23.9.23

Trio de mega-iates de luxo preenche Pontinha este Sábado

Imagem sócio Mário Camacho

Três belíssimos mega-iates, de três distintos estaleiros de construção e três distintas linhagens alinham-se este sábado na Pontinha, emprestando prestígio à baía do Funchal em escalas transatlânticas.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara


Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Chegou primeiro o Jamaica Bay, de 60 metros de comprimento pelas 16:00 de ontem, proveniente de Gibraltar, numa escala que deve estender-se até à próxima terça-feira, dia em que rumará para Palm Beach. Construído em 2010 pelos estaleiros alemães da Nobiskrug, o Jamaica Bay é inspirado nos mega-iates de outrora, com linhas em estilo clássico, como se podem encontrar nos mega-iates dos anos 90.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Ruben Câmara
Imagem sócio Mário Camacho


Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Ruben Câmara

Seguiu-se o moderno Arkadia, de 2021 com 50 metros de comprimento, atracou pelas 21:30 com a mesma proveniência e a completar uma dupla de mega-iates pernoitantes que esta manhã receberam o terceiro, navios que vem para reabastecimento, descanso de tripulação e resguardar-se também de mau tempo no mar, embelezando e de que maneira o principal porto da Região Autónoma da Madeira. O Arkadia foi construído pelos estaleiros Heesen Yachts, também responsáveis pela construção de alguns outros mega-iates já bem conhecidos das nossas águas como o Solemates, Vida ou Moskito. O Arkadia tem agendada a saída para as 19:00 de hoje, igualmente rumo às amenas águas das Caraíbas, no entanto alertamos sempre que os horários deste tipo de navios estão sempre sujeitos a alteração sem qualquer aviso prévio.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócia Sofia Pereira


Imagem sócia Sofia Pereira

Pelas 09:00 de hoje, o fabuloso Gene Chaser juntou-se ao Jamaica Bay e Arkadia. Este navio torna-se hoje no terceiro mega-iate de suporte classe YS 4508 a visitar o porto do Funchal, após o Shadow (2019) e o Bad Company Support (BCS150) (2022) o fazerem no passado. A classe YS 4508 é provavelmente a classe de maior sucesso no que diz respeito a apoio a mega e super-iates, desenvolvidos pelos conceituadíssimos estaleiros Damen, constando mais de uma dúzia de navios produzidos. Este tipo de embarcação tornou-se popular na indústria dos iates de luxo no passado mais recente e caracterizam-se por, no fundo, prestarem apoio a um ou mais iates-mãe, carregando consigo os "brinquedos" ou utensílios principais, ou até servindo como navio-tanque para reabastecimento do navio mãe sem necessidade deste ir ao porto mais próximo. No caso do Gene Chaser ("perseguidor dos Genes" em tradução literal), o seu iate-mãe é o super-iate de luxo Gene Machine, e frequentemente é possível encontrar ambos juntos, especialmente pelas Caraíbas, no Inverno, e no Mediterrâneo Oriental, no Verão. Hoje, é possível observar alguns utensílios a bordo do Gene Chaser, como bote rápido, lancha rápida e lancha de desembarque.

Imagem sócia Sofia Pereira



Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Mário Camacho

De momento, o Gene Chaser tem previsão de permanecer entre nós até às 19:00 de segunda-feira.

Imagem sócia Sofia Pereira



Imagem sócio Mário Camacho

20.9.23

Seabourn Pursuit interior

                                                       Imagem sócio Luis Fernandes 
 







19.9.23

MSC Virtuosa apadrinha estreia do novíssimo Seabourn Pursuit na Madeira

Imagem sócia Sofia Pereira

Estreia hoje no porto do Funchal o navio de cruzeiros Seabourn Pursuit, compondo a primeira dupla da nova temporada de cruzeiros juntamente com o imponente MSC Virtuosa.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara


Imagem sócia Sofia Pereira


Chegou primeiro precisamente o Seabourn Pursuit, pelas 07:30 com proveniência de Lisboa onde iniciou este cruzeiro transatlântico que o vai levar até Miami, para onde sairá hoje pelas 18:00. A bordo viajam 214 passageiros e 234 tripulantes, neste navio que foi inaugurado há cerca de três meses, segunda unidade da classe Venture da Seabourn, uma nova classe construída com a expedição em especial pensamento, inclusive, demonstrando esse diferente estilo com um esquema de cor diferente do que se encontra na restante frota, pois estão destacados sob a sub-empresa "Seabourn Expeditions".

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócio Ruben Câmara

Construído pelos estaleiros CI.MAR (Grupo Cimolai + T. Mariotti) em Génova, o Seabourn Pursuit tem pavilhão bahamiano e mede 170 metros de comprimento por 26 de largura e arrasta consigo cerca de 23,615 toneladas de arqueação bruta. Teve um custo de construção estimado na ordem dos 225 milhões de euros.

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Rui Sousa

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócio David Pereira

Pelas 08:15 deu entrada na Pontinha o nosso já bem conhecido MSC Virtuosa, em mais um cruzeiro de exploração das ilhas atlânticas. Com 4 854 passageiros e 1 731 tripulantes a bordo, o MSC Virtuosa foi proveniente de Tenerife, rumando hoje pelas 17:00 com destino a Vigo, penúltimo destino de um cruzeiro de 14 dias que partiu de Southampton a 9 de setembro e que lá terminará no próximo dia 23 e que já passou por Lisboa, Cadiz, Casablanca, Lanzarote, Las Palmas e Tenerife, antes de chegar ao Funchal.

Imagem sócia Iria Aguiar


Imagem sócio Mário Camacho