Imagem sócio Mário Camacho |
Registo esta tarde para a draga Ilhéu da Mina, em trabalhos na costa dos Anjos, na Ponta do Sol, onde já tem trabalhado por estes dias. Ao final da tarde, como habitual, a embarcação regressou ao porto do Caniçal.
Gosta de navios? De observá-los? De vê-los a navegar e a manobrar? De fotografá-los? De coleccionar postais? De ler e escrever sobre navios? Então, este é o seu clube!
Imagem sócio Mário Camacho |
Imagem sócio Mário Camacho |
Pertencente à Wisdom Line, já ocasional frequentadora dos mares madeirenses - quer para assistências técnicas, quer para fazer descansar os seus navios ao largo da ilha, com maior incidência em 2022 e 2023, vários dos seus navios a repetirem este tipo de operações, o Bunun Youth encontra-se a 10 milhas náuticas a sul da Ponta do Sol, resguardando do mau tempo pois aguarda melhoria de condições climatéricas em alto mar para prosseguir a viagem, carregado de cereal.
Imagem sócia Sofia Pereira |
Atracou ontem ao final da tarde o navio de cruzeiros Marella Explorer, para mais uma escala semanal que se estende até às 18:00 de hoje.
Imagem sócio Mário Camacho |
Imagem sócio Fernando Gomes |
Imagem sócio Ruben Câmara |
Juntou-se assim ao AIDAstella, que já se encontrava em porto desde a manhã de ontem, como ontem reportámos. O navio da AIDA seguirá rumo pelas 13:00.
Imagem sócia Iria Aguiar |
Imagem sócio Ruben Câmara |
Imagem sócia Sofia Pereira |
Já o Marella Explorer, foi proveniente de Lanzarote e rumará hoje pelas 18:00 com destino a La Palma. A bordo, viajam cerca de 2,600 pessoas, entre passageiros e tripulantes. A decisão de antecipar a chegada partiu do comandante do navio, que optou por resguardar-se em porto, ao invés de passar a noite em lenta navegação em alto mar, onde se verificava vento forte que poderia causar algum desconforto aos passageiros durante as altas horas da madrugada.
Imagem sócia Iria Aguiar |
Largou ferro na baía do Funchal na manhã de ontem o navio heavy-lifting UHL Future, em carregamento de pás eólicas que nos procura para resguardar-se de mau tempo em alto mar.
Imagem sócio Mário Camacho |
Imagem sócio Ruben Câmara |
Imagem sócio Ruben Câmara |
O navio foi proveniente de Las Palmas de Gran Canaria, onde foi abastecido de combustível, em grande viagem que se iniciou em Tuticorin, na Índia, de onde partiu no passado dia 30 de Janeiro pelas 17:30. Veio a aportar em Las Palmas ao início da noite do dia 25, saindo pelas 06:00 do dia seguinte rumo ao Funchal. Esta grande viagem evitou o Mar Vermelho e o Canal do Suez por consequência, derivado às tensões políticas que se vivem na área de momento.
Imagem sócio Mário Camacho |
Imagem sócia Iria Aguiar |
Imagem sócia Iria Aguiar |
De momento, tem previsão de resumir viagem pelas 23:00 de amanhã, dia 28 de fevereiro, seguindo com destino final Kiel, na Alemanha. Está registado no MAR - Registo Internacional de Navios da Madeira - e foi lançado em 2019, com 149,97 metros de comprimento por 25,9 de largura. O seu calado mede 7,2 metros, e possui capacidade de transporte de até 17 mil toneladas de peso morto.
Imagem sócio Mário Camacho |
Imagem sócio Fernando Gomes |
Imagem sócio Ruben Câmara |
Imagem sócia Iria Aguiar |
Atracou pelas 07:00 com proveniência de Las Palmas com 2 105 passageiros e 621 tripulantes a bordo. Pernoitará no Funchal, estando a sua saída agendada para as 13:00 de amanhã, com destino a Tenerife. Além do AIDAstella, é aguardada a chegada do Marella Explorer para esta tarde, e encontra-se em fundeadouro o UHL Future, com um carregamento de pás eólicas em viagem desde a Índia para Kiel, que dedicaremos um artigo à parte.
