8.12.23

Iate Astra escala Funchal

Imagem sócio Ruben Câmara


Registo para um muito interessante movimento no nosso porto do Funchal, a escala do mega-iate Astra, um dos mais pequenos navios deste tipo a alguma vez atracar na Pontinha, em viagem de lazer.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

O Astra foi construído em 1994 pelos estaleiros Smögens PLAT & Svetsindustri, mede 24 metros de comprimento fora-a-fora por 6 de largura e calado nos 3,60 metros. O seu casco de aço está certificado com a classificação de gelo A1, adaptado em navegação em gelo de primeiro ano de baixa espessura. Operou pela Svenska Sällskapet för Räddning af Skeppsbrutne (SSRS), empresa de salvamento marítimo financiada exclusivamente por doações e com 1,500 voluntários, mantendo funções como navio de salvamento marítimo até 2016, tendo sido vendido para interesses privados e convertido em iate pelos estaleiros Kallandso em junho de 2017.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Fernando Gomes

O navio partiu de Morro del Jable, em Fuerteventura, e efetuou navegação cénica até cá chegar, contornando a ilha de El Hierro e a costa este de La Palma, com rasante em Los Llanos de Aridane, área que foi recentemente afetada por erupção vulcânica bem noticiada. Atracou à Pontinha pelas 15:30 do passado dia 5. Antes de Morro del Jable, visitou variados portos ou marinas como Puerto Calero, Agadir e Gran Tarajal, mas pode ser frequentemente encontrado em Puerto Calero, marina que utiliza como base nestas suas funções enquanto mega-iate.

Imagem sócio Mário Camacho - em contraste com o veleiro Danmark

Imagem sócio Ruben Câmara

O Astra possui pavilhão nas Ilhas Marshall e de momento previsão de ficar entre nós até amanhã às 08:00, no entanto, tratando-se de uma embarcação privada, alertamos sempre para a possibilidade de alteração do seu horário sem aviso prévio. 

Sem comentários: