23.6.26

Trio de início de semana movimentou Caniçal

 

Imagem sócio Ruben Câmara

Escalam hoje e ontem o porto do Caniçal os porta-contentores Monte da Guia, Açor B e Rebecca S, trio regular de início de semana que hoje se encontrou pela última vez no nosso porto.

Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Esta foi a última vez que o Açor B escalou o porto do Caniçal, agora com o fim de frete da GS Lines à Mutualista Açoreana, pode agora o novo reforço deste último armador estrear nos Açores, igualmente libertando o Rebecca S para outras funções. Ambos saíram hoje, pelas 17:00 e 20:00, respetivamente rumo a Lisboa e Leixões, estando agendado para a próxima semana o regresso do Atlântico. O Monte da Guia, originalmente atracado ao Terminal Sul, atracou ao Terminal Norte para restante da escala, que termina amanhã pelas 17:00.

Novo submarino autónomo da ARDITI já tocou água

 

Imagem sócio Ruben Câmara

Registos da tarde de ontem, em que foi observado no Cais de São Lázaro, o lançamento à água de um dos novos veículos autónomos da ARDITI, conforme já neste espaço havíamos dado conta da sua aquisição em artigo que pode reler, ao clicar aqui.

Imagem sócio Ruben Câmara
Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

O "AUV 2" como se pode verificar designação nas imagens, é um submarino não tripulado de longo curso com capacidade para atingir os 6 mil metros de profundidade. Com valências de hidrografia, está preparado para realizar levantamentos de alta precisão e o mapeamento detalhado de fundos marinhos em grande profundidade.

21.6.26

Clube de Entusiastas de Navios faz hoje 33 anos

No longínquo dia 21 de junho de 1993, um grupo de 25 sócios fundadores assinaram a escritura que deu origem ao nosso Clube. 

MUITOS PARABÉNS a todos os atuais sócios, e a todos aqueles, vivos e falecidos, que passaram pela nossa instituição, e que contribuíram para a história do Clube! Atualmente, o CEN continua a ser um grande "motor" de dinamismo e divulgação dos navios e do mar na Região que perdurá e continuará a perdurar na defesa e vivência desta nossa paixão comum, contando com mais de uma centena de sócios ativos. Este ano, as comemorações do 33º Aniversário estão agendadas para o dia 04 de julho, estando previstas duas atividades, incluindo convívio comemorativo e Tertúlia temática, tendo como oradora convidada a responsável pelo Departamento Comercial dos Portos da Madeira, a Dra. Patrícia Bairrada. Contamos com a vossa presença.

Mega-iate Perseverance de regresso à baía do Funchal

Imagem sócio Ruben Câmara

Após passagem pela Baía d'Abra e escalar o Porto Santo por dois dias, o mega-iate Perseverance regressou ontem à tarde à baía do Funchal, onde fundeou. 
Imagem sócio Ruben Câmara
Imagem sócio Ruben Câmara



Imagem sócio Ruben Câmara


Imagem sócio Mário Camacho


Encontra-se na Região em estadia a lazer, e uma vez fundeado no Lazareto o navio assistiu à terceira noite de Festival do Atlântico desde tal posição, voltou a seguir rumo hoje pelas 10:30, encontrando-se de momento a navegar próximo à costa na zona da Ponta do Pargo. O navio terá, posteriormente, como destino final, a Escócia. 

19.6.26

Novos e autónomos veículos de profundidade já se encontram na Região

Imagem sócio Ruben Câmara

Chegaram esta semana ao Observatório Oceanico da Madeira os 2 veículos de exploração que foram adquiridos pela Região através da ARDITI - Agencia Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação em data recente. 

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Tratam-se de 2 distintos equipamentos - o AUV 1 e o AUV 2, podendo este último atingir os 6000 metros de profundidade e aqui registado fotograficamente, já no terrapleno do Cais de São Lázaro. Os pequenos submarinos foram construídos na Inglaterra e encontram-se em afinações finais pela equipa do Observatório Oceânico da Madeira, que se prepara para operar estes veículos não tripulados. Neste momento a Região tem um veiculo de superfície, o DRIXX que conforme explicado pelo investigadores terá acesso a toda a informação captada por esta dupla de equipamentos.

Lobo Marinho com ligeira atualização de pintura em tempos de São João

Imagem sócio Ruben Câmara

Registos para uma pequena atualização no navio-ferry Lobo Marinho, em tempos de São João.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

O navio passa agora a "vestir" também os logos do Grupo Sousa, detentor do operador Porto Santo Line - entre outros/as -, atualização que foi levando a cabo ao longo das últimas duas semanas, primeiro, com adição do mesmo à popa, e posteriormente, a bombordo e estibordo. Com o "voar" do tempo, o atual Lobo Marinho, recorde-se, é o principal responsável pela ligação e continuidade territorial do Porto Santo com a ilha da Madeira há já mais de vinte anos, atualmente com a curiosidade de desde 2025 ter ao seu comando dois madeirenses, o Cte. Maurílio Mendes e Cte. Diogo Sousa, além do experiente Cte. José Carreira, também já com serviço nesta ligação de há longa data.

18.6.26

Ventura movimentou Funchal e encerrou escalas de Junho

Imagem sócia Iria Aguiar

Escalou ontem o porto do Funchal o navio de cruzeiros Ventura, em novo périplo pelas ilhas atlânticas.

Imagem sócia Cecília Pereira
Imagem sócio Ruben Câmara


Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócia Sofia Pereira


Com 3.181 passageiros e 1.171 tripulantes a bordo, atracou pelas 07:00 proveniente de Southampton e teve destino a La Palma pelas 16:45. O navio encerrou as escalas de Junho no que a navios de cruzeiro diz respeito no porto do Funchal, segue-se o Sea Cloud Spirit, a 16 de julho.

15.6.26

Trio de porta-contentores regulares no Caniçal

Imagem sócio Paulo David


Escalam hoje o porto do Caniçal um trio de porta-contentores regulares, em ligações com os Açores e o continente. 

Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Paulo David


Chegou primeiro o Rebecca S pelas 07:00, proveniente de Lisboa, escala o Porto Santo na próxima quarta-feira, para onde rumará pelas 13:00, antes de regressar à proveniência. Pelas 11:00, deu entrada o Açor B na penúltima escala regular, proveniente de Leixões ruma à origem amanhã pelas 17:00. Uma hora depois deu entrada o Ilha da Madeira, proveniente de Ponta Delgada, tem destino a Lisboa hoje à meia-noite.

14.6.26

Sir David Attenborough com arribada técnica na linha das 3 milhas

Imagem sócio Ruben Câmara

Registo para a passagem do científico Sir David Attenborough uma vez mais pela Região, desta vez com arribada à linha da área de jurisdição do porto do Funchal, para habitual assistência técnica no âmbito de uma viagem transatlântica de Rothera, Antártica (via Ilhas Malvinas), para Harwich, Reino Unido.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Cãmara

Posicionou-se a sul do Funchal pelas 14:00, e ali permaneceu até cerca das 18:00, tendo efetuado transbordo com terra diretamente com a sua lancha rápida, Erebus, como já não é a primeira vez que sucede. Trata-se de um navio já habitual nas nossas águas, com uma a duas passagens por ano para habituais operações técnicas, quer com embarque ou desembarque de tripulação ou cientistas, quer embarque de peças ou reabastecimento, quando atracado, utilizando a vantagem da posição da Madeira em meio atlântico para este tipo de registos.

Bolette e Fred. Olsen marcaram inusitada presença em noite de Festival do Atlântico

Imagem sócio Mário Camacho

Oportunidade raríssima para, ontem à noite, registar a presença de um navio de cruzeiros no Festival do Atlântico, que, devido à sazonalidade portuária, e não só, acaba por não ser habitual alinhar-se com um itinerário de um navio deste tipo.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

O Bolette foi ontem à noite brindado com 20 minutos de fogo-de-artifício, na segunda noite do Festival do Atlântico, desta feita, de cunho chinês. O contexto da sua escala, ajuda também a adicionar um pouco de tradicionalismo a este evento, dado que, não só marcou presença num já tradicional cartaz turístico da Região, como é operado pela centenária Fred. Olsen Cruise Lines - já há muitas décadas com relação de proximidade à Madeira, turisticamente falando mas não só - e encontra-se em itinerário em que a Madeira é o único destino insular visitado pelo navio, sendo proveniente de Bilbao e rumando hoje a Lisboa, demonstrando um especial carinho pela Região.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

A Fred. Olsen é, como referido, um dos mais tradicionais operadores nos nossos mares e já marca presença nos nossos cartazes turísticos há muito: a mesma já ofereceu itinerários talhados de propósito para a Festa da Flor, por exemplo, com o Black Watch em 2018 e Balmoral em 2021, sendo também uma das grandes companhias de fim-de-ano: é, históricamente, o seu clássico Black Prince o segundo navio de cruzeiros com mais presenças a 31 de Dezembro, com 12 presenças entre 1984 e 2006, além de muitas escalas neste dia com navios como o antigo Black Watch, Blenheim, Black Watch (recente), Boudicca, Braemar, Balmoral, Borealis e Bolette - é mesmo possível contar apenas pelos dedos das mãos o número de ocasiões em que a Fred. Olsen não esteve no nosso maior cartaz turístico desde 1967. Em 2023, fez história ao reunir toda a sua frota na baía do Funchal para o evento especial "Freds in Funchal", que terminou, precisamente, com fogo de artifício perante os navios alinhados em fundeadouro, tendo sido também um operador importante no desenvolvimento local e turístico das ilhas Canárias e Madeira nos anos 70 e 80, com ligações diretas em operações cruise-ferry com Inglaterra com o seu trio já aqui referido, Black Prince, Black Watch e Blenheim. Assim sendo, agora também no Festival do Atlântico, quis o destino e programação que fosse precisamente um navio desta companhia a dar azo a imagens inusitadíssimas. Em porto, registo também para a presença dos mega-iates Perseverance e Lasata.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Clássico da marinha polaca ORP Wodnik visita Madeira

Imagem sócio Ruben Câmara

Escala por estes dias o porto do Funchal o clássico da Marinha Polaca, ORP Wodnik, na sua segunda visita recente à Região, em missão de formação em alto mar.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Ruben Câmara

Atracou ontem pelas 10:30 proveniente de Gdynia, na Polónia, seu porto base. Com escala recente a datar de 2021, o ORP Wodnik ostenta o número de amura 251 à proa e a sua principal missão actual é formar cadetes da Academia Naval de Gdynia, precisamente de onde é oriundo. Ao longo da sua carreira, foi, por exemplo, convertido em navio-Hospital  em 1990-1991 quando deflagrou a Guerra do Golfo, tendo toda a tripulação do navio recebido distinções especiais pelos serviços prestados. Mede 72 metros de comprimento por 12 de boca e velocidade de cruzeiro na ordem dos 16 nós, podendo a guarnição estender-se até 50 elementos e dezenas de cadetes em formação.