27.11.23

Casa-cheia com encontro de gémeos da P&O no Funchal

Imagem sócia Sofia Pereira

Encontram-se hoje no porto do Funchal uma tripla de navios de cruzeiro que ocupa na sua totalidade os espaços de amarração disponíveis para fins turísticos no porto do Funchal.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio David Pereira

Imagem sócia Sofia Pereira

Atracou primeiro o Artania pouco passavam das 06:05 com proveniência de Bridgetown, Barbados, e com saída apontada às 22:00 com destino a Leixões. O clássico Artania, já com 39 anos de carreira, encontra-se num grande cruzeiro de 50 dias aos Estados Unidos e Caraíbas, que partiu de Bremerhaven a 14 de Outubro e lá vai terminar a 3 de Dezembro. Até cá chegar, passou por Falmouth, Cork, Praia da Vitória, Nova Iorque, Newport, Baltimore, Norfolk, Charleston, Jacksonville, Fort Lauderdale, Key West, Grand Cayman, Montego Bay, Santo Domingo, San Juan, Virgin Gorda, Gustavia, St. John's, Fort-de-France e Bridgetown, faltando agora tocar dois portos antes do término: Leixões e La Coruña. Não se deixe enganar pela idade do Artania, pois o clássico recebeu recentemente motores totalmente novos e foi equipado com tecnologia Shore2Power, que lhe permite ligar à planta energética das cidades por onde passa, esteja assim o porto local preparado, como parte de um investimento multi-milionário por parte da Phoenix Reisen na sua frota clássica.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócia Sofia Pereira

Pouco depois deu entrada o semanal Azura, como habitual proveniente de Tenerife e com destino a Las Palmas, atracou pelas 06:15 e a sua saída está, como já nos acostumamos, apontada às 21:30.  Esta é a última semana em que o Azura não tem a companhia do seu futuro habitual companheiro, pois todas as segundas-feiras, tornar-se-á comum ver agora o Azura e o AIDAcosma, começando já a partir da próxima semana.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Fernando Gomes

Pelas 06:30 "fechou" a Pontinha o Ventura, irmão-gémeo do Azura. Foi proveniente de Southampton em mais um cruzeiro às Canárias e Madeira, e sairá pelas 17:00, com destino a La Palma. O Ventura e o Azura compõem a classe Grand, que se iniciou com o Grand Princess da Princess Cruises, sendo este par, a versão P&O, ambos muito frequentes no nosso porto. Entre si e no total, os navios de cruzeiro estão a movimentar mais de 9 mil pessoas no porto do Funchal. Lado a lado, é ainda mais fácil identificar as diferenças entre os navios, aparentemente iguais: a principal, estruturalmente, à popa com o nosso semanal Azura a possuir uma cauda de pato que está ausente no Ventura, mano um par de anos mais velho. Também à frente da chaminé, diferenças estruturais em zona de lounge e outros pormenores mais subtis, como a configuração de cabines com varanda na lateral perto à popa.

Imagem sócia Sofia Pereira

Sem comentários: