18.12.22

Maior navio de cruzeiros português junta-se ao Mein Schiff Herz no Funchal

Imagem sócio Ruben Câmara

A exata uma semana do dia Natal, neste Domingo chegou ao porto do Funchal o maior navio de cruzeiros português de sempre, o Vasco da Gama, em escala que teve de ser reagendada. 

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Olavo Luís

O navio devia cá ter estado a 12 último, mas trocou a ordem de portos, tendo estado em Tenerife a 12, e no Funchal a 18. Chegou pelas 07:00 e a sua saída está agendada para a meia-noite, juntando-se ao Mein Schiff Herz que sai já daqui a pouco, pelas 14:00, como ontem anunciamos no nosso artigo diário.

Imagem sócio Antero Branco 

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Ruben Câmara

O Vasco da Gama é o maior navio de cruzeiros português da história, superando em todas as métricas os grandes clássicos da nossa história, como o paquete Infante Dom Henrique. Dado o navio estar registado no MAR - Registo Internacional de Navios da Madeira, ostenta o nome "Madeira" como porto de registo à sua popa, e possui a bandeira portuguesa à popa. Trata-se de um moderníssimo navio, não se deixe enganar pela idade. Lançado em 1993 pelos estaleiros de Fincantieri em Monfalcone, na Itália, o Vasco da Gama viu investimento superior a 20 milhões de euros em 2020, aquando da sua aquisição pela parte do empresário português Mário Ferreira e o seu grupo Mystic, que o adquiriram em leilão por outros 12,9 milhões de euros. O Vasco da Gama é considerado um dos navios mais amigos do ambiente, com filtros para partículas e todo o tipo de estações de tratamento de águas cinzentas e resíduos a bordo, sem qualquer necessidade de intervenção externa para processar o lixo que o navio produz com a sua operação normal. 

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Mede 219 metros de comprimento por 30 de largura e arrasta 55,877 toneladas de arqueação bruta, tendo sido lançado como Statendam, da Holland America Line, primeiro de uma linhagem de oito navios à qual pertencem os atuais Renaissance (ex. Maasdam), Aegean Majesty (ex. Veendam), Aegean Goddess (ex. Ryndam), Borealis (ex. Rotterdam), Bolette (ex. Amsterdam), Volendam e Zaandam. Todos eles, com a exceção dos três primeiros, navegam: o Borealis e Bolette pela Fred. Olsen e os dois últimos ainda pela Holland America Line.

                                                  Imagem sócio Antero Branco
O Renaissance será reintroduzido à navegação comercial em Março, estreando uma nova empresa francesa, tendo a estreia no Funchal já agendada para precisamente Março de 2023 bem como passagem de ano 2023. A dupla de Aegean, de momento permanece em lay-up, detidos pelos gregos da SeaJets, que procuram revender os navios. Como ontem reportado, na baía do Funchal permanece ainda, por agora, o petroleiro Greta K, no aguardo por melhoria de condições de mar para operar no Caniçal.

Imagem sócio Mário Camacho


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