16.10.23

Emblemático ícone da navegação britânica St. Helena estreia na Madeira

 

Imagem sócio Mário Camacho

Estreia hoje na Região, com atraque por estibordo ao braço do Cais Sul do porto do Caniçal, o navio misto de carga e passageiros St. Helena, anteriormente designado também RMS (Royal Mail Ship) St. Helena.

Imagem sócio Mário Camacho

Atracou pelas 09:15 com proveniência de Algeciras, na Espanha. O St. Helena já havia protagonizado anteontem um belo momento ao largo, em que após a saída do super-iate de luxo Scenic Eclipse, efetuou navegação paralela na linha das 6 milhas. Ontem, o St. Helena inverteu rumo voltando atrás e solicitou atraque no porto do Caniçal, onde se encontra agora atracado a contas com questões técnicas que pretende solucionar antes de continuar a sua viagem, que o vai levar diretamente para o Canal do Panamá.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Atualmente, o St. Helena é detido pela Extreme.E, que o utiliza maioritariamente como navio de transporte de carga logística para eventos internacionais e possui um ambicioso plano em transformar este clássico de 1989, tornando a sua propulsão elétrica - daí o slogan no casco: "não é elétrico... ainda!". Durante décadas, o St. Helena, enquanto operado pelo governo britânico foi praticamente a única ligação das Ilhas Ascensão ao mundo, sendo este um dos últimos verdadeiros navios com a designação de RMS (Royal Mail Ship) - pois o mesmo transportava, literalmente, entre carga e mantimento para aquele arquipélago, correio que partia desde, por exemplo, o porto de Cape Town na África do Sul, acabando por ser uma representação moderna do que os navios de carreira faziam, outrora, em já longínquos tempos. Pode dizer-se, então, estar entre nós um verdadeiro ícone da navegação britânica.

Em navegação paralela com o Scenic Eclipse, anteontem. Imagem sócio Mário Camacho

Imagem de satélite: a rota do St. Helena até cá chegar


Sem comentários: