16.2.21

Olhar FAROL DA PONTA DO PARGO

O farol da Ponta do Pargo entrou em funcionamento em 05 de junho de 1922, tem uma torre tem 14 metros de altura e 312 metros de altitude. Foi equipado com um aparelho lenticular de 2ª ordem (700 mm distância focal), sendo a fonte luminosa um candeeiro de nível constante a petróleo. A rotação da ótica era produzida através da máquina de relojoaria.  
  O candeeiro de nível constante foi substituído em 1937 pela incandescência pelo vapor de petróleo. O farol foi electrificado em 1958 com a montagem de grupos eletrogéneos, ficando como reserva o gás e foi eletrificado com energia da rede pública em 1989.

Inaugurado em 1922, o farol está situado na ponta mais ocidental da ilha, erguendo-se numa arriba a 290 metros de altitude.  A dominar o alto da arriba, a torre mede 14 m de altura e o seu foco está a 312 m de altitude.  Imagens sócio Sergio Ferreira.

 

1 comentário:

Maria Joao Fernandes disse...

Além das fotografias serem bonitas, o texto é muito útil. Já visitei o Farol da Ponta do Pargo em várias ocasiões sendo a primeira delas com o Cen há muitos anos, fazia parte do plano de actividades: visitas a farois.