Imagem sócio Mário Camacho |
Imagem sócio Ruben Câmara |
Imagem sócio David Pereira |
Imagem sócia Iria Aguiar |
Como habitual, chegou primeiro o AIDAcosma pelas 06:00 com proveniência de Las Palmas, tendo saída agendada para as 23:00 com destino a Tenerife.
Imagem sócio Fernando Gomes |
Imagem sócio Mário Camacho |
Imagem sócio Mário Camacho |
Uma hora depois deu entrada o Azura, já na sua antepenúltima escala semanal regular - a operação semanal termina no próximo 11 de Março, visitando-nos a 19, mas já no âmbito do cruzeiro reposicional para o Mediterrâneo. Foi proveniente de Tenerife e largará amarras pelas 21:30 com destino a Las Palmas. A dupla de cruzeiros movimenta hoje 11 159 pessoas, entre passageiros e tripulantes.
Imagem sócio Mário Camacho |
Imagem sócio Ruben Câmara |
Imagem sócio Ruben Câmara |
Imagem sócio Mário Camacho |
O navio foi proveniente de Sines e resguardou-se no Funchal, devido a previsão de mau tempo no mar que inclusive fez antecipar o regresso do ferry Lobo Marinho esta segunda-feira. Está agendado para os próximos dias a operação de descarga do navio no Caniçal, assim que estejam reunidas as condições de segurança para as mesmas prosseguirem. O navio foi construído em 2008 e possui pavilhão sueco, mede 155,4 metros de comprimento por 23,75 de largura.
Imagem sócio Mário Camacho |
Imagem sócio Ruben Câmara |
Registos esta manhã para a primeira saída do clássico NRP Zaire, da Marinha Portuguesa ao serviço na Zona Marítima da Madeira.
Imagem sócio Ruben Câmara |
Imagem sócio Ruben Câmara |
Imagem sócio Mário Camacho |
Imagem sócio Mário Camacho |
O navio originalmente passaria na habitual grande rota marítima designada a Este da Região para este tipo de viagens mas durante a madrugada, viria a regressar atrás para rápida assistência técnica na linha das 3 milhas a sul do Funchal e uma vez finalizada esta operação, por cerca do meio-dia, prosseguiu rumo. Construído em 2005 e operando atualmente sob pavilhão norueguês, o Spar Lyra é propriedade da Spar Shipholding A/S e mede 190 metros de comprimento por 32,26 de largura e calado estimado na ordem dos 12,5 metros. O navio tem capacidade de transporte de até pouco mais de 53 mil toneladas de grão.
Imagem sócio Paulo Pereira |
Imagem sócio Fernando Gomes |
Imagem sócio Ruben Câmara |
Imagem sócio Ruben Câmara |
Atracou pelas 08:15 com proveniência de La Palma, tendo a saída agendada para as 17:30 com destino a Gibraltar. A bordo, viajam 1,330 pessoas, entre passageiros e tripulantes, que até cá chegar já conheceram vários portos exóticos. A partida ocorreu em Portsmouth, a 3 de fevereiro, e escalou Cadiz, Casablanca, Agadir, Arrecife, Las Palmas, Mindelo, Praia, Banjul, Dakar, Tenerife e La Gomera, antes de La Palma, Funchal, Gibraltar, e por fim, Vigo e La Coruña, com término em Portsmouth a 4 de março.
Imagem sócio Fernando Gomes |
Imagem sócio Ruben Câmara |
A última noite na Região - imagem sócio Mário Camacho |
Imagem sócio Ruben Câmara |
Imagem sócio Ruben Câmara |
O NRP António Enes largou amarras pelas 09:00, com habitual manobra no interior da bacia portuária da capital madeirense, ficando agora o comando da ZMM entregue ao NRP Zaire, como anteriormente reportamos.
Imagem sócio Ruben Câmara |
Imagem sócio Ruben Câmara |
Imagem sócio Ruben Câmara |
Imagem sócio Rui Sousa |
Além da chegada do NRP Zaire, para regionalização na Zona Económica Exclusiva da Madeira, que ontem noticiamos, também o NRP António Enes permanece na Região, com atraque por estibordo ao Cais Norte, aonde vai permanecer até à manhã deste sábado, em que seguirá rumo para os Açores.
Imagem sócio Ruben Câmara |