11.8.21

Cruzeiros em segurança | Diário de Bordo | Dia 4 | La Spezia

 Continuamos o nosso cruzeiro no magnífico MSC GRANDIOSA, onde tentamos dar um testemunho do nível de segurança que temos nesta retoma do turismo de cruzeiros.

Neste DIÁRIO DE BORDO, já debruçamos sobre inúmeros aspectos dos procedimentos adotados para a segurança face à Pandemia ainda em vigor. 

Neste 4. Dia, em que estamos a fazer escala no porto italiano de La Spezia, o nosso DIÁRIO DE BORDO (último desta série) será referente à animação a bordo. 

Entretanto, hoje fizemos mais uma excursão, desta feita à belíssima cidade renascentista de Florença. Os procedimentos de segurança anti-covid foram os mesmos enunciados no Diário de Bordo de ontem, com o grupo sempre junto em "bolsa", com mínimo contato com população local. A diferença é que esta excursão foi o dia todo e como tal incluiu um almoço num restaurante típico da Toscana. No restaurante, as nossas mesas estavam organizadas por famílias e com distanciamento apreciável. Correu tudo bem. 

O que nos impressionou foi ver as ruas mais turísticas muito cheias de gente, com filas intermináveis para entrarem nos monumentos, tal como vimos em 2010, quando fizemos um cruzeiro que nos deu oportunidade como este cruzeiro de conhecer Florença. Ou seja, já se nota muito movimento turístico, sendo que apesar do calor intenso (38°), a maioria das pessoas usavam máscara. 



Foi bom rever Florença e a Toscana



(amanhã vamos recordar Roma, que também visitamos em 2010).

Como vimos neste Diário de Bordo, os procedimentos de segurança estão muito bem funcionais, sendo que para além do conceito de grupo em "bolha", do distanciamento, do uso de máscaras, e da desinfecção recorrente das mãos, existem 2 procedimentos fundamentais: 
- todos os dias temos de medir a temperatura à entrada para o pequeno almoço ou ao almoço e também quando se regressa ao navio. Apresentamos o nosso MSC card, e é feita a leitura que fica no nosso registo. Se alguém faltar à este procedimento, ao meio da tarde recebe um aviso no camarote para se deslocar a um determinado local e aí fazer a leitura obrigatória de temperatura. Se alguém acusar febre, os procedimentos mandam que essa pessoa vá logo ao centro médico do navio, para averiguar origem dessa febre. 
- outro procedimento tem haver com a obrigação de se usar sempre a pulseira electrónica da MSC, que para além de servir para abrir a porta do camarote e fazer pagamento de consumos sem contatos, este dispositivo tem GPS que permite em caso de algum contágio, saber quem esteve próximo, de modo que esses contatos próximos terão de aguardar no camarote até serem testados. 

Por todo o navio existem painéis digitais com informações úteis de entretenimento, onde mensagens a lembrar os procedimentos de segurança acompanham essas informações 


Bem, para fechar estes testemunhos da segurança atual nos cruzeiros, vamos à animação a bordo (claro, sempre em segurança). 

Todos os procedimentos até agora abordados nestes Diários de Bordo funcionam plenamente na MSC desde a retoma dos cruzeiros desta companhia a 24 de Janeiro (precisamente com este navio MSC GRANDIOSA), permitindo que em atual contexto ainda pandemico, os passageiros possam usufruir do cruzeiro e da sua respetiva animação ao máximo. 

Assim, por todo o navio MSC GRANDIOSA temos ao longo de todo o dia uma agenda de eventos e de animação, que permitem assim usufruir de umas fantásticas e inesquecíveis férias!! De manhã até de madrugada noite existem sempre algo que fazer no navio, o que é fantástico sobretudo para aqueles que não fazem excursões. 


Naturalmente, sendo este um cruzeiro em tempo de Verão, durante o dia a animação passa-se mais no exterior, nas zonas das piscinas, jacuzzi, aquaparque (com tobogan), e atidades radicais. 











mas mesmo aí, depois de encerradas, a animação continua nos seus respetivos bares, com música ao vivo




Estes espaços exteriores são ideias para quem ainda não se sente confortável em estar em bares nos interiores. 
E enquanto que na generalidade dos países as discotecas ainda estão encerradas, no MSC GRANDIOSA pode-se dar um pezinho de dança na discoteca (com limite de lotação) e em alguns bares espalhados pelo navio (por motivos de privacidade, não publicamos imagens). 

Também por motivos de privacidade, não partilhamos imagens do funcionamento do Casino, mas podemos atestar que o mesmo funciona na sua plenitude, com os jogadores nas mesas e máquinas afastados uns dos outros, e para quem joga cartas, usa luvas, acompanhado de muito álcool gel. 
Por todo o navio como dissemos, temos imensos bares à disposição, a maioria com música ao vivo











Os passageiros mais novos também têm atividades de clubes para crianças e adolescentes, de modo que os pais podem com toda a segurança deixar os seus filhos bem entretidos nestas atividades, com respetiva. 
tripulação especializada (por motivos de privacidade, selecionamos algumas fotos alusivas aos clubes para menores, não comprometedoras). 








Para todos os gostos, é possível fazer simulador em carro de Fórmula 1, jogar bowling, ou jogos de laser (que os adolescentes bem adoram)! 






Estamos a chagar ao fim destes Diários de Bordo, a testemunhar o quanto já é seguro fazer cruzeiros. Para terminar, só mais este pormenor, de um evento do 2. maior salão do navios, onde fomos presenteados com um fantástico espectáculo, onde elementos da tripulação (cozinheira, bar mans, faxineiros, maitiers de restaurantes. Etc), deram um autêntico show, estilo "Got talent"!!! A sala tinha limitação e as cadeiras tinham esta disposição:


É toda a gente respeitou e assim, tudo tem para dar certo! 

Para concluir este cruzeiro, faltam mais 2 dias e depois chegaremos novamente a Barcelona para desembarque, e respetiva viagem de regresso a casa. 
Quanto ao propósito destes Diários de Bordo aqui publicados nos últimos 5 dias, de testemunho de como é seguro fazer cruzeiros, ficamos por aqui, esperamos ter conseguido transmitir o que se passa atualmente a bordo dos cruzeiros, que permitem assim já podermos usufruir umas fantásticas férias. 
Comparando com os cruzeiros feitos antes da Pandemia, a diferença é que temos o "custo mínimo" de cumprir as normas de segurança em vigor, mas isso compensa plenamente, pois permite usufruir do que os cruzeiros têm para nos oferecer, quase o mesmo que se tinha antes da pandemia. 
Para nós cruzeiristas e amantes de Navios, é um PRAZER ENORME VOLTAR AO MAR! 
Férias na sua plenitude máxima, só mesmo num cruzeiro!!! 
Mesmo com mais de 160 navios já em atividade, infelizmente ainda encontramos alguns fundeados à espera de reiniciar a atividade para os quais foram feitos: hotéis resortes flutuantes. 
Aqui temos o Costa Diamara fundeado em Lá Spezia



E em Chivitavecvhia encontramos fundeados o MCS Fantasia junto com Costa Pacifica


Esperemos que muito em breve estes navios retonem também a sua atividade, e que a confiança neste ramo de turismo volte rapidamente ao que já foi, pois de facto, fazer um Cruzeiro é na nossa opinião muito mais seguro do que fazer outros tipos de férias! 

A todos os que acompanharam estes Diários de Bordo, muito obrigado pela atenção!! 



1 comentário:

Unknown disse...

Boas, qual a hora limite de embarque em Barcelona? qual foi o terminal no porto de Barcelona?
Obrigado.