10.1.26

MSC Magnifica cumpre tradição antiga e faz desvio para saudar Cristo Rei

Imagem sócio Ruben Câmara

Uma tradição já antiga foi cumprida esta tarde na baía do Funchal ao ver o navio de cruzeiros MSC Magnifica efetuar desvio de rota à saída do porto do Funchal para saudar a estátua do Cristo Rei, na Ponta do Garajau, um hábito que consiste em pedir a sua proteção e sorte neste início de volta ao mundo e travessia atlântica que agora leva a cabo.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho


Esta tradição já efetuada há várias décadas por navios de cruzeiro de origens italianas - ou com comandantes italianos, e/ou a operar para o mercado italiano sobretudo Costa e MSC mas com mais ênfase nesta última - vê desde então os mesmos, nos casos de travessias atlânticas, desviarem-se à saída do porto do Funchal até à Ponta do Garajau para saudar o Cristo Rei com vários apitos, invertendo pouco depois o sentido e regressando à rota programada - no caso do MSC Magnifica, rumo a Bridgetown, Barbados. Foi assim possível observá-lo a "atravessar" novamente a baía após esta inversão de rumo. Regra geral, os navios com destino às Caraíbas acabam por tomar de imediato o seu rumo, como esperado, após saída da Pontinha.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem MarineTraffic

Uma tradição que já não é tão regular como outrora mas que hoje foi bem lembrada pela tripulação de ponte de comando do navio, pode dizer-se, assim, que o Cristo Rei foi o último ponto europeu desta volta ao mundo em 131 dias até Maio, altura em que estará de regresso à Europa, ao escalar a Itália proveniente de Cabo Verde.

Sem comentários: