6.2.24

Navio de investigação científica alemão Maria S. Merian no Funchal

Imagem sócio Fernando Gomes

Atracou esta manhã pelas 08:00 ao Cais Norte o interessante navio de investigação científica alemão Maria S. Merian, com proveniência do porto espanhol de Algeciras.

 

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Ruben Câmara


Imagem sócio Ruben Câmara

Batizado em homenagem de Maria Sybilla Merian, naturalista alemã, o navio foi construído nos estaleiros poloneses de Gdansk e entrou ao serviço em 2006, entregue então ao Instituto Leibniz para Pesquisa no Mar Báltico em Warnemunde, operando também ao serviço de outros centros de pesquisa alemães. Registado em Rostock, o Maria S. Merian desenvolve estudos científicos sobre o fundo do mar em até 10 mil metros de profundidade, bem como investigações nos Pólos do planeta. Possui também um pequeno submersível de nome JAGO, bem como capacidade de quebra de gelo fino e uma pequena plataforma de perfuração. É operado por uma tripulação de 21 e capacidade para acomodar até 22 cientistas afetos às viagens de pesquisa científica, estando equipado com diversos laboratórios e capacidade de transporte para quase 200 toneladas de material inerente aos seus trabalhos em contentores. 


Imagem sócio Fernando Gomes



Imagem sócio Ruben Câmara

Com 94,8 metros de comprimento, o Maria S. Merian tem previsão de saída apontada às 18:00 do próximo dia 9, com destino a Las Palmas de Gran Canaria.

Sem comentários: