 |
Imagem sócio Mário Camacho |
Estreia hoje no porto do Caniçal o porta-contentores Atlântico, nova aquisição da GS Lines ex. Lagarfoss da Eimskip - consoante avançado neste espaço no passado 27 de Setembro.
 |
Imagem sócio Mário Camacho |
 |
Imagem sócio Paulo David |
 |
Imagem sócio Mário Camacho |
 |
Imagem sócio Mário Camacho |
O Atlântico deu entrada pelas 13:30 proveniente do porto de Leixões onde efetuou a primeira carga de contentores com destino à Madeira, tem de momento saída apontada às 23:59 de hoje, com destino à proveniência. O navio será o novo regular de início de semana da GS Lines, com escalas previsivelmente a virem a ocorrer pela segunda e terça-feira.
 |
Imagem sócio Mário Camacho |
 |
Imagem sócio Paulo David |
 |
Imagem sócia Sofia Pereira |
 |
Imagem sócia Sofia Pereira |
O navio mede 140,7 metros de comprimento por 23,2 de boca e 8,7 metros de calado, apresenta um casco duplo parcial e ponte de comando totalmente fechada - inclusive nas asas - que oferece proteção aos ventos em ocasiões em que se exija maior presença da tripulação de ponte nas laterais da mesma. Atracou na posição frontal - poente - do Terminal Norte -, onde será habitual.
 |
Imagem sócio Mário Camacho |
 |
Imagem sócio Paulo David |
 |
Imagem sócio Mário Camacho |
 |
Imagem sócio Mário Camacho |
Este é, com muita folga, o maior navio a alguma vez atracar no Terminal Norte do porto do Caniçal, no entanto, estando sensivelmente nas mesmas dimensões que outros porta-contentores como o Jork Rover, Jork Reliance e Huelva, trio com 141 metros de comprimento que chegou a operar no Caniçal no início da década passada, no entanto, estes últimos afetos a linhas internacionais, com atraque no terminal sul e a frete por operador estrangeiro - em comparação, no entanto, o Atlântico possui maior arrastamento de tonelagem bruta. No que toca a dimensões, em seguida a este trio e o Atlântico, estão navios como o Humbergracht e o Erik, ligeiramente menores com os seus 138 metros de comprimento, no entanto, ambos também operaram exclusivamente no Terminal Sul e em operações pontuais de carga e descarga de material eólico. O Atlântico supera em cerca de 11 metros de comprimento navios como o Rebecca S e Jaime S, os maiores até então a operar na linha regular com o continente.
Sem comentários:
Enviar um comentário