12.12.22

Segunda-feira com escala inesperada enche porto do Funchal

Imagem sócio Ruben Câmara

Hoje é dia de casa-cheia no porto do Funchal, com três navios de cruzeiro a preencherem completamente os espaços de atracação disponíveis.

Imagem sócio Fernando Gomes

Chegaram primeiro os semanais da segunda-feira, o AIDANova e o Azura pelas 05:00 e 06:00 respetivamente. Provenientes de Las Palmas e Tenerife, realizam como sempre longas escalas no nosso porto, com o AIDAnova a ter a saída agendada para a meia-noite com destino a Tenerife, e o Azura para as 21:30 com destino a La Palma.  

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Uma hora depois, pelas 07:00 deu entrada no nosso porto o Spirit of Adventure, numa escala originalmente não programada. Proveniente de Southampton onde iniciou este cruzeiro, o navio da Saga encontra-se num grande périplo de ano novo pelas Caraíbas com a duração de 34 dias. Nesta reta inicial, devia estar hoje em Ponta Delgada, nos Açores, no entanto, trocou a escala lá pelo Funchal derivado a mau tempo naquele arquipélago. Originalmente, o itinerário traria o navio ao Funchal apenas na sua reta final, a 8 de Janeiro, que seguramente passará afinal por Ponta Delgada - bom tempo permitindo -, invertendo assim as escalas derivado à intempérie que assola a região vizinha.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Hoje pelas 17:00 rumará para St. John's, Antigua, e fará escalas em Charlestown Nevis, Gustavia (St. Barths), Tortola, Santo Domingo (Rep. Dominicana), Kingston (Jamaica), Willemstad (Curacao), Port-of-Spain (Trinidade e Tobago), Castries (St. Lucia) e Bridgetown (Barbados), onde estará no primeiro dia de 2023, regressando então depois à Europa, como referido. O término está agendado para dia 12, exatamente de hoje a um mês, em Portsmouth. Ainda para hoje, está agendada a chegada antecipada do AIDAsol, para ocupar o Cais Norte a partir das 20:30, gerando um encontro AIDA e nova e diferente casa-cheia, até pelo menos à saída do Azura, uma hora depois.

Imagem sócio Mário Camacho

A escala do Spirit of Adventure em troca dos Açores pelo Funchal não deverá ser exemplo único por estes dias, pois para o próximo dia 15 está já agendado o Norwegian Gem, que devia passar por Ponta Delgada mas deverá visitar afinal o Funchal. O Norwegian Gem esteve por uma única ocasião na Madeira, datando de 6 de Dezembro de 2007, pelo que será um regresso passados 15 anos de ausência.

Sem comentários: