30.10.21

Homenagem CEN à escala inaugural do navio SEA CLOUD SPIRIT


Para assinalar a escala inaugural do novo navio de cruzeiros luxo à vela SEA CLOUD SPIRIT, no Porto do Funchal, o CEN- Clube de Entusiastas de navios, teve uma recepção pelo Capitão Gerald Schober e sua tripulação. Foi com supresa que fomos recebidos por uma Portuguesa que trabalha a bordo .

Agradecimento ao agente Funchal Maritima Shipping,  que aceitou o Clube de Entusiastas de Navios, a promover a entrega da Cresta CEN, com a "foto do dia" da escala inaugural do navio e a entrega dum calendário CEN2022, muito apreciado pelo Capitão do navio Sea Cloud Spirit.

 O navio de cruzeiro Sea Cloud Spirit foi batizado em 2021, no porto de Palma de Maiorca nas ilhas Baleares, por Gabriela Toran (em vez de HRH Infanta Dona Elena da Espanha, Duquesa de Lugo). É o mais recente navio da frota Sea Cloud Cruises é atualmente o maior navio a vela do mundo, com comprimento LOA de 138 m (450 pés), GT 4230 toneladas e DWT 935 toneladas e uma capacidade para 136 passageiros. 

 Era para ter nome no casco "Sea Cloud Hussar", "Hussar" o nome original do mais antigo navio da frota Sea Cloud, estava originalmente programado para entrega em 2010, mas no entanto, sua construção foi interrompida depois que a Factoria Naval de Marin declarou falência em 2010.  
O navio estava em fase final de acabamento quando em julho de 2010, na grande crise as obras foram paralisadas devido à falência do estaleiro.  O estaleiro espanhol  Metalships and Docks SAU em Marin, Pontevedra- Galiza, Espanha), reinicia a construção do navio em 2016, após acordo com a companhia e entrega este ano em setembro de 2021 o SEA CLOUD SPIRIT, sendo o terceiro navio da frota, juntando-se ao Sea Cloud e ao Sea Cloud II.

Curioso o navio Sea Cloud Spirit é o primeiro veleiro do mundo com elevador, está localizado a meio do navio e conecta todos os convés, incluindo o convés superior. 
O navio Sea Cloud Spirit tem 28 velas com uma área total de 4.100 m2,  combina o conforto de um navio de luxo cinco estrelas com a tradicional habilidade náutica dos veleiros, que foram os pioneiros do comércio mundial moderno na transição do século 19 para o século 20.

O Sea Cloud Spirit tem agendada mais escalas no Funchal, pois está posicionado desde Novembro, nas Ilhas Canárias e Madeira, sendo que vai marcar presença na passagem de final de ano, com uma escala de três dias, chegando dia 29 de Dezembro e tem agendada a sua partida dia 1 Janeiro 2022, após o fogo artifício. De realçar que será a primeira vez, que um navio da frota Sea Cloud Cruises, tem presença a passagem de ano na Madeira. 

Sem comentários: