31.5.22

Estreia do navio GRIT CEMENT na Madeira

 

Estreia do navio cimenteiro GRIT CEMENT da companhia grega Sirios Shipmanagement na ilha da Madeira, chegou à travessa entre ilhas pelas 8h30m, vindo de Heulva em Espanha, ficou a aguardar na costa norte durante o dia de hoje, para proteção dos ventos e melhoria de agitação marítima na costa sul da Madeira.

O navio GRTI CEMENT vai entrar em porto do Caniçal, após a saída do cargueiro FUNCHALENSE 5, para a sua descarga de cimento a granel para a empresa Cimentos Europa sediada na Zona Franca da Madeira, pois este navio está a substituir o ISLAS DOS. O  navio GRIT CEMENT , foi scontruído em 1992 pelos estaleiros MADENCY SHIP INDUSTRIES EREGLI na Turquia, estas são as caracteri GRT/NRT: 3.907/1.451 DWT: 5.744 MT LOA x B x D: 92,8 x 84,5 x 17,00 (M ) CALADO MÁX.: 6.689 e uma velocidade máxima de 10 nós.  Imagens sócio Sergio Ferreira 


Iate de luxo NOMAD passagem a sul da Madeira

Pelas 14h30m, passava a sul do Funchal, o iate de luxo NOMAD de 63m, na sua travessia desde as Caraíbas para a Europa, proveniente da marina de St. Georges, na ilha de Granada e tem como destino a Gibraltar.                                        Imagens sócio Sergio Ferreira

 

30.5.22

NRP DRAGÃO

                                                       Imagem sócio Sergio Ferreira
 

28.5.22

Tripla de NRP na Madeira

Imagem sócio Mário Camacho

Por estes dias, posicionam-se/visitam a Região uma tripla de NRP (Navios da República Portuguesa), quer em missões de patrulha, escolta ou em missões relativas ao combate à poluição que tem decorrido por estes dias, quer no porto do Porto Santo, quer no porto do Funchal, onde inclusive esta semana decorreu uma acção de formação com funcionários da APRAM, segundo anunciou na sua página a autoridade portuária.

Imagem sócio Mário Camacho

Falamos claro, e primeiramente, do NRP Dragão, uma embarcação de patrulhamento costeiro da Marinha Portuguesa, que nos chegou ao virar do dia 23 para 24, no âmbito de um posicionamento nas nossas águas, em substituição ao NRP Mondego, que nos últimos três meses tinha estado aqui destacado e regressou à Base Naval do Alfeite. 

Imagem sócio Ruben Câmara

Além disso, o NRP Dragão tem sido uma frente ativa na sensibilização para a poluição marítima, bem como no treino de pessoal em relação a este importante assunto, quer no Funchal, quer no Porto Santo, onde esteve nos passados dias 25, 26 e 27. Antes, no dia 24, foi utilizado no Cais Norte do Porto do Funchal, na referida acção de formação da APRAM, tendo em seguida feito rumo à Vila Baleira. O NRP Dragão permanecerá nas próximas semanas, nas águas da Madeira, tendo como base o Cais do Patrulha, no porto do Funchal, assumindo as funções anteriormente levadas a cabo pelo NRP Mondego.

Imagem sócio Ruben Câmara

A seu encalce, também por volta da meia-noite do dia 23, veio a atracar no Cais Norte do Funchal o NRP João Roby, uma corveta, ou fragata ligeira - como a descreve o próprio site oficial da Marinha - que nos tempos recentes, tem estado destacado ao serviço de escoltador oceânico ligeiro. O navio tem acompanhado o NRP Dragão nas suas deslocações inter-portuárias, como foi o caso tanto na vinda desde a Base Naval do Alfeite, como na ida para o Porto Santo, onde também esteve nos mencionados dias, e regressou ao Funchal pelas 18:30 de ontem, dia 27 de Maio.

Imagem sócio Mário Camacho

O NRP João Roby é o último sobrevivente da sua classe, que originalmente constituía de quatro unidades, sendo que duas delas foram transformadas em recifes artificiais, uma em mares madeirenses. Lançada em 1975 como uma melhoria da classe João Coutinho, desta classe faziam parte também, além do João Roby, a NRP Oliveira e Carmo, retirada de serviço em 1999 e afundada ao largo de Portimão em 2012, a NRP Baptista de Andrade e a NRP Afonso Cerqueira, a segunda afundada no Cabo Girão, mais recentemente, corria o ano de 2019.

Imagem sócio Sergio Ferreira

Na missão atual, o NRP João Roby acompanha o NRP Dragão, fazendo uso da sua função de escoltador oceânico ligeiro.

Imagem sócio Mário Camacho

Também no porto do Funchal chegou, já na tarde de hoje, o NRP Hidra, outra lancha de patrulhamento costeiro, tendo-se juntado ao NRP Dragão no Cais do Patrulha. O NRP Hidra deverá estar posicionado na Madeira pelo menos até 14 de Julho, tendo, como habitualmente realizado pelos navios da Marinha Portuguesa, sido proveniente da Base Naval do Alfeite, devendo para lá seguir novamente assim que terminada a sua missão pelas nossas águas.

Imagem sócio Fernando Gomes

Da mesma classe do NRP Dragão, que acima falamos, o NRP Hidra pertence à classe Argos, cinco lanchas de patrulha e fiscalização das águas territoriais portuguesas, bem como de missões de busca e salvamento, e combate à poluição. Foram nomeadas em homenagem a constelações, sendo que, além da Argos, Dragão e Hidra, fazem também parte a NRP Escorpião e NRP Cassiopeia.

Imagem sócio Mário Camacho

Ao encalce do NRP Hidra, navegou até nordeste do Porto Santo a corveta NRP António Enes, em função de escolta similar àquela que efetua o João Roby com o NRP Dragão, tendo a mesma regressado a Lisboa, uma vez "entregue" o Hidra a águas territoriais madeirenses.

Imagem sócio Mário Camacho

27.5.22

Mega-iate de luxo Calliope escala Funchal para reabastecimento

Imagem sócio Fernando Gomes

Escalou este final de tarde a Pontinha o mega-iate de luxo Calliope, numa rápida escala de reabastecimento, que entretanto já terminou.

Imagem sócio Sergio Ferreira

Atracou pelas 17:00 proveniente de Saint George, Granada, nas Caraíbas, com 33 metros de comprimento e partiu pelas 20:00 com destino ao porto francês de Nice.

Imagem sócio Ruben Câmara


26.5.22

Mega-iate Victoria del Mar junta-se ao AJ no Funchal

Imagem sócio Mário Camacho

Chegou este fim de tarde ao Funchal o mega-iate Victoria del Mar, juntando-se ao mega-iate AJ que se encontra atracado à Pontinha já há alguns dias.

Imagem sócio Ruben Câmara

O Victoria del Mar encontra-se em viagem transatlântica das Caraíbas para a Europa, visitando-nos no âmbito de uma escala de reabastecimento, escala aliás de curta duração, pois o navio seguirá rumo ainda esta madrugada. Mede 49.99 metros de comprimento e está disponível para frete a partir dos 228 mil euros por semana.


25.5.22

Iate de luxo AJ no Funchal

 


O iate de luxo AJ teve a sua estreia no Funchal, com a sua chegada ontem pelas 7h, proveniente  de Saint George, na ilha de Antigua nas Caraíbas,tem agendada a sua saída dia 27, pelas 15h, com destino a Gibraltar.     Imagens sócio Sergio Ferreira 

24.5.22

Costa Luminosa regressou ao Funchal

Imagem sócia Iria Aguiar


Regressou nesta segunda-feira ao Funchal o navio de cruzeiros Costa Luminosa, da italiana Costa Crociere, no último cruzeiro regular da temporada.

Imagem sócia Sofia Pereira

Atracou pelas 07:00 proveniente de Canárias com pouco mais de mil passageiros a bordo, e pelas 17:00 rumou para Málaga. Os navios de cruzeiro estarão de volta no próximo mês de Junho.

20.5.22

Embarcação ATLANTIC PEARL com viagens personalizadas pela Madeira

Embarcação ATLANTIC PEARL é um catamarã Lagoon 42 construído em 2018,  da empresa  GOGOAWAY do grupo STORY CENTER, com viagens personalizadas pela costa sul da Madeira de meio dia, dia inteiro, fins-de-semana ou mesmo passeios de maior duração.  
Imagens sócio Sergio Ferreira 


 

18.5.22

Veleiro HAPPY HOUR da empresa madeirense Happy Hour Madeira


O veleiro HAPPY HOUR  da empresa madeirense Happy Hour Madeira,  é um veleiro para passeios de barco privados atendendo a todas as preferências do cliente, com navegação pela Costa sul da Madeira por umas horas, com opção de almoçoa bordo ou no restaurante da Fajã dos Padres.

                                                        Imagens sócio Sergio Ferreira 

 

16.5.22

Embarcação RIBEIRA DA JANELA

 A embarcação de passeios turisticos RIBEIRA DA JANELA  está em viagens marítimas pela costa sul  da ilha Madeira, desde a zona Oeste a Este, sendo um antigo espadeiro, mais conhecido por "Xavelha" adaptado ao turismo e tradições.

                                                          Imagens sócio Sergio Ferreira 

 

Mega-iate de luxo Genevieve no Funchal

Imagem sócia Sofia Pereira

Entre ontem e hoje, esteve no porto do Funchal o mega-iate à vela Genevieve, para uma escala de abastecimento e descanso de tripulação.

Imagem sócia Sofia Pereira

Atracou ontem pelas 11:00 proveniente de Falmouth com 7 tripulantes a bordo, tendo rumado pela mesma hora de hoje, após uma escala de 24 horas, para Palma de Maiorca. Construído em 1996 mas renovado em 2007 pelos estaleiros de Alloy Yacht, na Nova Zelândia, o Genevieve tem capacidade para confortavelmente acomodar 9 convidados em 4 cabines, a um custo de 75 mil euros por semana. O navio possui uma garagem com vários "brinquedos" de mar, que permitem a realização de waterski, wakeboarding, kneeboarding ou snorkelling. O mesmo está equipado também com material de pesca e uma sala de jogos, bem como serviço de mordomo. O Funchal continuará na rota dos iates, tendo a previsão de receber o mega-iate AJ na próxima semana. Quanto a navios de cruzeiro, aguardamos agora o Costa Luminosa, dia 23.

Imagem sócio Mário Camacho

15.5.22

Catamarã SEA BOURN e SEA PLEASURE

                                              Imagens sócio Sergio Ferreira 

 

14.5.22

Navios de cruzeiro em fim de temporada e mega-iate no Funchal

Imagem sócio Ruben Câmara


Encontraram-se hoje no porto do Funchal os navios de cruzeiro Vasco da Gama e Hanseatic Spirit, ambos nos seus respetivos finais de temporada, seguindo ambos para outras paragens para esta próxima temporada de Verão. Ambos estiveram acompanhados do mega-iate à vela Q.

Imagem sócio Ruben Câmara



Chegou primeiro o Hanseatic Spirit pelas 06:00, proveniente de Vila do Porto, na Região Autónoma dos Açores, com 148 passageiros e 166 tripulantes a bordo, passageiros esses que terminam hoje o seu cruzeiro, que se iniciou precisamente no Funchal, na escala anterior do navio. Após efetuar mais uma operação turn-around, com o desembarque dos mesmos e embarque de outros 101 passageiros, bem como a substituição de 7 tripulantes, o Hanseatic Spirit partirá pelas 21:00 com destino ao Porto Santo, onde estará amanhã, e de lá para os Açores. Após escalas nas ilhas açorianas, o navio segue para Leixões, onde termina o périplo atual, no dia 28. De lá, no mesmo dia, partirá rumo a Hamburgo, na Alemanha, passando por La Coruña, Aviles, Ile d'Yeu, Nantes, Guernsey, Rouen, Oudeschild-Texel e Borkum, um itinerário repleto de atraentes ilhas com pouco movimento de navios de cruzeiro, sendo que o navio da Hapag-Lloyd será certamente uma grande novidade.

Imagem sócia Sofia Pereira



Imagem sócia Sofia Pereira

Uma hora depois, atracou ao Funchal o mega-iate Q para reabastecimento, com 9 tripulantes a bordo e em viagem transatlântica, de Saint Marteen para Valência, para onde rumou pelas 17:00.

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócio Ruben Câmara

Também pelas 07:00, atracou à Pontinha o Vasco da Gama, o maior navio de cruzeiros português da história, proveniente de Gibraltar com 639 passageiros e 393 tripulantes a bordo. Efetuou uma escala de dez horas, tendo rumado pelas 17:00 para a Horta. Esta foi também a sua última escala da temporada. O Vasco da Gama iniciou o cruzeiro corrente em Málaga no passado dia 11 e vai terminar o mesmo em Bremerhaven, na Alemanha, no próximo dia 27. Após um périplo pelos Açores, rumará a Weymouth, em Portland, Inglaterra, passando ainda por Honfleur e Amsterdam, antes de chegar ao destino final da corrente viagem.  Estará posicionado em Bremerhaven e Kiel para paradisíacas viagens aos fiordes e o mar Báltico este verão, regressando às Canárias e Madeira na próxima temporada de Inverno. A 6 de Dezembro, estará de regresso ao Funchal.

Imagem sócia Sofia Pereira