17.9.22

NRP Bartolomeu Dias (F333) de visita ao Funchal e Selvagens

Imagem sócio Ruben Câmara

No porto do Funchal esteve por estes dias o NRP BARTOLOMEU DIAS (F333), em missão que incluiu uma visita às Selvagens para onde viajaram Peter Thomson, enviado especial da ONU que se fez acompanhar pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, o Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo (ex-responsável pela vacinação contra a Covid em Portugal), o secretário do Estado do Mar, José Maria Costa, entidades oficiais regionais e alguns convidados.

Imagem sócio José Pêssego
A A fragata atracou pelas 10:00 do passado dia 15, seguiu para as Selvagens pelas 21:45 e regressou hoje, dia 17, pelas 08:00, conforme documentadas as três manobras por alguns dos nossos sócios. Pelas 12:15, acabou por deixar o porto do Funchal, auxiliada apenas pelo rebocador da APRAM Boqueirão, que acompanhou de perto a manobra que precedeu o rumo da fragata ao Arsenal do Alfeite.

Imagem sócio Ruben Câmara

No que diz respeito ao NRP Bartolomeu Dias, foi lançado à água a 16 de maio de 1992, como HNLMS Van Nes, da Marinha Real dos Países Baixos, tendo sido construído pelos estaleiros Schelde Group. Foi aumentado ao serviço da Marinha Portuguesa a 16 de Janeiro de 2009, como o primeiro navio da csase Bartolomeu Dias, à qual pertence também o NRP D. Francisco de Almeida (F334), além de outras 6 unidades em marinhas estrangeiras.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Com 122,25 metros de comprimento por 14,4 metros de boca e um deslocamento na ordem das 3 320 toneladas, o NRP Bartolomeu Dias pode atingir a velocidade máxima de 20 nós com os seus motores a Diesel, ou 29 nós com as suas turbinas a gás. Cada navio transporta um helicóptero Westland Lynx, armado com torpedos, sonar e sistema de visão por infravermelhos (FLIR), qeu efetuou um voo de reconhecimento às Selvagens, no caso desta escala. Já no que toca aos navios, estão equipados com defesas aéreas fornecidas por um sistema de lançamento vertical de mísseis Sea Sparrow, com alcance eficaz de 14 km, transportando cerca de 16 mísseis deste tipo. O Bartolomeu Dias possui ainda dois lançadores quadruplos de mísseis antinavio RGM-84 Harpoon com alcance de 120 km, uma peça de 76 mm Oto-Melara de dupla função antinavio e antiaérea, bem como um lançador duplo de torpedos do tipo MK 46. 

Imagem sócio Fernando Gomes

Tanto o Bartolomeu Dias como o Francisco de Almeida visitaram recentemente os estaleiros Damen, na Holanda, onde foram submetidos a uma modernização e manutenção que se estendeu por largos meses, até serem re-entregues à Marinha Portuguesa. O Bartolomeu Dias em particular rumou à Holanda em 2018 e foi re-entregue em Setembro de 2021, enquanto que o Francisco de Almeida, que partiu para a Holanda em 2020, será entregue até ao fim de 2022.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Ruben Câmara


Sem comentários: