18.4.22

Scenic Eclipse realizou excursões de submarino e helicóptero sem precedentes na Madeira e Portugal

 

Imagem sócio Ruben Câmara

Agenciado pela Ferraz, o navio de cruzeiros Scenic Eclipse realizou neste domingo de Páscoa, 17 de Abril, excursões sem precedentes na história da navegação em Portugal e Madeira, tendo sido esta a primeira vez que um navio de cruzeiros efetuou excursões com submarino e helicóptero em território português.

O momento da descida do submarino. Imagem sócio Ruben Câmara

Lançou primeiro o submarino, pouco passavam das 07:30, antes do seu atraque na Pontinha, e o mesmo dirigiu-se para a Reserva Natural do Garajau, onde passou todo o Domingo em exploração com passageiros, apoiado por duas embarcações do navio, zodíacos que acompanhavam e faziam também o translado e respetiva rotação dos passageiros.

Imagem sócio Mário Camacho

Cerca das 14:30, o navio baixou parte da sua super-estrutura lateral para abrir espaço à saída do helicóptero. Pelas 12:00, já era possível ver o helicóptero à popa do navio. Ali, seguiu-se meia hora de preparações para o primeiro de dois voos que o mesmo realizou.

Imagem sócio Ruben Câmara - com a estrutura em "modo normal"


Imagem sócio Ruben Câmara - com a estrutura traseira baixa, para a decolagem

O helicóptero decolou então pelas 15:00, para um passeio pela Costa Sul da Madeira, seguiu para o Garajau e voltou para sobrevoar o Funchal e seguindo para o lado oeste da ilha, incluindo Ponta do Sol e Calheta, tendo depois voltado ao navio. Pelas 16:00, houve segundo voo.

O navio tinha também prevista escala no Porto Santo para este dia 18, que incluia mergulho de submarino à fragata ex- NRP General Pereira d'Eça, que ali foi afundada em 2016, no entanto cancelou a escala em virtude do vento forte na Vila Baleira, tendo ficado fundeado no Funchal, em vez disso, por falta de cais que entretanto voltou a esgotar esta segunda-feira.

Imagem sócio Ruben Câmara

Sem comentários: