28.6.24

Grupo Sousa adquire novo porta-contentores, já renomeado Jaime S

Imagem © Carlo Martinelli via ShipSpotting

Chegou pela primeira vez a Lisboa a 14 de Junho proveniente de Gibraltar a mais recente aquisição do Grupo Sousa/GS Lines, o porta-contentores Jaime S, que a 19 de Junho viu a bandeira ser alterada para pavilhão português. 

Imagem © Carlo Martinelli via ShipSpotting

Trata-se de um porta-contentores de 129,6 metros de comprimento por 20,8 de boca e calado na ordem dos 7,4 metros, com capacidade para 698 TEU, números bastante similares àqueles do nosso bem conhecido Rebecca S, que partilha o mesmo design geral. O início de construção do novo Jaime S ocorreu a 6 de abril de 2007 nos estaleiros Sainty Yangzhou Shipbuilding - Yangzhou, na China e entrou ao serviço em Julho de 2009 como Ice Moon, com bandeira na Gronelândia. Entretanto passou por alguns operadores estrangeiros, com nome mais recente Orion, cuja designação operou entre 2020 e 2024. O Jaime S está registado no Registo Convencional Português, e ostenta a bandeira portuguesa à popa, com "Portugal" à popa.

Ao que tudo indica, o nome homenageia o pai de Luis Miguel de Sousa, também um dos fundadores da Empresa de Navegação Madeirense. O navio seguiu rumo para Cadiz no dia 23, onde chegou dia 25, para manutenção e trabalhos de pintura tendo dado entrada em estaleiro em San Fernando no Arsenal de La Carraca. Aguarda-se agora, em tempo oportuno, o anúncio oficial do grupo de navegação, um dos maiores em Portugal que continua assim a sua saudável expansão no ramo contentorizado. Não é de conhecimento público, de momento, que linha de carga irá servir esta nova aquisição da GS Lines.

Sem comentários: