27.3.23

Embarcação tradicional Ontong-Java no Funchal


      Está no Funchal, chegando a vela ao fim da tarde a embarcação tradicional Ontong-Java, um catamarã de madeira de 24 metros de comprimento e 7 metros de largura. O catamarã se enquadra na categoria de “pirogas polinésias, foi autoconstruído na ilha de Ontong por Hans e seus aldeões anfitriões.    

O catamarã Ontong-Java já deu quatro voltas ao mundo, é inteiramente construído em madeira utilizando materiais na sua maioria reciclados (o mastro era um poste de luz, a retranca um longo galho encontrado na selva, as velas e equipamentos de convés também são reciclados: a vela mestra é um conjunto de três as velas e as bujarronas foram recuperadas após as ressacas, assim como os guinchos e blocos.   

 O interior é bastante básico, claro, mas não desconfortável,  estão dispostos ao longo dos dois cascos: de um lado, a cozinha, a sala de estar e alguns beliches; do outro, beliches, zona de leitura e “zona de lazer” com pranchas de surf e afins, fatos de mergulho. A água é coletada em grandes recipientes azuis.

,

Sem comentários: