Imagem sócio Mário Camacho |
Decorreu esta manhã na Câmara Municipal do Funchal a CAI Conference, conferência internacional da Cruise Atlantic Islands que incluiu dois painéis, com presença, no segundo painel para vários representantes de várias das empresas de cruzeiros da área, incluindo Eduardo Cabrita, diretor geral da MSC Cruzeiros Portugal, Fiona Noone, Marine Planning e Port Operations Manager da Marella Cruises, Kai Algar, Port Planning Manager da Fred. Olsen Cruise Lines, Amadeu Albuquerque, Nautical Senior Operations Manager da Mystic Cruises, Rafael Fernández-Álava, Diretor de comunicações da Costa Crociere e Mark Robinson, General Manager do BC Group.
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Neste painel foram abordadas as oportunidades de crescimento para os portos da Cruise Atlantic Islands, na qual se destacou esta Região como uma excelente alternativa a problemas geopolíticos noutras áreas do planeta, devido à reconhecida "Primavera Invernal", razão pela qual a Marella Cruises coloca dois navios semanais nas próximas temporadas e a MSC Cruzeiros posiciona o seu MSC Opera em cruzeiros regulares durante toda a temporada, pela primeira vez desde 2014, embora tenha sido referido que a mesma sempre teve interesse em voltar, sempre tendo o passageiro como o centro de estratégia.
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Com investimento que está já a ir adiante em vários pontos ao longo da costa africana, itinerários expedicionários com inclusão de Dakar, Cabo Verde e outros pontos nas imediações tem tendência de crescimento, com o painel a debater a oportunidade para itinerários maiores, escalando mais portos e sobretudo cruzeiros regulares durante todo o ano, na mesma medida em que se verifica que o pico do turismo convencional, que anteriormente ocorria no inverno, tem-se dissipado igualmente pelos restantes meses do ano. É destacada a importância da existência de voos internacionais de forma a potenciar o desenvolvimento do turismo de cruzeiros em especial por parte de companhias americanas na CAI, conexões que, se destacou, já existem inclusive com bastante regularidade com algumas ilhas Canárias.
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De acordo com Kai Algar, a Fred. Olsen vê oportunidade para crescimento na CAI, inclusive, tendo já efetuado mais escalas nos Açores este ano do que em vários dos anos anteriores, estudando hipóteses para efetuar fly-cruise, estando de momento em estudo o posicionamento de um dos navios na rota a partir de 2026/2027, para cruzeiros nesta dinâmica. Antes, a companhia, tradicionalmente com embarques em Inglaterra, testará este modelo já em 2025, com uma mini-temporada de cruzeiros fly-cruise a bordo do clássico Balmoral no Mediterrâneo. Fiona Noone referiu que a Marella, por sua vez, optou por sacrificar o início da sua temporada nas Caraíbas para colocar o Marella Explorer 2 regularmente nas Canárias e Madeira neste início de temporada, devido ao habitual Marella Explorer necessitar de dar entrada em estaleiro para manutenção periódica.
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Foi também destacado o Porto Santo, tendo sido questionado por Mark Robinson a possibilidade de integrar o mesmo nos itinerários da CAI por ser este um "destino próprio", sendo uma excelente hipótese de escala para navios de cruzeiro numa indústria que procura, cada vez mais, inovar e oferecer novas experiências aos seus passageiros.
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