8.1.23

18 estreias de navios de cruzeiro agendadas para 2023 no Funchal

 

Imagem Norwegian Cruise Line

Para 2023 estão agendadas dezoito (18) estreias de navios de cruzeiro no porto do Funchal, navios para todos os gostos, de variadas nacionalidades, tonelagem bruta e companhias.

Imagem Azamara Cruises

As estreias iniciam-se em Março, com a escala inaugural da mais recente aquisição da Azamara Cruises, o Azamara Onward ex. Pacific Princess, irmão-gémeo do Azamara Journey, Azamara Quest e Azamara Pursuit, três navios que já bem conhecemos. A sua estreia está agendada para 12 de Março em itinerário transatlântico desde o Brasil para a Europa. Trata-se de um dos mais pequenos estreantes que o porto do Funchal receberá em 2023, com capacidade para cerca de 690 passageiros, 181 metros de comprimento e arrasto de 30,277 toneladas de arqueação bruta, tratando-se no entanto de um paquete de altíssimo luxo.

Imagem MSC Cruzeiros

Imagem Costa Cruzeiros

Imagem Ponant

Em abril, navios mil e as estreias também. Para 6 de Abril está agendada a estreia do MSC Seashore, primeiro navio da classe Seaside EVO da MSC, irmão-gémeo do MSC Seascape que em novembro último se estreou na Madeira. A 16 estreará a concorrência do mercado italiano, o Costa Diadema, no segundo cruzeiro pós-paragem de operações, estando o navio de momento parado devido a baixa procura pelas viagens de inverno que tinha agendado, de acordo com a própria Costa. O Costa Diadema tem escalas agendadas até o fim de abril, altura em que se estreará também o Le Bellot no dia 21, um dos mais recentes navios da Ponant e um dos poucos que ainda não passaram por cá.

Imagem sócio Sergio Ferreira

Imagem Swan Hellenic


Imagem Atlas Ocean Voyages





Para 8 de Maio está agendada a estreia do Enchantment of the Seas, única unidade classe Vision da Royal Caribbean que foi, durante a sua carreira, alargada. A classe leva já duas décadas de operação, no entanto tendo sido construída de propósito para os mercados terciários dos Estados Unidos, ficavam posicionados nas Caraíbas durante todo o ano. Recentemente, o irmão-gémeo Rhapsody of the Seas estreou-se no Funchal, sendo agora a vez do Enchantment, em cruzeiro reposicional para a Europa. Um dia depois estreará o Vega, da renascida Swan Hellenic Cruises, num cruzeiro que visitará também o Porto Santo, no dia 11. Para 1 de Junho, está agendada a estreia do mais recente navio de cruzeiros do grupo Mystic de Mário Ferreira, o World Traveller, quarta unidade da classe Explorer.

Imagem sócio Sergio Ferreiraq

Imagem CFC

Imagem Seabourn Cruise Line

Ainda em Junho, a 13, é esperado o Norwegian Getaway, um dos maiores navios de cruzeiro da Norwegian Cruise Line. No mês seguinte, a 3 de Julho, está agendada a estreia do Renaissance, ex. Aegean Myth e ex. Maasdam, primeira aquisição da nova companhia francesa, Compagnie Française de Croisières que vê assim no Renaissance o verdadeiro renascimento dos cruzeiros tradicionais franceses, com viagens a partir de portos como Marselha ou Le Havre. Originalmente, a estreia estava agendada para Março no entanto teve de ser adiada devido ao atraso com a atual renovação do navio, que segundo à companhia se deveu a problemas logísticos com as cadeias de entrega europeias, entretanto já solucionados. A 19 de Setembro está agendado na programação dos Portos da Madeira o novíssimo Seabourn Pursuit, naquela que seria a viagem pré-inaugural, pois o primeiro cruzeiro oficial parte de Manaus, Brasil, em Outubro. Não seria de resto caso único, pois a mesma situação ocorreu com o Viking Polaris, em 2022. O Seabourn Pursuit é o segundo navio da classe Venture da Seabourn, mais recente investimento para exploração polar.

Imagem Silversea Cruises

Imagem Costa Cruzeiros


Imagem Hurtigruten



Imagem Ambassador Cruise Lines

Puxando a "fita" à frente uns meses, para o dia 5 de Outubro está agendado o novo e inovador Silver Nova, primeiro navio da classe Nova da Silversea que se tornará visão recorrente no porto do Funchal num futuro próximo, tanto com o Silver Nova durante transatlânticos como com o irmão-gémeo Silver Bay, já agendado para 2024. O Silver Nova apresenta um design inovador e trata-se da primeira nova classe da Silversea em meia década, efetuando este cruzeiro a partir de Lisboa, para o mercado de luxo. Um dia depois, estreia-se o Costa Firenze, da Costa, a pouco tempo de ser transferido para o novo produto Costa by Carnival, dedicado ao mercado americano, devido ao ainda corrente fecho do mercado asiático, para o qual foi originalmente construído e do qual a Costa anunciou recentemente estar a afastar-se, tendo inclusive fechado os escritórios na área.  A 18 de Outubro é esperado o Spitsbergen da Hurtigruten, ex Atlântida, em cruzeiro reposicional de Lisboa para as Canárias. A 30 de Outubro está agendada a estreia do Ambition, segunda unidade da frota da Ambassador Cruise Lines, que recentemente se estreou por cá com o Ambience. O Ambition poderá ser reconhecido pelos madeirenses pelos seus tempos como Grand Mistral, em que foi bastante regular por cá.

Imagem Carnival Cruise Line

Imagem MSC Cruzeiros

Imagem Norwegian Cruise Line

Para 1 de novembro está agendada a estreia de uma das mais antigas unidades da frota da Carnival, o elegante Carnival Pride, que faz parte da recente estratégia de investimento da companhia em águas europeias, com várias escalas agendadas não só para o Funchal como cruzeiros por toda a Europa em 2023 e 2024. Para 11 de novembro, é esperada a escala inaugural do MSC Grandiosa, num dia em que se encontrará com o MSC Divina, sendo o MSC Grandiosa irmão-gémeo do MSC Virtuosa, que já conhecemos.  A 18 é esperado o Norwegian Viva, à altura novíssimo em folha e acabado de inaugurar, unidade mais recente da Norwegian Cruise Line, ainda em construção. Trata-se da segunda unidade da classe Norwegian Prima, uma abordagem da Norwegian a um tipo de navios ligeiramente menores que a sua conhecida classe Breakaway (da qual faz parte o Getaway, que abordamos em cima), com menos de 300 metros de comprimento.

Imagem Regent Cruises

Também do grupo Norwegian Cruise Line, mas operado pela Regent Cruises - ex. Regent Seven Seas -, para o penúltimo dia de novembro está agendada a estreia do Seven Seas Grandeur, um dos mais luxuosos navios de cruzeiro do planeta e que fará as honras de encerrar o ano de 2023 no que concerne a estreias.

Sem comentários: