7.4.23

Feriado volta a ver porto do Funchal esgotado de navios

Imagem sócio Fernando Gomes

Quatro navios esgotam hoje por completo os espaços de amarração no porto do Funchal, três navios de cruzeiro de luxo e o grande-veleiro polaco Dar Mlodziezy.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Chegou primeiro o mais luxuoso navio de cruzeiros do mundo Seven Seas Splendor, como ontem demos conta. Após pernoita, a sua saída está agendada para as 18:00 de hoje rumo a Lisboa. Também em pernoita encontra-se o veleiro polaco Dar Mlodziezy após atraque ao Cais Norte ontem pelas 19:30, com proveniência de Antuérpia, para lá regressará, por agora agendado para dia 10 de abril pelas 15:00.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócia Cecília Pereira

Imagem sócio Fernando Gomes

Já hoje, chegaram dois navios de cruzeiro para juntarem-se à dupla pernoitante, falo primeiro do Le Dumont d'Urville da Ponant, que atracou pelas 06:45 proveniente de Puerto del Rosário em Fuerteventura. A sua saída está agendada para as 14:00 de amanhã com destino a Santa Cruz de La Palma.Após ter findado a sua travessia atlântica com proveniência dos gélidos mares da Antártica no passado dia 4, foi no mesmo dia que partiu de Las Palmas para um cruzeiro de 9 dias entitulado "Esplendores das Canárias e a Autenticidade da Madeira" que visita também La Gomera, Tenerife e Lanzarote. O porto do Funchal é o segundo porto de escala após Puerto del Rosário.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Fernando Gomes

Meia hora depois atracou o Sea Cloud Spirit, navio de cruzeiros de luxo à vela com proveniência de Santa Cruz de La Palma, também pernoitará no Funchal, com saída apontada às 18:00 de amanhã rumo a Lanzarote. O Sea Cloud Spirit encontra-se também ele em cruzeiro pelo circuito das Canárias e Madeira, tendo como curiosidade a sua atribulada história de construção, com falência de estaleiros a levar a um atraso de uma década na entrega. Originalmente, chamar-se-ia Sea Cloud Hussar, no entanto, acabou por ser renomeado Sea Cloud Spirit perto da entrega. O belíssimo veleiro emana o estilo Sea Cloud presente no Sea Cloud I (o navio de cruzeiros mais antigo do mundo em operação) e no Sea Cloud II, ambos estes referidos, navios de cruzeiro à vela também já bem conhecidos do Funchal, pese embora já com alguns anos de ausência por cá. Fazemos por fim e ainda, referência ao mega-iate à vela Melek, que se encontra no porto do Caniçal para abastecimento de combustível. 

Imagem sócio Ruben Câmara


Sem comentários: