12.11.22

Marella Explorer e Santa Maria Manuela no Funchal

 

Imagem sócio Ruben Câmara

Atracaram esta manhã ao porto do Funchal os navios de cruzeiro Marella Explorer e Santa Maria Manuela - não, não foi engano na descrição deste último navio.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócia Iria Aguiar

Chegou primeiro o Marella Explorer pelas 07:00 proveniente de Arrecife de Lanzarote, em escala de dez horas que se deverá estender até às 17:00, hora em que rumará para San Sebastian de La Gomera. Já nosso velho conhecido, o Marella Explorer encontra-se no primeiro cruzeiro semanal da temporada que se deverá estender como sempre até meados de Abril, e que nos visitará semanalmente, ou ao Sábado, ou à Quinta-feira, alternando entre dois distintos itinerários que o navio oferece com ligeiras diferenças, em especial na ordem de portos nas Canárias. Aos Sábados, visita-nos no âmbito do seu itinerário "Canarian Flavours" (sabores das Canárias) que inicia e termina em Tenerife, passando por Fuerteventura, Arrecife, Funchal (sábado), La Gomera e Las Palmas. Quando nos visitar às quintas, será no âmbito do seu itinerário "Island Explorer" (explorador das ilhas) com início e término em Las Palmas e passando por Tenerife, Funchal, La Palma e Arrecife, com pernoita no porto do Funchal de quinta para sexta.

Imagem sócio Ruben Câmara

Ao verificar a lista de atividades oferecidas pelo Marella Explorer nos variados portos, pode compreender-se que o itinerário de hoje, Sabores das Canárias, é um itinerário que, como o nome indica, acaba por submergir o passageiro em experiências culinárias pelos diversos portos onde passa, além de oferecer mais um porto de escala numa ilha tipicamente menos movimentada, enquanto o "Explorador das Ilhas" oferece uma experiência mais tradicional, escalando o que se pode considerar os cinco principais portos da região das Canárias e Madeira.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio José Pêssego

Pelas 08:00 deu entrada no porto do Funchal o navio de cruzeiros à vela Santa Maria Manuela, antigo bacalhoeiro e um dos poucos sobreviventes da antiga frota portuguesa do género. Foi proveniente do Porto Santo, onde esteve no dia de ontem, e atracou à popa do Marella Explorer, para uma escala que se vai estender até às 18:00 de amanhã.

Imagem sócio José Pêssego


Imagem sócio José Pêssego

Operado pelo grupo Jerónimo Martins, o Santa Maria Manuela oferece itinerários de cruzeiro. Nos últimos anos, tem recebido a merecida atenção com respeito à sua manutenção e renovação de interiores, apresentando-se em estado pristino e preparado para oferecer uma experiência de sonho nos mares. Um grupo de sócios do Clube de Entusiastas de Navios deslocar-se-á a bordo na manhã deste domingo e apresentará neste blogue, a tempo oportuno, imagens dos interiores deste magnífico veleiro português. Uma reportagem a não perder, se ficou curioso/a pelos interiores do Santa Maria Manuela.

Sem comentários: