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Imagem sócio Mário Camacho |
Registos especiais da "rasante" efetuada pelo navio de cruzeiros japonês Asuka III, ou Asuka 3 esta manhã, em viagem desde estaleiro para o Japão, onde vai começar operações em breve.
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Imagem sócio Mário Camacho |
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Imagem sócio Mário Camacho |
O Asuka III foi entregue pelos estaleiros de Meyer Werft à sua companhia NYK Line a 11 de abril último - há apenas 12 dias -, trata-se de um navio de cruzeiros com 230 metros de comprimento e capacidade máxima para 770 passageiros e 470 tripulantes, é movido a Gás Natural Liquefeito e o segundo navio zero quilómetros para a NYK Line, após o primeiro Asuka (atual Amadea) em 1991. Atualmente, a companhia opera o Asuka II, ex. Crystal Harmony desde 2006, introduzindo agora o Asuka III, construído de raiz para o mercado japonês.
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Imagem sócio Mário Camacho |
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Imagem sócia Sofia Pereira |
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Imagem sócio Mário Camacho |
O Asuka III encontra-se em viagem direta desde Kristiansand, Noruega, para Tenerife, nas Canárias onde será abastecido de GNL para continuar a viagem. Devido à instabilidade do médio oriente, opta por circundar o continente africano, ao invés de utilizar o Canal do Suez, que seria sem dúvida a rota utilizada em condições normais. São esperadas outras duas paragens para reabastecimento no caminho até Nagasaki, Japão. O Asuka 3 carrega consigo a curiosidade de ter sido a primeira encomenda pós período pandémico, corria Março de 2021, e também a primeira vez nos 226 anos de história de Meyer Werft que uma encomenda, contratos e planos de design foram totalmente negociados via vídeo conferência. A NYK Line pertence ao grupo NYK, que opera cerca de 800 navios e emprega mais de 37 mil tripulantes e empregados, distribuídos ao longo de mais de 350 graneleiros, 120 ferries Ro/Ro, 95 porta-contentores, mais de 140 petroleiros, entre outros mais de 90 navios de diversos tipos, aos quais se juntam então os dois referidos navios de cruzeiro, Asuka II e Asuka III.
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