2.4.23

Mein Schiff Herz, histórico recordista de operações turn-around, despediu-se da Madeira

Imagem sócio Mário Camacho

Despediu-se este início de tarde da Madeira o navio de cruzeiros Mein Schiff Herz, popular clássico da TUI Cruises, que foi pivotal para a trajetória da companhia até à gigante alemã que hoje conhecemos.


Em encontro com o Mein Schiff 3. Imagem sócio Sergio Ferreira

Imagem sócio Sergio Ferreira

Um pouco de história sobre o paquete, foi lançado 1997 como Mercury da Celebrity Cruises e posteriormente renomeado Celebrity Mercury, fez parte daquela empresa de luxo americana até o início da década passada, altura em que foi transferido para a nova joint-venture do grupo Royal Caribbean em parceria com o grupo TUI AG, e renomeado então Mein Schiff 2. Eventualmente, foi anunciado em 2017 que seria transferido para a Marella Cruises, empresa do mercado britânico, no entanto, a clientela TUI Cruises segurou o navio na empresa por mais 5 anos, com grande procura pelos então supostos últimos cruzeiros do navio. Juntamente com o atual Marella Explorer - ex. Mein Schiff 1 -, foram os primeiros navios da empresa. Com tamanha procura e sem mãos a medir, o grupo TUI AG viria a ceder e a atrasar a tranferência para a Marella e assim, em 2018, com a entrada ao serviço do novo Mein Schiff 2, o navio foi renomeado de Mein Schiff Herz (Mein Schiff Coração em tradução literal), designação que manteve até os dias de hoje.

Imagem sócia Cecília Pereira

O último amanhecer no Funchal. Imagem sócia Iria Aguiar

O navio foi entretanto imobilizado no fundeadouro de Tenerife a propósito da pandemia de COVID que viria a surgir em 2020, e a princípio, também não voltaria a navegar comercialmente pela TUI, no entanto, a empresa acabou por se aperceber que a procura ainda era tanta, que ainda compensava o custo de reativação do navio por apenas um ano, tendo reentrado ao serviço em Março de 2022. Volvido pouco mais de um ano, agora sim, é mesmo altura para um novo capítulo na carreira do paquete, que será finalmente transferido para a Marella, que o vai receber no final de Maio deste ano já como Marella Voyager e de cara lavada, após transformação nos estaleiros de Navantia, em Cadiz.

Uma das operações de turn-around. Imagem sócio Ruben Câmara

Uma das operações de turn-around. Imagem sócio Ruben Câmara

Em dia de embarques. Imagem sócio Ruben Câmara

O Mein Schiff Herz deixa uma forte marca na história recente dos cruzeiros na Madeira. Na temporada de Inverno de 2019/2020, levou a cabo uma recordista operação de turn-around que contou com várias escalas em que o navio utilizou o porto do Funchal como porto base para desembarcar os passageiros a bordo, e embarcar nova remessa, tendo levado a ocasiões em que se desembarcaram pouco mais de 1,800 passageiros, para embarcar outros em semelhante número, operação em números absolutamente recordes, até então nunca vistos e ainda sem repetição.

A operação de embarque e desembarque naquela temporada no Funchal decorreu com todo o sucesso, e foi aquando de uma das históricas escalas que o seu comandante, Capt. Panos Varotsos e a sua tripulação eternizaram no mural da Pontinha uma pintura que perdura com qualidade até os dias de hoje, junto à Gare Marítima da Madeira. 

A pintura no mural da Pontinha. Imagem sócio Mário Camacho

O navio no fim de ano de 2021, vazio de passageiros. Imagem sócia Sofia Pereira

O navio no fim de ano de 2021, vazio de passageiros. Imagem sócia Sofia Pereira

O Mein Schiff Herz viria ainda a efetuar uma inusitada presença na passagem de ano de 2021, totalmente vazio e apenas com uma tripulação esqueletal de 70 elementos a bordo - os mesmos que iam mantendo o navio durante tempos pandémicos -. O navio deixou o fundeadouro de Tenerife ao início da tarde de dia 30 de Dezembro de 2021 para rumar ao Funchal para assistir ao espetáculo pirotécnico, tendo sido 1 de 11 navios por aquela ocasião. Tratou-se na verdade de uma decisão administrativa por parte da companhia, que quis recompensar a tripulação do navio por todo o seu cuidado e manutenção para com este belo clássico durante os difíceis tempos pandémicos no ancoradouro canário.

Um ano depois, a 31/12/2022. Imagem sócio Sergio Ferreira


Um ano depois, a 31/12/2022. Imagem sócio Mário Camacho


A 31 de Dezembro de 2022, exatamente um ano depois desta inédita presença digna de registo, o Mein Schiff Herz regressou ao Funchal mas desta vez repleto de cor, vida e passageiros, para assinalar a sua última passagem de ano ao serviço da TUI, na baía do Funchal. À saída, a 1 de Janeiro último, navegou lado a lado com o irmão-gémeo Marella Explorer, ex. Mein Schiff 1 e futuro colega de frota, navio com o qual passou quase toda a sua carreira de "braço dado" e debaixo das mesmas administrações, quer inicialmente na Celebrity Cruises, recentemente na TUI ou em breve na Marella Cruises.

Em saída conjunta com o Marella Explorer. Imagem sócio Rodrigo Freitas

Em navegação paralela com o Marella Explorer. Imagem sócio Rodrigo Freitas

O Mein Schiff Herz deixou o porto do Funchal pela última vez com esta designação hoje, pelas 14:00, com destino a Arrecife de Lanzarote. Regressará em Abril de 2024, mas já de cara lavada, como Marella Voyager. Enquanto Mein Schiff Herz, deixa para trás um legado incontornável na história recente do nosso porto, com a sua recordista operação de turn-around ao longo daquela temporada, que seguramente ajudou a mostrar o caminho para que empresas como a Hapag-Lloyd, a Nicko Cruises ou a Rivages du Monde nos tenham procurado, já no pós-pandemia, para utilizar o Funchal como porto base, pese embora os seus navios sejam de (muito) menor dimensão, dedicados ao mercado de luxo, igualmente importantes. O Clube de Entusiastas de Navios homenageia, com esta pequena reportagem, a carreira de um navio que efetuou incontáveis escalas no nosso porto, movimentando com ele a nossa economia e deixando também a sua assinatura entre os grandes paquetes de turismo que no passado nos visitaram. 

A última noite no Funchal. Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Luis Fernandes - a última saída.

Imagem sócio Luis Fernandes - o Clube de Entusiastas de Navios, na cortina da Pontinha, para a última saída do navio


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