9.7.22

CEN visitou o centro de Salvamento Costeiro SANAS MADEIRA

Vários sócios do Clube de Entusiastas de Navios foram hoje visitar a sede do SANAS localizado, debaixo da pista do Aeroporto, os seus meios e conhecer um pouco da Missão e intervenção deste socorro no Mar .


Os SAlvadores NAuticoS, daí a sigla SANAS - é uma Instituição de Utilidade Publica sem fins lucrativos tem o objectivo a salvaguarda da vida humana no mar.
Possui um corpo de voluntários disponíveis 24 horas por dia nos 365 dias do ano e de equipamentos modernos e evoluídos tecnologicamente como é o caso da zona das telecomunicações.

Na época balnear , que agora vamos entrar reforça a presença nas principais praias da RAM
O SANAS trabalha em equipa com o Serviço Regional de Protecção Civil, Bombeiros e Autoridade Maritima.




Na nossa visita guiada tivemos a oportunidade de ver a Moto de Agua que o Eng. Frederico Resende - Presidente da Direcção do SANAS Madeira - na qual efectuou a sua travessia entre os Açores e a Madeira e que em breve se prepara para uma nova "aventura" entre a Madeira e as Selvagen
Na imagem abaixo a oração escrita, fixa a bordo da mota água MS TRÊS, que leva consigo nas travessias recorde, quando tenta alcançar o objectivo final das suas aventuras. A primeira mota de água da primeira travessia foi oferecida ao Museu da Marinha.





Para garantir o sucesso das operações, o SANAS tem embarcações salva-vidas que foi adquirindo ao longo destes 20 anos. No activo encontram-se 11 embarcações
Estas estão sujeitas a grande desgaste devido às condições e meios das operações a que estão submetidas


Uma vez que é uma Instituição sem fins lucrativos, este esforço só é possível graças ao apoio do Governo Regional mas a verba não é suficiente tendo de recorrer a serviços de apoio prestados e aos donativos de particulares.
Para além de renovarem a "frota" são necessários manutenções, equipamentos de protecção individual e principalmente softwares actuais para que possam responder o mais rapidamente possível a qualquer socorro que possa surgir


          A porta histórica na sala de comando do Sanas Madeira, pertença dum navio militar draga minas.







Para finalizar a nossa visita ao SANAS, oportunidade para ver a chegada de uma embarcação de regresso ao Centro de Operações.
Antes de ser içada para doca seca, uma vez que não podem permanecer na agua para preservação do casco, veio até ao pontão para que a pudéssemos ver de perto bem como os seu motor.






Foi uma agradável visita, na qual pudemos constatar "in loco" as suas excelentes instalações e meios disponíveis apesar da pouca verba recebida pelas entidades oficiais.
Nem parece que estamos a lidar com vidas humanas
SANAS MADEIRA pretende instalar uma estação de salvamento na marina da Calheta, zona oeste da Madeira e precisa de voluntários. Imagens sócios Rubén Camara , Sergio Ferreira e Fernando Gomes.


 

Sem comentários: