15.8.24

Caçador de recordes mundiais de pesca grossa Silver Rod-o na Calheta

Imagem sócio Mário Camacho


Encontra-se por estes dias e desde o final do mês transato na Marina da Calheta o iate de pesca desportiva Silver Rod-o, um iate que persegue os recordes mundiais, juntamente com os proprietários, Gary Carter e Sherrell Carter, que fizeram o seu nome no mundo da pesca grossa, possuindo precisamente vários recordes planetários, em várias categorias de pesca e possuindo também grande registo nos mares da Madeira.

Imagem sócio Mário Camacho

A equipa Silver Rod-o, é liderada por Gary Carter, que recebeu da Associação Internacional de Pesca Grossa o prémio "Light Tackle" em 2009 e pela esposa Sherrell Carter, com a dupla a dedicar-se à busca por novos recordes. Por exemplo, Sherrell Carter arrecadou em 2018, a partir da Marina de Vilamoura, no sul de Portugal e com o mesmo navio o recorde para um Marlin branco pescado com uma linha de 3,5kg, no caso, um espécime na ordem dos 44,5kg.

Imagem sócio Mário Camacho

Em Junho de 2017, Sherrell Carter obteve na Madeira o recorde para maior Blue Marlin atlântico alguma vez pescado com uma linha de apenas cinco quilos, um peixe na ordem dos 161,4kg pescado precisamente pelo Silver Rod-o, à ocasião, superando um recorde que durava desde 1999. Detém ainda o recorde para maior Blue Marlin atlântico alguma vez pescado por uma mulher com linha de 10 kg, com espécime na ordem dos 258kg, bem como recorde para o maior Blue Marlin alguma vez pescado com uma linha de quatro quilos, um espécime com 223,9kg. Detém também, com a embarcação açoriana Xacara, a partir da Marina da Horta, o recorde para maior Blue Marlin atlântico alguma vez pescado por uma mulher com uma linha de 8 kg, com pesagem na ordem dos 237.2 kg que logrou capturar logo no seu primeiro dia em águas açorianas naquela temporada. Entre outros, são ao total, quinze recordes mundiais detidos atualmente por Sherrell, estando entre alguns dos mais exóticos registos, um datado de agosto de 2012, a partir de Piñas Bay, no Panamá, ocasião que viu Sherrell Carter arrematar novo recorde mundial para o maior Mahi-Mahi pescado com linha leve de 1kg, com 19.9kg, logrado também a bordo do Silver Rod-o. 


Imagem sócio Mário Camacho

Quanto a Gary Carter, conta com um vasto e impressionante currículo de pesca de isca leve, nos quais, dois dos mais notáveis feitos a referir, entre (muitos) outros, a pesca de um Blue Marlin do Pacífico com 114.3 kg e um Blue Marlin atlântico com 161.9kg, ambos pescados com linha de tão somente 3 kg. De sua assinatura, são ao todo 20 recordes ainda correntes, a maioria em linhas de 4 kg ou inferiores, incluindo quatro deles, recordes para maior espadarte de bico-curto pescados no Pacífico com linhas leves, desde o início do milénio. Assim sendo, é fácil perceber a notoriedade da dupla Carter, com iscas da referida gama, dupla que tem posicionado o Silver Rod-o maioritariamente na bacia atlântica desde 2015, com especial atividade na Madeira e Canárias e, furtuitamente, com posicionamentos a partir de várias marinas em território continental nas suas temporada de Verão. O Silver Rod-o mede 13,7 metros e foi construído em 2006 pelos históricos estaleiros G&S em Freeport, na Flórida, estaleiros que cessaram operações em 2018 após o falecimento de um dos seus principais fundadores. Gary e Sherrell Carter, além de fretes ocasionais de navios locais pelas localidades por onde passam, possuem um segundo navio de similar caraterísticas e designação, de nome Silver Rod-o-too, lançado em 2016.

Sem comentários: