30.9.22

Aos 56 anos de carreira, Ocean Majesty visitou porto do Funchal

Imagem sócio Fernando Gomes

Visitou hoje o porto do Funchal um dos mais antigos navios de cruzeiro ainda em operações comerciais, falamos do Ocean Majesty, de 1965.

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócio Ruben Câmara

Com 113 passageiros de nacionalidade alemã a bordo, o navio atracou pelas 06:30 proveniente do porto das Velas, onde se estreou, num itinerário que tem vindo a sofrer algumas alterações, mais precisamente, três. O clássico cancelou escalas nos portos da Horta e Vila do Porto, substituindo este último por uma estreia nas Velas, tendo daí rumado ao Funchal, onde chegou com um dia de atraso - originalmente, estava agendado para dia 29. 

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócio Ruben Câmara

Lançado a 4 de Dezembro de 1965 como o ferry espanhol Juan March ao serviço da Trasmediterranea, o Ocean Majesty foi totalmente reconstruído nos anos 90 pelos gregos da Epirotiki, que o renovaram por completo a nível da superestrutura, mantendo atualmente apenas o casco e calado originais. Atualmente é detido pela Majesty International Cruises, que freta o navio todas as temporadas de verão a operadores interessados, ora, se mais recentemente, o mesmo vinha sendo fretado à polaca ITAKA, na atual temporada, o mesmo encontra-se fretado ao operador alemão Hansa Touristik. É registado no Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR), a sua saída também deu-se um pouco mais cedo do que é típico para navios de cruzeiro, tendo largado amarras pontualmente, pelas 15:00, rumando a Málaga. 

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Para amanhã estão agendados dois imponentes paquetes na Pontinha, o Anthem of the Seas e o MSC Meraviglia, este último em estreia.

Embarcação Margarita Sunset em estaleiro naval do Caniçal

A embarcação marítima turística MARGARITA SUNSET está em estaleiro naval do Caniçal para trabalhos de manutenção.      Imagens sócio Sergio Ferreira 
 

29.9.22

Lancha de combate à poluição “Ilhéu de Cima” em manutenção no Caniçal

A lancha de combate à poluição “Ilhéu de Cima” da Apram/ Portos da Madeira,  está em doca seca desde o dia 12 deste mês, no estaleiro naval do Caniçal para manutenção e inspeção a seco pela entidade classificadora Bureau Veritas e Capitania. Estes trabalhos em doca seca são feitos pelo pessoal do estaleiro NAVALTAGUS no "Ilhéu de Cima" têm duração de um mês .   Imagens sócio Sergio Ferreira 

 

28.9.22

Sócios CEN visitam a Exposição de miniaturas RC de atuneiros de pesca do Caniçal

Foi ontem uma paragem obrigatória na rota para a visita do cargueiro ILHA DA MADEIRA, alguns sócios fizeram paragem para visitar a Exposição de miniaturas Rádio Control de atuneiros da frota de pesca da Madeira e Açores. 

Esta exposição tem muitos exemplares únicos de embarcações de pesca ao atum, trabalhos magníficos de pessoas do Caniçal, muitas delas pescadores das próprias embarcações ou mesmo de familiares. Todos este barcos navegam e são de control remoto, fizeram uma mini-procissão junto do calhau da Freguesia do Caniçal, visto que estão associados aos originais barcos, que fazem a Procissão da Nossa Senhora da Piedade nas Festas de Setembro no Caniçal.
Estes modelos estão juntos no interior do edificio do Centro Civico do Caniçal, no qual agradecemos a abertura fora de horas para os sócios ver de pertos estes magníficos modelos de embarcações de pesca.






                                                                  Imagens sócio Sergio Ferreira 


 

27.9.22

Visita CEN ao cargueiro "ILHA DA MADEIRA" no Porto do Caniçal

Hoje decorreu ao fim da tarde, mais uma actividade, com a visita dos sócios do Clube de Entusiastas de Navios, ao navio cargueiro "ILHA DA MADEIRA", do armador Transinsular do Grupo ETE. 
Os sócios CEN- Clube de Entusiastas de Navios entregaram nesta visita a placa com imagem do navio ao Comandante do navio Andrezej Zuchowsky,  imagem essa do navio "ILHA DA MADEIRA" na chegada ao porto do Caniçal, após regresso de estaleiro em Cadiz, com "famosa" cor azul no casco da companhia Transinsular Expresso. Foi oferecido pelo Comandante e Transinsular -Madeira uma magnífica bandeira do armador TRANSINSULAR - TRANSPORTES MARÍTIMOS INSULARES, S.A. , para a sede do CEN, com as assinaturas de toda a tripulação do navio "ILHA DA MADEIRA" , carimbo do navio e uma excelente mensagem de agradecimento da Transinsular Madeira, para todos os sócios do Clube de Entusiastas de Navios, da pronta coloboração e partilha dos registo fotográficos.
Foi uma magnífica oportunidade para os sócios CEN, também conhecer por dentro este navio,  desde a popa à proa, saber as suas especificidades na colocação dos contentores e carga mista, conhecer o seu comandante e sua tripulação. 

A entrada dos sócios CEN no porto do Caniçal decorreu, após paragem da estiva portuária em pausa, pois estão a colocar toda a carga a bordo do cargueiro "ILHA DA MADEIRA", para a sua saída amanhã de manhã antes do nascer do sol.  





Os sócios  CEN - Clube de Entusiastas de Navios registaram a sua escala inaugural do "Ilha da Madeira" no dia 23 de Novembro 2020, foi um navio construído em 2007(ex-Conmar Najade) ,está actualmente registado na Madeira e está navegando sob bandeira de Portugal. Tem um calado de 7,3 metros,  comprimento total (LOA) é de 129,6 metros e sua largura de 20,83 metros.



O navio "IILHA DA MADEIRA",  capacidade para 440 TEU (carga seca e reefer, viaturas e carga geral), na rota na linha da  Madeira - Lisboa -Leixões, para o regular abastecimento semanal.
Imagens sócio Sergio Ferreira e Fernando Gomes

26.9.22

Cargueiro AIKATERINI K no Funchal

Cargueiro AIKATERINI K no Funchal, fundeado na zona do Lazareto,  proveniente do porto La Pallice, na França,  aguarda lugar a no cais norte do Porto do Caniçal para a descarga de cereais.
                                                           Imagens sócio Sergio Ferreira