22.1.26

Três navios de cruzeiro despedem-se este ano do Funchal

 

Imagem sócio Fernando Gomes

A exemplo do que já havíamos feito, em relação a navios em escala inaugural, artigo que pode ler ao clicar aqui, apresentamos hoje três navios de cruzeiro que realizam a sua última escala no porto do Funchal em 2026.

Imagem sócio Rui Sousa

São três os nomes, dois por venda a companhia internacional, outro por, de momento, não existir operador previsto no seu futuro. O primeiro a despedir-se do nosso porto será o Costa Fortuna, um navio que deixou uma marca na Madeira - detendo, inclusive, por um curto período de tempo, o recorde de navio com mais passageiros em trânsito numa única escala, aquando da sua escala inaugural há pouco mais de vinte anos. Lançado em 2003, o Costa Fortuna encontra-se vendido para o operador americano Margaritaville at Sea e vai operar como Margaritaville at Sea Beachcomber, juntando-se aos anteriores Costa Classica e Costa Atlântica, atuais Margaritaville at Sea Paradise e Margaritaville at Sea Islander, respetivamente, na oferta de cruzeiros regulares para o mercado americano, no seu caso, a partir do porto de Miami. O seu "adeus" ao Funchal, pelo menos com a designação italiana, está agendado para 12 de abril.



Para 27 de Maio está agendada a última escala do Norwegian Sun, conhecido navio da Norwegian Cruise Line pela sua atraente e criativa pintura. O navio encontra-se igualmente vendido, mas para a operadora Cordelia Cruises, sediada na Índia, para a qual vai operar a partir do último trimestre de 2027 como Sun, não possuindo qualquer escala agendada até lá. O Norwegian Sun foi lançado em 2001 e vai assim embarcar na sua primeira operação fora da Norwegian, operador o qual esteve dedicado durante toda a sua carreira até então.


Imagem sócio Mário Camacho

Para 11 de Junho está agendado o adeus ao Deutschland, da Phoenix Reisen, no mesmo dia em que, em grande contraste, se estreará o Silver Nova, da Silversea Cruises. O Deutschland foi lançado em 1998 para a germânica Peter Deilmann Reederei, possui luxuosos interiores inspirados na década de 1930. Desde 2015, após a falência da Peter Deilmann que o navio é detido pela Absolute Nevada LLC, consórcio americano que tem fretado o paquete alternadamente, operando nos meses frios como World Odyssey da Semester at Sea, desde 19 de Maio de 2015, e como Deutschland para a Phoenix Reisen durante o Verão. Esta última anunciou recentemente que por exigências do proprietário as quais não considerou ir ao encontro, abrirá mão do navio este Verão, dedicando então esta sua próxima temporada como a temporada de despedida à frota. O mesmo vai então, como habitual, "transformar-se" em Deutschland entre Maio e Setembro, possuindo 8 itinerários em catálogo, com quatro partidas de Cuxhaven e duas de Kiel e Bremerhaven, com durações entre 8 e 22 dias, voltará depois a "trajar-se" como World Odyssey até Abril de 2027, será posteriormente colocado à venda. Com esta designação, nunca escalou nem possui agendada escala no porto do Funchal.

Sem comentários: