27.12.22

Funchal primeiro porto da carreira do Arvia, em dia de casa-cheia


Imagem sócia Iria Aguiar

Estreou hoje no porto do Funchal o navio de cruzeiros Arvia, mais recente unidade do armador britânico P&O Cruises, que recebe assim o seu segundo navio da classe Excel do grupo Carnival, que já se estende com pelo menos duas unidades a quatro companhias do grupo.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Mas, antes do Arvia chegou o Balmoral durante o dia de ontem, conforme noticiamos no artigo do dia transato. Saiu pelas 14:00 com destino a Santa Cruz de La Palma.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Já eram quase 01:00 quando o navio de cruzeiros italiano AIDAsol deu entrada na Pontinha, auxiliado pelo rebocador da APRAM Cte. Passos Gouveia, que conseguiu assim auxiliar em assegurar o atraque e respetiva escala do navio. Foi proveniente de Las Palmas, tendo a sua saída agendada para as 18:00 de amanhã, rumo a Puerto del Rosário, Fuerteventura.

Imagem sócio David Pereira

Imagem sócia Cecília Pereira


Imagem sócia Iria Aguiar

Poucas horas depois e madrugada dentro atracou por volta das 03:30 ao Cais 3 o maior navio de cruzeiros europeu e mais recente construção da indústria dos cruzeiros, o Arvia da P&O Cruises que com as suas pouco mais de 185 mil toneladas torna-se no novo recordista em tamanho no que diz respeito a um navio de cruzeiros europeu. É o segundo navio da sua classe a integrar a frota da P&O, depois do já nosso bem conhecido Iona, sendo visíveis algumas diferenças entre os navios, alterações mínimas que permitem sempre aos passageiros que queiram descobrir ambos, ter argumentos para tal.

Imagem sócio Olavo Luís

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Movido a Gás Natural Liquefeito, a sua saída deu-se pelas 16:30 com destino a Santa Cruz de Tenerife. O Funchal foi o primeiro porto da carreira do navio, tendo sido o primeiro deste itinerário inaugural, que partiu de Southampton há quatro dias. O navio foi entregue à P&O pelo construtor, os estaleiros de Meyer Werft, há cerca de 2 semanas. O navio encontra-se em viagem tradicional P&O pelas Canárias e Madeira, findando em Southampton a 2 de Janeiro. Depois, reposicionar-se-á nas Caraíbas. À saída, foi saudado pelo rebocador da APRAM, Cte. Passos Gouveia, com jatos de água, tradição naval que ocorre aquando de uma escala inaugural.

Imagem sócio David Pereira

Imagem sócio Mário Camacho


Imagem sócio Fernando Gomes

Sem comentários: