26.11.23

AIDAcosma estreia no Funchal em Domingo de Pontinha cheia

 

Foto: Francisco Loreto
Encontram-se hoje no porto do Funchal dois navios de cruzeiro, entre si a movimentar mais de oito mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, e ambos em viagem reposicional.

Imagem sócia Iria Aguiar


Imagem sócio Mário Camacho


Imagem sócio Peter Gonçalves
Imagem sócio Peter Gonçalves

Imagem sócio Ruben Câmara

Chegou primeiro o AIDAcosma, pelas 06:00 com proveniência de Lisboa, encontra-se no cruzeiro reposicional que o trás desde o Mediterrâneo, onde esteve posicionado na temporada de Verão, para as Canárias e Madeira, onde ficará posicionado na temporada de Inverno. A sua saída está aprazada para as 20:00, com destino a Fuerteventura, terminando depois este cruzeiro reposicional em Tenerife e ali iniciando oficialmente os cruzeiros semanais, que o trarão ao Funchal todas as segundas-feiras a partir já da primeira segunda-feira de Dezembro, e com itinerário adaptado na passagem de ano (que acontece num Domingo - chegará antes do espetáculo pirotécnico). 

Imagem sócia Iria Aguiar
Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Trata-se do segundo navio da variante da AIDA da classe Excellence, lançado em 2021 com 337 metros de comprimento. O AIDAcosma é já a quinta unidade da classe Excel do grupo Carnival a visitar o porto do Funchal: já conhecemos, agora, os "manos" AIDAnova e AIDAcosma, o par da P&O Iona e Arvia e o Carnival Celebration, ficando apenas a faltar estrear o par da Costa: Costa Smeralda e Costa Toscana, e outro par da Carnival: Mardi Gras e Carnival Jubilee - este último, será inaugurado neste mês de Dezembro, nona e última unidade da classe, e que originalmente estava destinado à AIDA.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Fernando Gomes

Pelas 06:45 "encerrou" a Pontinha o elegante Norwegian Star, em escala reposicional com destino à América do Sul. Foi também proveniente de Lisboa, de onde basicamente os navios navegaram um em "perseguição" de outro e a sua saída está agendada para as 16:00 com destino a Lanzarote. Segue-se Las Palmas de Gran Canária e Santa Cruz de Tenerife nas Canárias, Praia e Mindelo, no Cabo Verde, e finalmente cinco portos brasileiros: Recife, Maceió, Salvador de Bahia, Búzios e Rio de Janeiro. A partir da cidade maravilhosa, o navio continuará a sua descida até Buenos Aires, onde se posicionará para o Inverno. O Norwegian Star efetuou dois cruzeiros com partidas e chegadas a Lisboa recentemente, e repetirá a operação em Novembro de 2024, bem como em Março de 2025.

Imagem sócio David Pereira

Sem comentários: