18.4.22

Funchal amanheceu esta segunda-feira com 4 navios de cruzeiro

Imagem sócio Ruben Câmara

Nesta segunda-feira, 18 de Abril, o porto do Funchal amanheceu novamente esgotado, desta vez com quatro navios de cruzeiro, três em porto e um em fundeadouro no Lazareto por falta de espaço.

Imagem sócio David Pereira

Em porto continuaram o Mein Schiff 4 e o Scenic Eclipse, que pernoitaram, no entanto, ambos em posições diferentes do que ontem estavam. O Scenic Eclipse, da australiana Scenic Cruises, tinha previsto escala no Porto Santo para esta segunda-feira, no entanto, cancelou devido ao vento que se faz sentir na Vila Baleira, e optou antes por estender a escala no Funchal em mais 12 horas. No entanto, devido à falta de espaço em porto, viu-se obrigado a fundear na baía, sendo que esta operação de fundeadouro aconteceria também no Porto Santo, caso o navio lá tivesse estado como previsto. Foi possível acompanhar o transbordo dos passageiros por baleeira, daqueles que quiseram vir a terra novamente e/ou não o puderam fazer no dia de ontem e pelas 12:30, o navio seguiu para o próximo porto de paragem, Gibraltar.

Imagem sócio Fernando Gomes
Imagem sócio Rodrigo Freitas

Também o Mein Schiff 4 teve de se reposicionar, tendo saído da Pontinha pelas 05:30 para ceder o seu espaço ao AIDANova, que assim atracou ao seu predileto Cais 2. Após uma volta pela baía, o navio da TUI Cruises voltou a atracar, mas ao Cais 3, à proa do seu companheiro de escala recém-chegado. Pelas 14:00, seguiu rumo para Tenerife.

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Ruben Câmara

Durante a madrugada, chegaram portanto o português World Explorer, pelas 00:45, proveniente de Ponta Delgada, e o AIDANova pelas 06:00, em mais um cruzeiro semanal pelas Canárias e Madeira, o seu penúltimo neste caso. O World Explorer atracou ao Cais Norte para mais uma operação turn-around, com embarques e desembarques de passageiros, para nova viagem rumo aos Açores que parte amanhã, pelas 18:00. Já o gigante da AIDA, estará em porto até às 23:00 de hoje, como já é hábito aliás. 

Imagem sócio Mário Camacho


Sem comentários: