18.2.23

Grande veleiro Christian Radich regressou ao Funchal

Imagem sócio Ruben Câmara

Está de regresso ao porto do Funchal o veleiro norueguês Christian Radich, de resto, um veleiro que já leva muitas escalas registadas entre nós.

Imagem sócio Fernando Gomes

Chegou ontem pelas 08:00 proveniente de Ponta Delgada, Açores, e tem a sua saída agendada para as 09:00 de amanhã rumo a Lisboa.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Reza a história que o veleiro tem o nome de um marinheiro norueguês que. em testamento. deixou capital para a construção de um veleiro - e ei-lo, em sua homenagem. A sua construção data de 1937 pelos estaleiros Framnaes Mekaniske Vaerskted, medindo 62.5 metros de comprimento por 9.7 de largura e uma área vélica estimada em 1,360 metros quadrados de vela. O Christian Radich opera pela Christian Radich Sail Training Foundation, que dá formação a futuros velejadores e, por vezes, oferece cruzeiros de lazer. Tem capacidade para 18 membros de tripulação - destacados a tempo permanente - e 88 passageiros. O Christian Radich tem no seu registo cinco vitórias em grandes Tall Ship Race, famosos eventos com grandes veleiros que ocorrem um pouco por todo o mundo, em ocasiões oportunas.

Sem comentários: