29.3.23

Casa-cheia no porto do Funchal apadrinha regresso do AIDAdiva após 15 anos

Imagem sócia Sofia Pereira

Conforme ontem avançamos cá no blogue, regressa hoje ao porto do Funchal o navio de cruzeiros AIDAdiva, após 15 anos de ausência, pois a sua última escala data de Abril de 2008.

Imagem sócia Cecília Pereira

Imagem sócio Mário Camacho

O navio juntou-se ao Balmoral e Mein Schiff 4, aos quais dedicamos um artigo separado ontem. O Mein Schiff 4 tem a sua saída agendada para as 14:00 com destino a La Palma enquanto que o Balmoral rumará pelas 17:30 com destino a La Gomera.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Ruben Câmara

Pelas 06:00 juntou-se a ambos o AIDAdiva, proveniente de Pointe-a-Pitre em Guadeloupe, completando assim o trio que hoje ocupa na prática totalidade os locais de amarração disponíveis. O navio tem a saída agendada para as 21:00, com destino a La Coruña, no Norte de Espanha.

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Mário Camacho

O AIDAdiva, como demos conta, regressa hoje ao porto do Funchal após uma longa ausência. O navio é a primeira unidade da Sphinx Class, que veio a originar sete navios muito parecidos - não totalmente iguais -, sendo este o primeiro. Seguiram-se o AIDAbella e o AIDAluna. O segundo, distingue-se do Diva pela ponte de comando negra, sendo a Diva da AIDA a única com os separatórios pintados de branco. O terceiro, distingue-se por ter um ecrã gigante na área da piscina, que os dois primeiros não possuem. Posteriormente, foram lançados os navios AIDAblu (o novo), AIDAsol, AIDAstella e AIDAmar, que são já evoluções dos três primeiros, com deck extra, estrutura à popa modificada e diversas alterações nos programas de entretenimento a bordo. De resto, uma classe que já bem conhecemos no porto do Funchal e provavelmente, a classe que mais nos visitou na história recente do nosso porto.

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócio Ruben Câmara

Recorde-se que o AIDAdiva cancelou as escalas que tinha previstas em Praia da Vitória e Ponta Delgada, nos Açores, para visitar antes o Funchal, devido a mau tempo em rota. Por cá, encontra um dia ameno típico do clima madeirense. No que diz respeito a caraterísticas técnicas mede 251 metros de comprimento por 32 de largura e arrasta 69,203 toneladas de arqueação bruta, tendo tido um custo de construção estimado na ordem dos 315 milhões de euros. Foi inaugurado em 2007 após dois anos de construção (e outros dois de planeamento), tendo sido regular semanalmente à segunda-feira no porto do Funchal na temporada de Inverno que se compreendeu entre Novembro de 2007 e Abril de 2008, tendo substituído diretamente o antigo AIDAblu, bem conhecido dos madeirenses e até hoje lembrado. As escalas semanais na mencionada temporada invernal foram as únicas escalas que o AIDAdiva havia até agora realizado por cá. Por fim, referir que o paquete encontra-se em cruzeiro reposicional das Caraíbas para a Europa, devendo escalar ainda Dover e Rotterdam após La Coruña, chegando posteriormente a Hamburgo a 6 de Abril, prevendo-se que fique posicionado no Norte da Europa com cruzeiros a partir de portos germânicos para este verão.

Imagem sócio David Pereira

Imagem sócio Ruben Câmara

Os três navios de cruzeiro estão a movimentar um total de 7 299 pessoas, sendo que 5 268 são passageiros.

Sem comentários: