15.9.22

Jewel of the Seas regressou ao Funchal em inusitado cruzeiro

Imagem sócio Mário Camacho

Visitou ontem o porto do Funchal o navio de cruzeiros Jewel of the Seas, da Royal Caribbean, com 1622 passageiros e 821 tripulantes a bordo, no âmbito de um cruzeiro inusitado.

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócio Olavo Luís

Proveniente de Vigo, Espanha Continental, atracou pelas 08:45, e estendeu a sua estadia em cerca de nove horas, tendo rumado pelas 18:00 rumo a Málaga, Espanha Continental. A Madeira é a única ilha atlântica - e o único porto português - visitado pelo Jewel of the Seas neste seu périplo europeu, sem qualquer escala nem em Canárias, nem nos Açores, nem em qualquer outro arquipélago atlântico, com o navio a fazer um simpático desvio desde águas da Península Ibérica até à Madeira para passar o dia no Funchal, investindo 3 dias de mar nesse processo - dia e meio para cá chegar, dia e meio para chegar ao próximo destino -, denotando-se uma preferência pela Madeira por parte do operador Royal Caribbean neste cruzeiro em particular.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Fernando Gomes


O Jewel of the Seas faz parte da classe Radiance, sendo a quarta e última unidade da mesma, sucedendo ao Radiance of the Seas (2001), Brilliance of the Seas (2002) e Serenade of the Seas (2003). Lançado em 2004, o Jewel of the Seas faz parte desta inovadora classe, que já previa que o futuro dos navios de cruzeiro fôsse ser a gás: São movidos a Turbinas de Gás, um combustível amigo do ambiente porém pouco eficiente - caraterística somente desta e da classe Millennium, da Celebrity. No entanto, a Royal Caribbean demonstrava por este meio uma grande visão para o futuro, pois, vinte anos depois, pode constatar-se que, de facto, o futuro é, cada vez mais, a gás, mas a Gás Natural Liquefeito, com a maioria dos navios em construção atualmente previstos para ter este tipo de combustível.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio David Pereira

De resto, o Jewel of the Seas, que já esteve entre nós no dia da Festa da Flor passado, abre aqui uma série de escalas por parte da Royal Caribbean no porto do Funchal, seguindo-se o Anthem of the Seas no próximo dia 19, 1 e 9 de Outubro, o próprio Jewel of the Seas a 28 de Outubro - mas em cruzeiro transatlântico -, a estreia do Odyssey of the Seas a 9 de Novembro e o regresso do Rhapsody of the Seas a 13 de Novembro, totalizando-se assim, contando com a escala de ontem, 7 escalas da Royal Caribbean na Pérola do Atlântico nos últimos quatro meses de 2022.

Imagem sócio João Vasconcelos

Imagem sócio Marco Jarimba 
Imagem sócio Marco Jarimba

Sem comentários: