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Imagem sócio Mário Camacho |
Estreia hoje na Região, com atraque por estibordo ao braço do Cais Sul do porto do Caniçal, o navio misto de carga e passageiros St. Helena, anteriormente designado também RMS (Royal Mail Ship) St. Helena.
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Imagem sócio Mário Camacho |
Atracou pelas 09:15 com proveniência de Algeciras, na Espanha. O St. Helena já havia protagonizado anteontem um belo momento ao largo, em que após a saída do super-iate de luxo Scenic Eclipse, efetuou navegação paralela na linha das 6 milhas. Ontem, o St. Helena inverteu rumo voltando atrás e solicitou atraque no porto do Caniçal, onde se encontra agora atracado a contas com questões técnicas que pretende solucionar antes de continuar a sua viagem, que o vai levar diretamente para o Canal do Panamá.
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Imagem sócio Mário Camacho |
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Imagem sócio Mário Camacho |
Atualmente, o St. Helena é detido pela Extreme.E, que o utiliza maioritariamente como navio de transporte de carga logística para eventos internacionais e possui um ambicioso plano em transformar este clássico de 1989, tornando a sua propulsão elétrica - daí o slogan no casco: "não é elétrico... ainda!". Durante décadas, o St. Helena, enquanto operado pelo governo britânico foi praticamente a única ligação das Ilhas Ascensão ao mundo, sendo este um dos últimos verdadeiros navios com a designação de RMS (Royal Mail Ship) - pois o mesmo transportava, literalmente, entre carga e mantimento para aquele arquipélago, correio que partia desde, por exemplo, o porto de Cape Town na África do Sul, acabando por ser uma representação moderna do que os navios de carreira faziam, outrora, em já longínquos tempos. Pode dizer-se, então, estar entre nós um verdadeiro ícone da navegação britânica.
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Em navegação paralela com o Scenic Eclipse, anteontem. Imagem sócio Mário Camacho |
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Imagem de satélite: a rota do St. Helena até cá chegar |
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