5.2.24

AIDAcosma bate recorde de maior número de passageiros em trânsito numa só escala na Madeira

Imagem sócio Mário Camacho


Define-se hoje no porto do Funchal um novo recorde histórico de passageiros numa só escala no porto do Funchal com o navio de cruzeiros AIDAcosma a superar o anterior recorde, que pertencia ao AIDAnova.


Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócia Sofia Pereira

Em levantamento de dados levado a cabo e que agora aqui publicamos em primeira mão, o AIDAcosma, com os seus 6426 passageiros a bordo define hoje novo recorde, superando o anterior, que era de 6404 pertencente ao AIDAnova a 17 de Abril de 2023, naquela que foi também a última escala daquele navio até à data.

AIDAnova, irmão gémeo. Imagem sócia Sofia Pereira

A piscina coberta do AIDAcosma. Imagem sócio Francisco Loreto

A regularidade desta classe de navios tem vindo a levar a que o recorde máximo fosse vindo a ser reescrito por quatro ocasiões nos últimos 5 anos: se até 2018, este pertencia ao Norwegian Epic, foi redefinido pelo AIDAnova na sua estreia, a 23 de Dezembro de 2018 (6118), e aumentado na passagem de ano (6221), número que se manteve como recordista até 17 de Abril último, como referido, com 6404, superado hoje pelo AIDAcosma, com 6426 passageiros a bordo, aos quais se juntam ainda 1409 tripulantes.

Carnival Celebration - navio da mesma classe. Imagem sócio Marco Jarimba

O Arvia, da P&O Cruises, pertence à mesma linha de construção. Imagem sócia Iria Aguiar

Sendo com alguma folga os maiores navios de cruzeiro que alguma vez visitaram o Funchal, a classe Excel do grupo Carnival, recorde-se, além dos gémeos AIDAnova e AIDAcosma da AIDA, conta ainda com outros navios que já bem conhecemos, como o Arvia, o Iona e o Carnival Celebration. O AIDAnova efetuou quase 60 escalas no porto do Funchal ao longo de quatro temporadas invernais (2018/2019, 2019/2020, 2021/2022 e 2022/2023), enquanto que o Iona efetuou 13 escalas até à data, com o Arvia e o Carnival Celebration a contar com uma cada. O AIDAcosma leva, até ao momento, 11 escalas, incluindo a de hoje, número que vai subir e bastante, pois o mesmo continuará a ser semanal até o fim da temporada, e tem já igualmente agendadas escalas semanais nos próximos anos.  Já no passado dia 8 de Janeiro, o AIDAcosma tinha ficado muito perto de redefinir o recorde máximo, à ocasião, com 6403 passageiros a bordo. 

O Iona, da mesma classe, é um dos navios mais regulares no Funchal. Imagem sócio Ruben Câmara

Sem comentários: