31.10.23

Navios de cruzeiro com mais de 12 mil a bordo esgotam porto do Funchal

Imagem sócio Mário Camacho

Quatro navios de cruzeiro (e um veleiro) esgotam totalmente o porto do Funchal, com três navios a esgotarem os espaços de amarração e um quarto em fundeadouro no enfiamento do Lazareto.

Imagem sócia Sofia Pereira


Imagem sócio Sofia Pereira

Imagem sócia Iria Aguiar

Chegou primeiro o Mein Schiff 1 em mais um cruzeiro regular pelas Canárias e Madeira, este que já é o seu segundo da temporada. Atracou ao Cais 2 pelas 23:00 de ontem com proveniência de Las Palmas, onde iniciou este périplo atlântico no passado dia 29, e a sua saída está agendada para as 05:00 da madrugada, com destino a La Palma. Originalmente, o navio deveria ficar até às 14:00 como sempre fará, no entanto por falta de espaço que também se vai verificar amanhã, o horário sofreu um ligeiro ajuste de forma a melhor acomodar quem nos procura. A bordo do Mein Schiff 1 viajam 3 064 passageiros e 1 023 tripulantes.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Fernando Gomes


Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócia Iria Aguiar

Já hoje, pelas 07:00 deu entrada o AIDAstella, que a exemplo do que fez na temporada passada, será quinzenal no porto do Funchal, efetuando cruzeiros semanais nas Canárias e Madeira - numa semana vem cá, na seguinte o itinerário não inclui a Madeira -. Hoje, encontra-se em cruzeiro reposicional do Mediterrâneo para Las Palmas, tendo sido proveniente de Lisboa. Antes da capital, visitou Palma de Mallorca (de onde partiu), Port Mahon, Ibiza, Alicante e Cadiz, e hoje pelas 20:00 rumará para Arrecife, seguindo-se La Palma e Tenerife, terminando a 5 de Novembro em Las Palmas. A bordo viajam 2 363 passageiros e 643 tripulantes.

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócia Cecília Pereira
Imagem sócio Ruben Câmara

Pelas 08:00 deu entrada o navio de cruzeiros MSC Divina para "encerrar" a Pontinha. Foi proveniente de Tenerife e oferece oportunidade de embarques e desembarques no porto do Funchal, a exemplo do que a MSC tem feito em temporadas anteriores. Já hoje tem lugar essas operações, rumando pelas 16:00 com destino a Málaga, findadas as operações de embarque. o navio chegou com 3 636 passageiros e 1 300 tripulantes e efetua 391 desembarques e 444 embarques, sairá portanto com 3 689 passageiros.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Ruben Câmara

Finalmente, pelas 09:00 e 09:30 respetivamente, chegou o veleiro tradicional Christian Radich para uma escala que se estenderá por uns dias, e pouco depois o navio de cruzeiros à vela Club Med 2, que originalmente escalaria no dia 1 de Novembro, no entanto optou por antecipar a escala. Encontram-se fundeados no enfiamento do Lazareto, com o paquete a efetuar transferência de passageiros por barco de apoio, que costuma utilizar em vários dos pontos paradisíacos que visita nas Caraíbas, onde muitos navios não tem a possibilidade de ir. Pelas 20:00, levantará âncora e rumará para Bridgetown, Barbados. A bordo, viajam 180 passageiros e 211 tripulantes, passageiros de nacionalidade maioritariamente francesa e americana. A casa-cheia de hoje define o ambiente que será para continuar, já que em Novembro estão agendadas 54 escalas no Funchal e 2 no Porto Santo. Para amanhã, nova casa-cheia agendada, inclusive. A bordo do Christian Radich viajam 67 tripulantes.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Sem comentários: