31.10.23

Navios de cruzeiro com mais de 12 mil a bordo esgotam porto do Funchal

Imagem sócio Mário Camacho

Quatro navios de cruzeiro (e um veleiro) esgotam totalmente o porto do Funchal, com três navios a esgotarem os espaços de amarração e um quarto em fundeadouro no enfiamento do Lazareto.

Imagem sócia Sofia Pereira


Imagem sócio Sofia Pereira

Imagem sócia Iria Aguiar

Chegou primeiro o Mein Schiff 1 em mais um cruzeiro regular pelas Canárias e Madeira, este que já é o seu segundo da temporada. Atracou ao Cais 2 pelas 23:00 de ontem com proveniência de Las Palmas, onde iniciou este périplo atlântico no passado dia 29, e a sua saída está agendada para as 05:00 da madrugada, com destino a La Palma. Originalmente, o navio deveria ficar até às 14:00 como sempre fará, no entanto por falta de espaço que também se vai verificar amanhã, o horário sofreu um ligeiro ajuste de forma a melhor acomodar quem nos procura. A bordo do Mein Schiff 1 viajam 3 064 passageiros e 1 023 tripulantes.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Fernando Gomes


Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócia Iria Aguiar

Já hoje, pelas 07:00 deu entrada o AIDAstella, que a exemplo do que fez na temporada passada, será quinzenal no porto do Funchal, efetuando cruzeiros semanais nas Canárias e Madeira - numa semana vem cá, na seguinte o itinerário não inclui a Madeira -. Hoje, encontra-se em cruzeiro reposicional do Mediterrâneo para Las Palmas, tendo sido proveniente de Lisboa. Antes da capital, visitou Palma de Mallorca (de onde partiu), Port Mahon, Ibiza, Alicante e Cadiz, e hoje pelas 20:00 rumará para Arrecife, seguindo-se La Palma e Tenerife, terminando a 5 de Novembro em Las Palmas. A bordo viajam 2 363 passageiros e 643 tripulantes.

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócia Cecília Pereira
Imagem sócio Ruben Câmara

Pelas 08:00 deu entrada o navio de cruzeiros MSC Divina para "encerrar" a Pontinha. Foi proveniente de Tenerife e oferece oportunidade de embarques e desembarques no porto do Funchal, a exemplo do que a MSC tem feito em temporadas anteriores. Já hoje tem lugar essas operações, rumando pelas 16:00 com destino a Málaga, findadas as operações de embarque. o navio chegou com 3 636 passageiros e 1 300 tripulantes e efetua 391 desembarques e 444 embarques, sairá portanto com 3 689 passageiros.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Ruben Câmara

Finalmente, pelas 09:00 e 09:30 respetivamente, chegou o veleiro tradicional Christian Radich para uma escala que se estenderá por uns dias, e pouco depois o navio de cruzeiros à vela Club Med 2, que originalmente escalaria no dia 1 de Novembro, no entanto optou por antecipar a escala. Encontram-se fundeados no enfiamento do Lazareto, com o paquete a efetuar transferência de passageiros por barco de apoio, que costuma utilizar em vários dos pontos paradisíacos que visita nas Caraíbas, onde muitos navios não tem a possibilidade de ir. Pelas 20:00, levantará âncora e rumará para Bridgetown, Barbados. A bordo, viajam 180 passageiros e 211 tripulantes, passageiros de nacionalidade maioritariamente francesa e americana. A casa-cheia de hoje define o ambiente que será para continuar, já que em Novembro estão agendadas 54 escalas no Funchal e 2 no Porto Santo. Para amanhã, nova casa-cheia agendada, inclusive. A bordo do Christian Radich viajam 67 tripulantes.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

30.10.23

Azura na primeira escala semanal da temporada apadrinha estreia do Ambition

Imagem sócio Mário Camacho


Registam-se hoje duas escalas de navios de cruzeiro no porto do Funchal, com um terceiro esperado perto da meia-noite.

Imagem sócio Ruben Câmara


Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócia Sofia Pereira

Chegou primeiro o estreante Ambition pelas 06:00, segunda unidade da frota da Ambassador Cruise Lines, que já nos visitou com o seu primeiro navio, Ambience. Recém-formada no pós pandemia, a Ambassador opera para o mercado britânico apostando em cruzeiros cujos itinerários tipicamente são um pouco maiores do que o esperado - como cruzeiros às Caraíbas ou América do Norte a partir de vários portos ingleses, com regresso ao ponto de partida.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Fernando Gomes

O Ambition foi proveniente de Lisboa e é bastante conhecido não só por cá como no mercado português, como Grand Mistral, nome com o qual já foi bastante regular em portos nacionais entre 2008 e 2012. Também visitou o porto do Funchal por uma ocasião como Costa neoRiviera em Abril de 2018. Foi lançado a 2 de Janeiro de 1999 como Mistral para a defunta Festival Cruises, tendo o seu projeto servido de inspiração para os European Stars e European Vision, navios que hoje em dia conhecemos por MSC Sinfonia e MSC Armonia, porém, estes dois últimos, versões maiores do Ambition.

Imagem sócio Mário Camacho


Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara


O Ambition tem previsão de saída para as 17:00 com destino a Tenerife. A bordo viajam 764 passageiros e 502 tripulantes. Após Tenerife, seguem-se os portos de La Palma, Lanzarote, Agadir, Casablanca, Leixões e Bristol, porto de onde partiu e onde vai terminar este périplo atlântico.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio David Pereira

Uma hora depois deu entrada para o cais 2 o Azura, que a exemplo do que fez na temporada invernal transata, será semanal no porto do Funchal às segundas-feiras. Hoje efetua já a sua primeira escala regular da temporada. Foi proveniente de Tenerife e pelas 21:30 sairá com destino a Las Palmas, operação que estende até Abril de 2024, todas as segundas-feiras (salvo alguma possível exceção em que possa sentir a necessidade de mover a ordem de portos e visitar-nos noutro dia da semana). A bordo viajam 3 035 passageiros e 1 158 tripulantes, que tiveram a hipótese de estender este cruzeiro semanal, adicionando-lhe o segmento reposicional do Mediterrâneo para Canárias, que terminou anteontem em Tenerife. Curiosamente, o Azura já se havia encontrado com o Ambition no Funchal, mas este último designava-se por Grand Mistral, a 1 de Novembro de 2012. Pelas 23:00 de hoje é esperado o Mein Schiff 1, para mais uma escala regular. Amanhã estão agendados outros três navios de cruzeiro, além deste, o AIDAstella, o MSC Divina e o Club Med 2, este último deverá fundear na baía derivado ao esgotamento de espaços de atracação.

28.10.23

Spirit of Discovery abre temporada invernal da Saga na Madeira


Imagem sócio Ruben Câmara


Escala hoje o porto do Funchal o navio de cruzeiros Spirit of Discovery, que assim inaugura a temporada de inverno da Saga Cruises, operador britânico para maiores de 50 anos, na região.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio André Campos

O Spirit of Discovery chegou pelas 07:00 com proveniência de Portsmouth num tradicional cruzeiro às Canárias e Madeira com pouco mais de 800 passageiros a bordo. Sairá pelas 17:00 com destino a La Palma. Ali, visitará ainda Tenerife, Lanzarote, Fuerteventura e Las Palmas, com novo término em Portsmouth a 7 de novembro, escalando a Corunha três dias antes.

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Ruben Câmara

A Saga prevê efetuar 15 escalas nesta temporada de inverno 2023/2024 em período compreendido entre hoje e o final de Abril, tanto com o próprio Spirit of Discovery como com o irmão-gémeo Spirit of Adventure, cujo ponto alto será claro, a presença na passagem de ano, com o Spirit of Adventure a assinalar o regresso da Saga a estas tradicionais celebrações. Efetuará uma média de 2 escalas por mês.

27.10.23

Quebra-gelo Sir David Attenbourough efetuou embarques e desembarques ao largo

Imagem sócio Ruben Câmara

Posicionou-se ontem à tarde na linha das três milhas o navio quebra-gelos com fins científicos Sir David Attenborough, pertencente ao estado britânico e que representa um dos maiores investimentos recentes daquele país na área maritimo-científica, bem como um dos mais avançados navios deste tipo no planeta.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Ruben Câmara
Chegou por volta das 15:30, tendo passado a tarde, até às 18:00, hora em que seguiu rumo. Foi proveniente de Portsmouth, Inglaterra, tendo seguido rumo numa extensiva viagem para sul, que terminará com o navio precisamente no Pólo Sul. Já no ano passado, o Sir David Attenborough nos tinha visitado por ocasião da sua "descida" rumo à Antártida.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Segundo avançou a comunicação social, o navio desembarcou 5 passageiros - pessoal científico - e embarcou 3 tripulantes, operações que decorreram com o uso de um dos seus botes de bordo, este até com nome próprio: Erebus. 

Erebus em navegação. Imagem sócio Ruben Câmara

Dois britânicos na hora da partida. Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócia Cecília Pereira

Quanto ao próprio Sir David Attenborough, mede 129 metros de comprimento, tem capacidade para receber até 60 cientistas e 30 tripulantes e tem a bordo um pequeno submarino não tripulado capaz de captar imagens até 6 mil metros de profundidade. Trata-se de um navio híbrido, diesel-elétrico.

26.10.23

Aurora regressa ao Funchal em cruzeiro às Caraíbas

 

Imagem sócio Fernando Gomes

Regressa hoje ao porto do Funchal o navio de cruzeiros Aurora da conceituada britânica P&O Cruises no âmbito de um cruzeiro transatlântico.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócia Iria Aguiar

Chegou pelas 07:15 proveniente de Southampton sendo o Funchal primeiro porto de paragem. Pelas 18:00, seguirá para St. John's, Antigua, com 1 749 passageiros e 801 tripulantes a bordo. 

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Ruben Câmara

O itinerário passará ainda por Pointe-a-Pitre, Saint Vincent Island, Castries e Bridgetown, antes de regressar à Europa, com escala em Ponta Delgada e posterior término em Southampton a 15 de novembro.