31.12.22

Tarde de fim-de-ano com mais uma chegada e dupla troca de cais

Imagem sócio Ruben Câmara

A tarde de hoje fica marcada pela dupla troca de cais, com o Queen Victoria e Borealis a cederem os seus espaços de amarração ao Mein Schiff Herz que já se encontrava fundeado desde a manhã e ao Marella Explorer, que se tornou no sexto navio a chegar para a festa de fim-de-ano.

Imagem sócia Cecília Pereira


Imagem sócia Sofia Pereira

O Marella Explorer deu entrada pelas 16:30, e deverá permanecer atracado à Pontinha até às 13:30 de amanhã. Para hoje é ainda esperado o magnífico Aurora da P&O Cruises, com chegada aprazada já para muito perto da hora do espetáculo pirotécnico, para encerrar o lote de sete navios de cruzeiro para o fogo de artifício.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho


                                                           Imagens sócio Antero Branco

Manhã de fim-de-ano já com 5 paquetes na baía

Imagem sócio Mário Camacho

Linda manhã do dia da Passagem de Ano, dia de S. Silvestre na ilha da Madeira, com cinco dos sete navios de cruzeiro previstos para esta noite para a baía do Funchal, que vão entrar em 2023 a assistir o maior espectáculo de fogo de artifício.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio David Pereira

Chegaram pelas 05:00, 05:30, 06:00, 07:00 e 08:00, respetivamente: o AIDAstella, o Borealis, o Mein Schiff Herz, o Vasco da Gama e o Queen Victoria.

Imagem sócio Mário Camacho


Imagem sócio Mário Camacho

É o dia da grande festa, com os dois navios fundeados nesta parte matinal, Mein Schiff Herz e Vasco da Gama, a efetuar transbordo de passageiros por baleeiras com toda a normalidade, com as operações a decorrer em pontões designados para o efeito no interior do Cais 8. 

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Mário Camacho


O primeiro a chegar foi o AIDAstella, ficou no  Cais Norte, é proveniente de Cádiz e rumará para Málaga, em Espanha, sai às 16h,  do dia 1 de Janeiro.


Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócia Sofia Pereira


Imagem sócio Ruben Câmara

O Mein Schiff Herz é proveniente de Santa Cruz de Tenerife, nas Canárias e rumará dia pelas 14h, para ilha de La Palma . 

Imagem sócio Mário Camacho


Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócio Ruben Câmara

Para a entrada no cais da Pontinha os navios de cruzeiros Queen Victoria e Borealis, ambos provenientes de Canárias, claro que o Queen Victoria chegou pelas 8h15m, é proveniente de Tenerife e a sua saída após terminar o fogo-de-artifício, rumando para Cadiz,  segundo anunciou a Cunard Line, deverá dar entrada de emergência em estaleiro, cancelando a escala que tinha previsto em Lisboa para 4 de Janeiro. O clássico Borealis atracou pelas 5h30m, proveniente de San Sebastian de La Gomera tem a saída após o espetáculo pirotécnico, com destino à capital portuguesa, Lisboa.

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócia Cecília Pereira

Imagem sócio Sérgio Ferreira

O Vasco da Gama tem saída depois do espetáculo pirotécnico terminar para rumar à Vila Baleira, na ilha dourada do Porto Santo.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Artur Filipe

Imagem sócio Marco Nóbrega

O Marella Explorer, tem agendada a sua chegada pelas 16h30,  para a Pontinha após a cedência de espaço do Borealis ou Queen Victoria. Sendo proveniente de Puerto del Rosario . O Aurora companhia P&O Cruises, é proveniente de Santa Cruz de La Palma e fica em fundeadouro pelas 22h, ficando até dia 1 ao longo do dia na mesma posição.

29.12.22

Sete navios de cruzeiro agendados para o fim-de-ano da Madeira

Imagem sócio Francisco Loreto

Para a passagem de ano que se aproxima a passos largos, estão agendados sete navios de cruzeiro para a baía do Funchal, que vão entrar em 2023 da melhor maneira possível, todos eles a navegar ou na capacidade máxima, ou muito próximos disso, perfazendo um total de 10 mil passageiros e cerca de 4,500 membros da tripulação, que vão assistir ao fogo de artifício desde o mar.

Imagem sócio Mário Camacho

No dia 30, está agendada a chegada do Mein Schiff Herz, por volta das 17:15, com mais de 1,800 passageiros a bordo. O navio atracará numa primeira instância à Pontinha, devendo ceder o lugar durante a madrugada, posicionando-se depois em fundeadouro até o final da tarde do dia 31, devendo depois voltar a entrar para a Pontinha, devido à sua escala estender-se até à tarde do dia 1. O Mein Schiff Herz é proveniente de Santa Cruz de Tenerife, onde iniciou o cruzeiro atual e rumará para La Palma quando forem as 14:00 do dia 1 de Janeiro, sendo um de quatro paquetes que ainda vão estar no Funchal quando o primeiro dia de 2023 despertar.

Imagem sócio Ruben Câmara

Já para a manhã do dia 31, estão agendados quatro navios de cruzeiro, entre as 05:00 e as 08:00. O primeiro a chegar será o AIDAstella, que dará entrada para o Cais Norte, numa visita cujo itinerário consta apenas o porto do Funchal como único porto insular atlântico a ser visitado pelo navio. O mesmo é proveniente de Cádiz (Espanha continental) e rumará para Málaga (Espanha continental) para por lá continuar os seus cruzeiros invernais de mediterrâneo. A sua saída está agendada para as 16:00 do dia 1 de Janeiro, uma longa escala, para matar saudades da capital madeirense com mais de 2,100 passageiros e 870 tripulantes a bordo, falando de números redondos.

Imagem sócio Marco Nóbrega

Imagem sócio João Vasconcelos

Entre a próxima meia hora a uma hora e meia depois deverão dar entrada para a Pontinha os navios de cruzeiros Queen Victoria e Borealis, ambos provenientes de Canárias, onde tipicamente os navios "fazem tempo" até que chegue o grande dia mágico no Funchal. Com cerca de 2,100 a 2,200 passageiros a bordo e sensivelmente 900 membros da tripulação, o Queen Victoria é esperado pelas 08:00 e é proveniente de Tenerife e a sua saída está agendada para assim que terminar o fogo-de-artifício, rumando para Cadiz, onde inclusive, segundo anunciou a Cunard, deverá dar entrada de emergência em estaleiro, cancelando a escala que tinha previsto em Lisboa para 4 de Janeiro e ficando em vez disso a seco, por dois dias, para remover objetos que estarão presos a um dos seus propulsores e portanto causado problemas ao navio. Antes da partida, ao final da tarde de 31, deverá ceder o lugar na Pontinha a um dos ex-Celebrity que se encontrarão em fundeadouro. Quanto ao Borealis é esperado pelas 05:30 proveniente de San Sebastian de La Gomera com pouco mais de 855 passageiros a bordo e 670 membros da tripulação e a sua saída está igualmente agendada para após o espetáculo pirotécnico, com destino à capital portuguesa, Lisboa. De igual modo ao luxuoso navio da Cunard, também o Borealis deverá ceder o seu lugar de amarração na Pontinha ao final da tarde.

Imagem sócio Marco Jarimba

O quarto navio a chegar pela manhã será o maior navio de cruzeiros português, o Vasco da Gama com cerca de 600 passageiros a bordo, tendo previsão de largar ferro no fundeadouro do Funchal pelas 07:00, com proveniência de Casablanca, Marrocos. O Vasco da Gama levantará âncora também pouco depois do espetáculo pirotécnico terminar para rumar à Vila Baleira, onde, havendo condições, se vai estrear no dia 1 de Janeiro, também em fundeadouro, rumando a meia tarde para Arrecife de Lanzarote, Canárias.

Imagem sócio Olavo Luís

Seguir-se-á o semanal Marella Explorer, irmão-gémeo do Mein Schiff Herz, que pelas 16:30, chegará, verá e vencerá, ao entrar para a Pontinha após a cedência de espaço de amarração por parte de um navio que lá se encontre. É proveniente de Puerto del Rosario encontrando-se a navegar muito perto da sua capacidade máxima, que é estimada em 1,932 passageiros e 870 tripulantes. A sua escala estender-se-á até às 13:30 do dia 1 de Janeiro, rumando depois para Las Palmas de Gran Canaria onde terminará este especial cruzeiro de Ano Novo.

Imagem sócia Sofia Pereira

Resta falar apenas do Aurora, da tradicional P&O Cruises, a companhia que há mais tempo nos visita a 31 de Janeiro de forma ininterrupta (com a exceção óbvia de 2020). Tradição já desde os tempos do Canberra, este ano é o seu atualmente menor e mais antigo navio a visitar-nos para o Reveillon, não por isso menos elegante, claro está. O Aurora é proveniente de Santa Cruz de La Palma e deverá largar ferro na baía apenas pelas 22:00. No dia 1 de Janeiro despertará ainda no Funchal, condições permitindo, porém ainda fundeado devido à falta de espaço, dado que a Pontinha estará composta com o Marella Explorer e Mein Schiff Herz, e o AIDAstella no Norte onde as dimensões do Aurora o impedem de atracar. Condições permitindo efetuará o transbordo por baleeiras, devendo atracar à Pontinha assim que se liberte espaço, pois será o último dos sete navios a deixar-nos, apenas pelas 17:30, com destino também a Lisboa.

Imagem sócia Sofia Pereira

Vale ressaltar que horários e posições estão sempre sujeitos a mudanças. A bordo dos 7 navios de cruzeiro são esperados cerca de 11 mil passageiros e 6 mil tripulantes para despedir-se de 2022 desde a baía do Funchal.

Imagem sócio Mário Camacho

A um ano da data, a passagem de ano de 2023 já tem nove navios de cruzeiro agendados, e a de 2024, 10 navios, sendo que ainda faltam algumas das nossas mais habituais empresas revelarem os seus calendários para aquela data. Assim sendo, é natural que estes números venham a crescer, especialmente o de 2024.

27.12.22

Funchal primeiro porto da carreira do Arvia, em dia de casa-cheia


Imagem sócia Iria Aguiar

Estreou hoje no porto do Funchal o navio de cruzeiros Arvia, mais recente unidade do armador britânico P&O Cruises, que recebe assim o seu segundo navio da classe Excel do grupo Carnival, que já se estende com pelo menos duas unidades a quatro companhias do grupo.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Mas, antes do Arvia chegou o Balmoral durante o dia de ontem, conforme noticiamos no artigo do dia transato. Saiu pelas 14:00 com destino a Santa Cruz de La Palma.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Já eram quase 01:00 quando o navio de cruzeiros italiano AIDAsol deu entrada na Pontinha, auxiliado pelo rebocador da APRAM Cte. Passos Gouveia, que conseguiu assim auxiliar em assegurar o atraque e respetiva escala do navio. Foi proveniente de Las Palmas, tendo a sua saída agendada para as 18:00 de amanhã, rumo a Puerto del Rosário, Fuerteventura.

Imagem sócio David Pereira

Imagem sócia Cecília Pereira


Imagem sócia Iria Aguiar

Poucas horas depois e madrugada dentro atracou por volta das 03:30 ao Cais 3 o maior navio de cruzeiros europeu e mais recente construção da indústria dos cruzeiros, o Arvia da P&O Cruises que com as suas pouco mais de 185 mil toneladas torna-se no novo recordista em tamanho no que diz respeito a um navio de cruzeiros europeu. É o segundo navio da sua classe a integrar a frota da P&O, depois do já nosso bem conhecido Iona, sendo visíveis algumas diferenças entre os navios, alterações mínimas que permitem sempre aos passageiros que queiram descobrir ambos, ter argumentos para tal.

Imagem sócio Olavo Luís

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Movido a Gás Natural Liquefeito, a sua saída deu-se pelas 16:30 com destino a Santa Cruz de Tenerife. O Funchal foi o primeiro porto da carreira do navio, tendo sido o primeiro deste itinerário inaugural, que partiu de Southampton há quatro dias. O navio foi entregue à P&O pelo construtor, os estaleiros de Meyer Werft, há cerca de 2 semanas. O navio encontra-se em viagem tradicional P&O pelas Canárias e Madeira, findando em Southampton a 2 de Janeiro. Depois, reposicionar-se-á nas Caraíbas. À saída, foi saudado pelo rebocador da APRAM, Cte. Passos Gouveia, com jatos de água, tradição naval que ocorre aquando de uma escala inaugural.

Imagem sócio David Pereira

Imagem sócio Mário Camacho


Imagem sócio Fernando Gomes