontinha

Imagem sócio Mário Camacho

Tal como acontece sempre à segunda-feira, hoje chegaram ao porto do Funchal os nossos assíduos visitantes semanais AIDAnova e Azura, que com mais de 9 mil pessoas a bordo esgotam o Cais Sul do Porto do Funchal semana após semana.

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Ruben Câmara

Chegou primeiro o AIDAnova, um dos maiores navios de cruzeiro que alguma vez atracaram no porto do Funchal, tendo dado braço ao Cais 2 pelas 05:00 proveniente de Las Palmas de Gran Canaria. A sua saída como sempre está agendada para as 23:00 com destino a Tenerife. 

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Ruben Câmara

Como habitual pelas 06:15 foi a vez do Azura, em sentido contrário ao AIDAnova, é proveniente de Tenerife e pelas 21:30 rumará para Las Palmas de Gran Canaria, continuando mais este cruzeiro semanal. Para amanhã está prevista nova dupla de cruzeiros na Pontinha, no caso os regulares Mein Schiff 4 e Norwegian Sun.

24.2.23

Spirit of Adventure de regresso ao Funchal

Imagem sócio Ruben Câmara

Está de regresso ao porto do Funchal o navio de cruzeiros Spirit of Adventure, da Saga Cruises, especializada em cruzeiros para maiores de 50 como em escalas anteriores demos conta.

Imagem sócio Fernando Gomes


Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ricardo Paiva

Chegou pelas 08:00 proveniente de Santa Cruz de La Palma com 912 passageiros e 499 tripulantes a bordo. A sua saída está agendada para as 17:00 rumo a Portsmouth onde terminará mais este cruzeiro pelas Canárias e Madeira.

Imagem sócio Fernando Gomes


Imagem sócio Ricardo Paiva

23.2.23

Contra-torpedeiro americano USS Porter visita Madeira

Imagem sócio Sergio Ferreira

Visita o porto do Funchal hoje e amanhã o contra-torpedeiro americano da famosa classe Arleigh Burke, USS Porter. 

Imagem sócio Ruben Câmara

Trata-se do quinto navio da marinha de guerra americana a ser nomeado em homenagem ao Comandante David Porter e o seu filho, Admiral David Dixon Porter e o 28º navio da sua classe e 12º dos quais a ser construído no Rio Mississipi. Entrou ao serviço a 20 de Março de 1999. A classe Arleigh Burke é uma das classes de maior sucesso naval nas marinhas de guerra do planeta, se não a que possuir mais unidades. Estão planeados 90 navios desta classe cuja construção do primeiro data de 1988 e respetiva entrada ao serviço em 1991. À data deste artigo, 23 de fevereiro, estão 71 contra-torpedeiros desta classe em serviço militar ativo, com outros 12 em construção e 7 ainda em encomenda.

Imagem sócio Ruben Câmara

No que toca a caraterísticas gerais a classe divide-se em quatro variantes com ligeiras diferenças e sobretudo avanços tecnológicos entre elas, adotados ao passar do ano. As duas primeiras variantes, medem 154 metros de comprimento e as duas variantes mais recentes, medem 155.3 metros. O USS Porter faz parte da segunda variante, com números de amura compreendidos entre os DDG 72 e DDG 78. São militados com até 90 mísseis e operados por uma guarnição de 303 elementos, com capacidade para ultrapassar os 30 nós (56 km/h) de velocidade. Representam o mais longo programa de produção de navios de combate de superfície na história dos Estados Unidos da America, investimento com custos na ordem dos biliões de dólares. Possuem também radares multi-funções AN/SPY-1 fornecidos pela Lockheed Martin. As unidades mais antigas já passaram, na década passada, por programas de modernização com melhores sistemas eletrónicos e mecanismos para eficiência do navio em missão.

Marella Explorer, fiel visitante da quinta-feira

Imagem sócio Fernando Gomes

Mais um dia de visitas com foco no mercado britânico, após ontem termos tido dois navios de cruzeiro com tamanha dedicação, hoje, visita-nos o Marella Explorer, da britânica Marella Cruises em mais uma escala inserida nos seus roteiros semanais das Canárias e Madeira, nicho de mercado em que a Marella já opera desde o início dos anos 90, então como Thomson Holidays.

Imagem sócio Ruben Câmara

Como sempre, atracou pelas 08:20 proveniente de San Sebastian de La Gomera, tendo a sua saída agendada para as 21:00 com destino ao porto marroquino de Agadir. Como é hábito, o navio viaja muito perto da sua capacidade máxima, estabelecida em 1,927 passageiros, no caso, estão hoje a bordo 1,898 passageiros, servidos por 778 tripulantes. Trata-se de um paquete que claramente tem vindo a gozar de bastante sucesso entre o mercado britânico, especialmente recentemente.

Imagem sócio Ruben Câmara

22.2.23

Quarta-feira de Cinzas com dupla de cruzeiros

Imagem sócio Ruben Câmara

Escalaram hoje o porto do Funchal uma dupla de navios de cruzeiro dedicados ao mercado britânico, no caso o Ambience da Ambassador Cruise Lines e o gigante Iona da P&O Cruises.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Ricardo Paiva

Com 6,269 pessoas a bordo, o Iona deu entrada no porto do Funchal pouco passavam das 05:00 da manhã com proveniência de Southampton onde iniciou o cruzeiro atual, tendo rumado pelas 16:45 com destino a Tenerife.

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Ruben Câmara

Já o navio da Ambassador Cruise Line chegou ao Funchal cerca das 6h30 proveniente de Lisboa com 1.301 passageiros e 614 tripulantes. O Ambience deixou o Funchal pouco passava das 17h00 rumo à Ilha de Tenerife e na sua navegação para o Arquipelago das Canárias terá a companhia do Iona que também para lá se dirige.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Mário Camacho

20.2.23

AIDAsol antecipa chegada e porto enche com cruzeiros

Imagem sócia Sofia Pereira

Nesta segunda-feira da semana de Carnaval há registo para nova casa-cheia no porto do Funchal, com o AIDAsol a antecipar a sua chegada para o final da tarde de hoje, esgotando o porto do Funchal em conjunto com os habituais da segunda-feira, Azura e AIDAnova.

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Ruben Câmara

Como sempre chegou primeiro o AIDAnova pelas 05:00, proveniente de Las Palmas de Gran Canaria e com rumo apontado a Tenerife, pelas 23:00. Seguiu-se uma hora e um quarto depois o Azura, proveniente de Tenerife e com saída apontada às 22:00 a La Palma. 


Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócia Sofia Pereira

Pelas 16:45 deu entrada o AIDAsol proveniente de Las Palmas de Gran Canaria, tendo a saída agendada para as 22:00 de amanhã com destino a Lanzarote. Até lá, manter-se-á atracado ao Terminal Norte do porto do Funchal nesta terça-feira de Carnaval, que contará com o tradicional Cortejo Trapalhão na Avenida do Mar.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócia Sofia Pereira


18.2.23

Transportador de GNL, Methane Princess, arribou à baía do Funchal

Imagem sócio Ruben Câmara

 Ao final da manhã de hoje, 18 de fevereiro, o Methane Princess arribou à baía do Funchal para uma curta passagem técnica que foi programada nas últimas horas. Trata-se de um transportador de Gás Natural Liquefeito, com 179 metros de comprimento.

Imagem sócio Mário Camacho

Pertence à companhia Methane Progress, uma das primeiras empresas de transporte de GNL e criada especificamente em 1964 para transportar gás natural da Argélia para o Reino Unido. O Methane Princess fez uma passagem muito lenta pela baia do Funchal a cerca de 5 nós e fora da área de jurisdição, proveniente de Marsaxlokk em Malta nem chegando a parar, pois foi servido por lancha local com uma peça que, após entregue, viu o navio continuar o seu rumo para Point Fortin,  localizado no sudoeste de Trinidad e Tobago, cerca de 32 km a sudoeste de San Fernando, no condado histórico de Saint Patrick. As condições atmosféricas devido às poeiras do Norte de África não foram as melhores mas fica mais um registo CEN. Resta apontar que se tratam de movimentos técnicos relativamente comuns, com as várias agências locais - neste caso tratou-se da Blandy - a aceder a necessidades técnicas de alguns dos muitos navios comerciais que passam nas imediações das nossas águas.

Imagem sócio Mário Camacho


Norwegian Sun no Funchal em cruzeiro de Carnaval

Imagem sócio Mário Camacho

Atracou hoje pelas 06:00 ao porto do Funchal o navio de cruzeiros Norwegian Sun em mais um cruzeiro de e para Lisboa, com centenas de portugueses a bordo, entre outras nacionalidades num total de mais de 1,600 passageiros a bordo.

Imagem sócio Ruben Câmara

Foi proveniente precisamente da capital, neste que é o seu cruzeiro especial de Carnaval, com muitas atividades lúdicas relacionadas com este período tradicional da história humana. O navio encontra-se a operar uma inédita temporada atlântica da Norwegian Cruise Line, exclusivamente dedicada aos arquipélagos da Madeira e Canárias com escala também em Gibraltar e Lisboa, oferecendo embarques na capital portuguesa e em Tenerife. Originalmente, o mesmo estaria posicionado no mercado asiático, no entanto foi reposicionado derivado ao ainda corrente fecho daquele mercado aos cruzeiros em massa. Assim sendo, a empresa anunciou atempadamente este reposicionamento para o nosso mercado, onde já tinha operado regularmente com navios como o Norwegian Jade ou Norwegian Spirit, em cruzeiros que contemplavam também o Mediterrâneo, na altura. O Norwegian Sun tem a sua saída agendada para as 16:00, com destino a Santa Cruz de Tenerife.

                                                 Imagem sócio Antero Branco

Grande veleiro Christian Radich regressou ao Funchal

Imagem sócio Ruben Câmara

Está de regresso ao porto do Funchal o veleiro norueguês Christian Radich, de resto, um veleiro que já leva muitas escalas registadas entre nós.

Imagem sócio Fernando Gomes

Chegou ontem pelas 08:00 proveniente de Ponta Delgada, Açores, e tem a sua saída agendada para as 09:00 de amanhã rumo a Lisboa.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Reza a história que o veleiro tem o nome de um marinheiro norueguês que. em testamento. deixou capital para a construção de um veleiro - e ei-lo, em sua homenagem. A sua construção data de 1937 pelos estaleiros Framnaes Mekaniske Vaerskted, medindo 62.5 metros de comprimento por 9.7 de largura e uma área vélica estimada em 1,360 metros quadrados de vela. O Christian Radich opera pela Christian Radich Sail Training Foundation, que dá formação a futuros velejadores e, por vezes, oferece cruzeiros de lazer. Tem capacidade para 18 membros de tripulação - destacados a tempo permanente - e 88 passageiros. O Christian Radich tem no seu registo cinco vitórias em grandes Tall Ship Race, famosos eventos com grandes veleiros que ocorrem um pouco por todo o mundo, em ocasiões oportunas.